7 atrações no Centro Histórico de São Paulo + Bônus

0
3341
Vale do Anhangabau
Vale do Anhangabaú, com o Viaduto de Santa Ifigênia bem lá no fundo! Todo o ferro usado para construção do viaduto veio da Bélgica.

Conhecer o Centro Histórico de São Paulo é fácil e encantador (uma pena que alguns prédios carecem de uma arrumação). Um pedaço da cidade que se apresenta carregado de história, cultura e tradições dos fundadores e imigrantes. E o melhor, é possível fazer isso andando!

Dai vocês podem dizer: – Mas caminhar pelo centro de São Paulo é perigoso. Digamos que seja um pouco! Mas se vocês tiverem atenção e cuidado, se torna tranquilo. E outra, o policiamento por ali é reforçado. Dai que hoje, no Aniversário de 464 anos da maior cidade do Brasil e a 7° maior do mundo (e considerada a maior do Hemisfério Sul!) eu passo para deixar dicas de alguns lugares para visitar!

+ Dica de hotel no centro de São Paulo – Dan inn Planalto

Meu hotel era próximo ao Viaduto de Santa Ifigênia, então fiz tudo a pé. Peguei um mapa em uma das CITsCentral de Informações Turística (ali pelo centro tem na Galeria Olido e no Mercado Público), pedi algumas orientações sobre as ruas e lá fui eu, lépida e faceira!

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento

Nossa andança começa pelo Mosteiro de São Bento, que fica no Largo de São Bento. Para chegar até ele cruze o Viaduto de Santa Ifigênia, que é o elo de ligação entre o centro antigo e a cidade nova, como dizem os paulistanos! Ele passa sobre o Vale do Anhangabaú e a Av. Prestes Maia, dois outros pontos importantes da cidade. Para chegar ao Mosteiro também é possível ir de metrô, basta descer na Estação São Bento – Linha 1-Azul.

Com mais de quatro séculos de história atrai vistantes o ano inteiro, curiosos em conhecer os monges que entoam cantos gregorianos e o interior do mosteiro que é lindo! Aos domingos a missa com canto começa às 10h. Nos dias de semana a missa com canto é às 07h e aos sábados às 06h. Veja aqui mais detalhes dessa visita!

Pateo do Collegio

Pateo do Collegio São Paulo

Depois do Mosteiro, siga em frente até o Pateo do Collegio e Museu Anchieta, o local onde São Paulo foi fundada e começou a ser erguida, e que era conhecido como Planalto de Piratininga. Foi ali que em 25 de janeiro de 1554, o padre Manoel da Nóbrega celebraria a primeira missa marcando assim a presença dos jesuítas e a aliança com portugueses e índios. A visita guiada é paga. Veja aqui mais um pouco dessa história!

Solar da Marquesa e Casa N° 1

Solar da Marquesa de Santos SP

Depois de sair do Museu, vá pela rua Roberto Simonsen atrás do Largo do Pateo do Collegio até casarões antigos, datados do século 19 e que tiveram parte importante durante o período imperial brasileiro. O mais famoso deles, hoje abrigando o Museu da Cidade de São Paulo, foi de propriedade da Sra. Domitila de Castro Canto e Melo, ou simplesmente, Marquesa de Santos, a famosa amante de D. Pedro I. Aqui neste post eu conto mais.

Catedral da Sé e Marco Zero

Catedral da Sé São Paulo

Continuando nossa caminhada seguimos em direção a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, ou Catedral da Sé. É considerado o quarto maior templo gótico do mundo e sua construção demorou mais de 40 anos para ser concluída. Foi entregue aos paulistanos em 1954, para as comemorações dos 400 anos da cidade. Em frente a catedral, na Praça da Sé, está o Marco Zero. A partir dele contam-se as distâncias das estradas que partem de São Paulo, assim como a numeração das vias públicas. Saiba mais aqui ! Para chegar até lá, se for de metrô, desça na Estação da Sé – Linha 1 Azul.

Pausa para um lanche!

Antes de seguir caminho, em direção ao Theatro Municipal, de uma paradinha na Casa Mathilde ali Praça Antônio Prado, nas imediações da Bolsa de Valores, para um cafezinho com algum dos doces portugueses tradicionais da casa. Tem tanta coisa boa, que a gente fica bem indeciso!

Casa Mathilde São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

Edifício Matarazzo São Paulo
Theatro Municipal visto do terraço do Edifício Matarazzo.

Inspirado nas casas de ópera de Paris, o Theatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em setembro de 1911, durante a era pujante do café, tornando-se um dos marcos do desenvolvimento da cidade nos anos 1920. Com mais de 20 mil pessoas se aglomerando no entorno do prédio no dia de sua inauguração, o evento marcaria São Paulo, que viveu seu primeiro engarrafamento. Foi o primeiro prédio com luz elétrica da cidade! Maria Callas e Enrico Caruzo foram alguns dos artistas que já passaram por seu palco. Saiba mais dessa visita aqui neste post!

Edifício Matarazzo

Edifício Matarazzo São Paulo

O Edifício Matarazzo, que pertenceu a Família Matarazzo, uma das mais ricas e tradicionais do Brasil, hoje é a sede da Prefeitura Municipal de São Paulo. Ele fica no icônico Viaduto do Chá e de frente para o Vale do Anhangabaú, onde um rio de mesmo nome corre sob o concreto. O imponente e luxuoso edifício de 14 andares, foi inaugurado em 1939 e por ali muitas estratégias e modernidades para a industria da época foram desenvolvidas. Em seu terraço um jardim maravilhoso nos dá vista para a cidade que ferve lá embaixo. A visita guiada é gratuita e vocês têm mais informações aqui.

Mercado Municipal 

Centro Histórico de São Paulo

Na São Paulo do Século 20 existiam muitos mercadinhos e armazéns espalhados pelo centro, pela área do Vale do Anhangabaú. Com o tempo os comerciantes acharam que seria melhor se existisse um espaço onde todos pudessem ficar. Então em 1925 a ideia saiu do papel e o Mercado Municipal começou a ser construído, tornando um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.

Além dos frequentadores assíduos, um sem número de turistas passa por ser corredores de olhos surpresos com a beleza de seus vitrais e com o tamanho do famoso sanduíche de mortadela! Conheça mais do Mercado Municipal aqui.

Eu comecei o post falando de irmos ao Mosteiro de São Bento, pelo Viaduto de Santa Ifigênia e depois ir em frente, passando pelos outros prédios históricos. Mas também é possível fazer isso a partir do Mercado, subindo a Ladeira do Porto Geral, que faz esquina com a Rua 25 de Março e assim acessar o Mosteiro, Pateo do Collegio e muito mais!

*Bônus – Beco do Batman na Vila Madalena

Beco do Batman Vila Madalena

E como eu falei, além das dicas no Centro Histórico, deixo aqui um passeio bônus que é o maneirissimo Beco do Batman, na Vila Madalena. Na década de 1980 um grafite retratando o homem morcego, o Batman, na Rua Gonçalo Afonso, bastou para que outros artistas do grafite começassem a aparecer por ali para usar o espaço. Aquilo que tinha um ar abandonado e sujo se transformou em uma galeria de arte a céu aberto e uma referência de ocupação do espaço público. Todos os muros têm algum trabalho. Todos eles com as bençãos do Batman, claro! Veja aqui mais informações.


Mapa das ruas do Centro Histórico de São Paulo – Site SP Turismo.

E ai, se animaram para dar uma caminhada pelo centro de São Paulo? Essas foram apenas algumas sugestões afinal a cidade tem uma infinidade de lugares, além de ótimos restaurantes e bares. E vocês, já conhecem São Paulo? O que mais gostam na cidade que nunca dorme? Deixem suas impressões e dicas ali nos comentários! 😉

Centro Histórico de São Paulo


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorCalendário de Corridas 2018, Corra Doda Corra
Próximo artigoFebre amarela, o que fazer? Vacina, sintomas e cuidados necessários
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.