Catedral da Sé, patrimônio histórico de São Paulo

0
228
Catedral da Sé São Paulo

Ao visitar São Paulo tire um tempo e vá conhecer a Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, como é mais conhecida. Localizada na praça de mesmo nome, no centro da cidade, é considerado o quarto maior templo gótico do mundo e sua construção demorou mais de 40 anos para ser concluída.

Catedral da Sé

Catedral da Sé

A história conta que a primeira Igreja Matriz de São Paulo data de 1591 e ficava onde hoje está a estátua em homenagem ao Padre José de Anchieta, um dos fundadores de São Paulo. Aqui vocês podem ler mais sobre ele! Em 1745 a capela é demolida e dá lugar a uma igreja maior em estilo barroco, que permaneceu até 1911, quando então foi demolida para dar início às obras da atual Catedral. Em 1913 as obras para a construção iniciaram, sendo concluídas apenas em 1954, quando finalmente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo foi entregue a comunidade, em uma celebração pelos 400 anos da cidade. Suas torres porém, só foram terminadas em 1967!

O alemão Maximiliam Emil Hehl foi o arquiteto responsável pelo projeto. Nele foram inseridos elementos do ecletismo, pois possui estilos diversos. Mas o que mais se sobressaiu foi o estilo neogótico, pois ele se inspirou em grandes catedrais medievais europeias, como a Sagrada Família, na Espanha, por exemplo. Mobiliário, mosaicos e acessórios, foram trazidos da Itália de navio, por isso também a demora na sua conclusão, visto que para esse material chegar, levava semanas. 

Entre os anos de 2000 e 2002, a Catedral passou por uma profunda revitalização, depois de um período de total abandono e descuido. Durante as pesquisas para a reforma as plantas originais foram encontradas em uma sala da própria Catedral, o que permitiu que tudo fosse seguido fielmente e ficasse como Maximiliam projetou. Seus números são grandiosos. Pode abrigar até 8 mil pessoas e em seu acabamento foram usados 800 kg de mármore. É considerada a maior igreja do Brasil e figura entre as dez maiores do mundo.

Órgão

Construído em Milão pela empresa italiana Balbiani e Rossi em 1954, sua inauguração se deu no mesmo ano, no dia de Ação de Graças. Seus cerca de 12 mil tubos o tornam o maior órgão de tubos do Brasil e da América Latina. Está disposto por trás das colunas que circundam o altar-mor.

Cripta

Abaixo do altar-mor está a cripta da Catedral, onde figuras importantes da história brasileira estão sepultadas. Entre eles o índio Tibiriçá e o cacique Guaianás, que junto com os jesuítas povoaram a antiga Vila de São Paulo de Piratininga, que deu origem ao que é hoje a cidade de São Paulo. É possível fazer visitas guiadas a cripta, em português e inglês. Com duração de 30 minutos aproximadamente, o que é tempo suficiente para ver todos os detalhes do espaço, como as esculturas em mármore e os túmulos. A taxa cobrada é de R$ 7,00 (valor em abril/2017). Horários: segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 09h às 15h.

Praça da Sé e Marco Zero

Inaugurada em 1970, a Praça da Sé foi resultado de um projeto paisagístico conduzido por diversos profissionais de arquitetura e engenharia, que precisaram repensar aquele espaço, em função das obras do metrô que passariam pelas imediações. A praça abriga um dos monumentos mais icônicos a cidade, o Marco Zero, indicando que ali pulsa o “coração” da cidade de São Paulo. A partir dele, contam-se as distâncias das estradas que partem de São Paulo, assim como a numeração das vias públicas da cidade. A frente do Marco Zero, encontra-se o monumento ao Padre José de Anchieta, fundador de São Paulo.

Para chegar até lá o melhor é ir de metrô, pois estacionar no centro é um desafio e os preços dos estacionamentos são exorbitantes, uma loucura de caros! Se for de metrô pode descer na Estação São Bento e caminhar um pouquinho, mas é legal por que já vai passeando e conhecendo outros pontos de interesse do centro histórico!

Praça da Sé
Praça da Sé vista dá porta da Catedral !

E essa foi mais uma sugestão de passeio pelo centro de São Paulo. Alguém já conhece? Ou fez já fez a visita à Cripta? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Catedral da Sé Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui