Catedral da Sé, patrimônio histórico de São Paulo

1
7649
Catedral da Sé São Paulo

Ao visitar São Paulo tire um tempo e vá conhecer a Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, como é mais conhecida. Localizada na praça de mesmo nome, no centro da cidade, é considerado o quarto maior templo gótico do mundo e sua construção demorou mais de 40 anos para ser concluída.

Catedral da Sé

Catedral da Sé

A história conta que a primeira Igreja Matriz de São Paulo data de 1591 e ficava onde hoje está a estátua em homenagem ao Padre José de Anchieta, um dos fundadores de São Paulo. Aqui vocês podem ler mais sobre ele! Em 1745 a capela é demolida e dá lugar a uma igreja maior em estilo barroco, que permaneceu até 1911, quando então foi demolida para dar início às obras da atual Catedral. Em 1913 as obras para a construção iniciaram, sendo concluídas apenas em 1954, quando finalmente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo foi entregue a comunidade, em uma celebração pelos 400 anos da cidade. Suas torres porém, só foram terminadas em 1967!

O alemão Maximiliam Emil Hehl foi o arquiteto responsável pelo projeto. Nele foram inseridos elementos do ecletismo, pois possui estilos diversos. Mas o que mais se sobressaiu foi o estilo neogótico, pois ele se inspirou em grandes catedrais medievais europeias, como a Sagrada Família, na Espanha, por exemplo. Mobiliário, mosaicos e acessórios, foram trazidos da Itália de navio, por isso também a demora na sua conclusão, visto que para esse material chegar, levava semanas. 

Entre os anos de 2000 e 2002, a Catedral passou por uma profunda revitalização, depois de um período de total abandono e descuido. Durante as pesquisas para a reforma as plantas originais foram encontradas em uma sala da própria Catedral, o que permitiu que tudo fosse seguido fielmente e ficasse como Maximiliam projetou. Seus números são grandiosos. Pode abrigar até 8 mil pessoas e em seu acabamento foram usados 800 kg de mármore. É considerada a maior igreja do Brasil e figura entre as dez maiores do mundo.

Órgão

Construído em Milão pela empresa italiana Balbiani e Rossi em 1954, sua inauguração se deu no mesmo ano, no dia de Ação de Graças. Seus cerca de 12 mil tubos o tornam o maior órgão de tubos do Brasil e da América Latina. Está disposto por trás das colunas que circundam o altar-mor.

Cripta

Abaixo do altar-mor está a cripta da Catedral, onde figuras importantes da história brasileira estão sepultadas. Entre eles o índio Tibiriçá e o cacique Guaianás, que junto com os jesuítas povoaram a antiga Vila de São Paulo de Piratininga, que deu origem ao que é hoje a cidade de São Paulo. É possível fazer visitas guiadas a cripta, em português e inglês. Com duração de 30 minutos aproximadamente, o que é tempo suficiente para ver todos os detalhes do espaço, como as esculturas em mármore e os túmulos. A taxa cobrada é de R$ 7,00 (valor em abril/2017). Horários: segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 09h às 15h.

Praça da Sé e Marco Zero

Inaugurada em 1970, a Praça da Sé foi resultado de um projeto paisagístico conduzido por diversos profissionais de arquitetura e engenharia, que precisaram repensar aquele espaço, em função das obras do metrô que passariam pelas imediações. A praça abriga um dos monumentos mais icônicos a cidade, o Marco Zero, indicando que ali pulsa o “coração” da cidade de São Paulo. A partir dele, contam-se as distâncias das estradas que partem de São Paulo, assim como a numeração das vias públicas da cidade. A frente do Marco Zero, encontra-se o monumento ao Padre José de Anchieta, fundador de São Paulo.

Para chegar até lá o melhor é ir de metrô, pois estacionar no centro é um desafio e os preços dos estacionamentos são exorbitantes, uma loucura de caros! Se for de metrô pode descer na Estação São Bento e caminhar um pouquinho, mas é legal por que já vai passeando e conhecendo outros pontos de interesse do centro histórico!

Praça da Sé
Praça da Sé vista dá porta da Catedral !

E essa foi mais uma sugestão de passeio pelo centro de São Paulo. Alguém já conhece? Ou fez já fez a visita à Cripta? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Catedral da Sé Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorMosteiro de São Bento e seu Canto Gregoriano
Próximo artigoO que fazer em Nova Trento, terra de Santa Paulina
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.