Avenida Paulista, uma das ruas mais famosa do Brasil

2
6420

Avenida Paulista – Quem ai já teve a oportunidade de andar por ela? E quem ainda não conhece, tem vontade?

Localizada em uma das áreas mais altas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista já foi o endereço de fazendeiros e de aristocratas, no fim do século 19. Já foi considerada também o centro financeiro do país.

Super democrática, recebe milhares de pessoas por dia. Sem contar os inúmeros eventos que acontecem em seu asfalto! Como a Corrida Internacional de São Silvestre e a Festa da Virada de São Paulo.

Por tudo isso, a Avenida Paulista continua em constante transformação.

Avenida Paulista, um pouco de história

Inaugurada em dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro, que queriam ver outras áreas da cidade povoadas e assim, abrigar paulistas que desejavam comprar um terreno.

Tem cerca de 2,7 km de comprimento e 12 metros de largura, e na época de sua construção foi dividida entre a parte para bondes, a parte das carruagens e a outra para cavaleiros. Foi inaugurada juntamente com a linha de bondes em 1891.

Em 1898 passou por uma reforma, recebendo novo calçamento e o alargamento das calçadas. Toda vez que ando por ela me remeto ao passado, imaginando como era com as carruagens e bondes!

Avenida Paulista, já foi endereço de fazendeiros de café

Avenida Paulista 

Espaços Culturais

Hoje a maioria de seus casarões deu lugar a prédios e espaços culturais como o MASP, o Instituto Moreira Salles, o Conjunto Nacional e o Sesc.

Começamos pelo Sesc Avenida Paulista que realiza exposições e espetáculos, porém o que mais atrai o público é seu mirante, com vista panorâmica para a Avenida.

Eu ainda não consegui conhecer justamente por que é sempre lotado e as filas são quilométricas! Mas também, só de olhar a altura onde está o mirante a gente entende o por que de tanta procura.

Avenida Paulista, 119 – Bela Vista. Entrada gratuita.

Avenida Paulista e seus prédios com centros culturais
O Sesc Avenida Paulista e seu mirante concorrido. É o segundo prédio da direita para a esquerda!
Instituto Moreira Salles – IMS

O Instituto Moreira Salles (IMS), outro importante espaço cultural da cidade, abriga mostras de filmes e eventos musicais. Além disso é ali que fica o restaurante Balaio, do famoso Chef Rodrigo Oliveira.

Inaugurado em setembro de 2017, seu lugar não poderia ser outro, que não na avenida Paulista, importante corredor cultural de São Paulo.

O IMS está localizado próximo a Avenida Consolação, na Av. Paulista, 2424 e oferece entrada gratuita para o centro cultural e exposições. 

*Imagens gentilmente cedidas pela Assessoria de Imprensa do IMS – Fotógrafo Pedro Vannucchi.

Casa das Rosas

Andando um pouco mais, chegamos a Casa das Rosas, que é uma das últimas construções históricas que resistiram na região. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por inúmeras construções na cidade. Uma delas o Theatro Municipal de São Paulo

A Casa das Rosas é o último remanescente dos casarões que povoavam a região. Nela viveram, até a década de 1980, herdeiros do próprio Azevedo.

Em 1991 foi transformada em espaço cultural e em 2004, após ampla restauração, foi reinaugurada como Espaço Haroldo de Campo de Poesia e Literatura. Para curtir ainda mais o espaço, nos jardins um simpático café recebe os visitantes.

Localizada na Av. Paulista, 37. Entrada gratuita.

Avenida Paulista, Casa das Rosas
Casa das Rosas
Uma das entradas da Casa das Rosas. Essa escada é maravilhosa!

Bem em frente a Casa das Rosas, temos a Japan House que existe para divulgar a cultura japonesa, misturando tradições milenares e tecnologia high tech.

A Japan House brasileira foi a primeira no mundo, além dela hoje existem mais duas nas cidades de Londres e Los Angeles.

Criadas pelo governo japonês, a ideia é difundir os elementos da cultura japonesa contemporânea para o mundo todo. Eu achei um lugar mega moderno, vibrante, tecnológico e que ao mesmo tempo preserva a identidade de seu povo.

Avenida Paulista, 52. Entrada gratuita para visitação e exposições. 

Japan House, Avenida Paulista
Japan House, Avenida Paulista

Continuando nossa caminhada, chegamos ao Condomínio Conjunto Nacional, considerado o primeiro Shopping da América Latina. Em sua inauguração, na década de 1950, era tido como sinônimo de modernidade. Hoje, por estar rodeado por outros centros comerciais muito maiores, recebe o status de galeria.

Independente de ser shopping ou galeria, é interessante visita-lo. Seu prédio é tombado e sua cúpula geodésica de alumínio atrai curiosos. É a cidade que mantém sua história, mas sempre olhando para o futuro.

MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo

Mas se a Avenida Paulista tivesse de ter um coração, vocês saberiam dizer qual é? Pois ela tem e ele é, com certeza, o MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Fundado em 1947, pelo empresário Assis Chateaubriand, tornou-se o primeiro museu moderno do Brasil. Seu projeto arquitetônico e expográfico é assinado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Em seu acervo mais de 11 mil peças de artistas, dos mais renomados como Anita Malfatti, Picasso, Matisse, Van Gogh, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. É considerado o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista. Às terças-feiras a entrada é gratuita.

MASP - Museu de Arte Moderna de São Paulo
Fim de tarde na Avenida Paulista

Depois de andar muito por seus 2,7 km é chegada a hora do esperado Happy Hour e, a Avenida mais famosa do Brasil não deixa por menos nesse quesito. São inúmeros bares, restaurantes e boates, principalmente na Rua Augusta, uma travessa da Avenida Paulista.

Os mais famosos e que fazem parte da história da cidade são o Ponto Chic, fundado em 1937 e que serve o tradicional bauru e, o Rivera Bar, um clássico reduto da boemia paulistana, fundado em 1949.

Gostaram dessa caminhada pela Avenida Paulista? Já estiveram por lá? Me contem. Quero saber o que vocês acham de São Paulo 😉


Avenida Paulista, efervescência cultural

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorIsolamento Social – Você precisa mesmo ocupar o tempo?
Próximo artigoRestaurantes com Delivery em Blumenau, em tempos de Covid
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ahhhh… Avenida Paulista é um local incrível. Um mix de coisas, de tempos diferentes… Eu adoro, quando vou a SP, caminhar pela Paulista. E ela me lembra também da São Silvestre, né? Super legal poder relembrar com o seu post!
    Um super beijo,
    Carolina

    • Simmm eu gosto muito de andar por lá. Quem sabe vamos juntas, quando for possível! E bem lembrado da São Silvestre. Deu até vontade de correr outra ahahaha beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.