Museu Etnográfico Casa dos Açores, relíquia histórica

0
134

O Museu Etnográfico Casa dos Açores é uma relíquia histórica e arquitetônica que fica às margens da BR 101, em Biguaçu, Santa Catarina.

A Casa dos Açores, como é conhecida, foi construída no século XIX, mas só em 1979, após ser comprada pelo Governo Catarinense e passar por um profunda restauração, tornou-se museu.

A partir dai ficou responsável pela preservação da memória e da cultura dos luso-açorianos que se estabeleceram o litoral catarinense.

Museu Etnográfico Casa dos Açores
Ao visitar o casarão, fique atento aos detalhes e surpreenda-se!

Distante cerca de 20 km da capital Florianópolis, o Museu Etnográfico Casa dos Açores é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, responsável por outros patrimônios do estado.

Tombada pelo Patrimônio Histórico a edificação, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo (que está logo ao lado), os Arcos do antigo Aqueduto e a Fonte da Carioca, formam o Conjunto Luso-Açoriano, um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Santa Catarina.

Realmente muito lindo. Eu que adoro história e visitar lugares assim, fiquei encantada!

Museu Etnográfico Casa dos Açores
A área onde fica o Museu tem diversas espécies botânicas catalogadas, todas da mata atlântica.

A primeira Igreja de São Miguel Arcanjo foi construída em 1751. A atual foi construída no local, em substituição a antiga capela, no ano de 1798.

O sino que fica em frente a igreja foi uma doação de do Imperador Dom Pedro II, quando esteve em Santa Catarina no ano de 1845.

Igreja de São Miguel Arcanjo
Igreja de São Miguel Arcanjo. A capelinha colonial centenária acolhe os fiéis todos os dias para suas missas matinais.

Aqueduto da Vila de São Miguel

Construído no século XIX sua função era abastecer com água potável os navios que atracavam na Baía de Anhatomirim e seguiam para a parte Sul de Santa Catarina, assim como a população da região. Em estilo romano, foram utilizadas pedras e argamassa.

Nos anos 2000 boa parte de sua estrutura original veio abaixo, em virtude do tráfego intenso na BR 101. A estrutura que restou serviu de base para que o estado reconstruísse parte desse Patrimônio histórico. Ainda bem que conseguiram, pois é uma marca importante da história dos catarinenses.

Curiosidade: aqueduto significa canal subterrâneo ou fora do solo, para conduzir água de um lugar para outro.

Aqueduto da Vila de São Miguel

No fundo da propriedade partes da antiga bica d’água ainda estão de pé. Era lá que os escravos lavavam roupa e pegavam água para a casa grande.

Exposições 

O Museu Etnográfico Casa dos Açores têm exposições permanentes de itens que fazem um resgate dos costumes do povo açoriano que veio para Santa Catarina.

São objetos em cerâmica, mobiliário, vestimentas e os engenhos – representados por maquetes de engenhos de cana-de-açúcar, farinha e serraria. Além de uma biblioteca com mais de 400 títulos.

Na Casa do Pescador, a reprodução do espaço mostra o material usado na atividade econômica típica dos colonizadores que ali chegaram.

Parte do acervo foi doado pelo Governo dos Açores, importante ilha de Portugal e outros itens e objetos, são da família que residiu no casarão até o fim dos anos 1960, a família Madeira Reis.

Vestimenta típica dos povos açorianos, faz parte do acerco do museu
Vestimenta típica da Ilha dos Açores.
Museu Etnográfico Casa dos Açores

O Museu também reserva um espaço para a exposição do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu.

O acervo tem trajes folclóricos originais da Ilha dos Açores, documentos, artesanato, instrumentos musicais e pau-de-fita.

Pau de fita, uma referência das danças açorianas
Pau de fita: ao seu redor casais dançam entrelaçando as fitas.

Para quem quiser curtir o espaço do Museu Etnográfico Casa dos Açores, além das exposições é possível passar o dia por lá! Já imaginou fazer um picnic naquele gramado lindo e cheio de árvores centenárias?

Para isso basta entrar em contato direto com o museu (abaixo eu deixei os contatos), agendar e ir para lá, usar as churrasqueiras que está a disposição da comunidade.

E ai, gostaram da dica de passeio? Pois da próxima vez que passarem ali pela BR 101, na cidade de Biguaçu, não passem correndo, fiquem atentos e deem uma paradinha para conhecer o Museu Etnográfico. Eu tenho certeza que vocês irão gostar! 😉

Aproveitando deixo aqui uma dica do Restaurante Aqueduto, que fica ao lado dos arcos do Aqueduto São Miguel. É uma peixaria simples, mas que serve um peixe fresco delicioso. Experimente pedir a tainha frita. É daqui ó! 😉

Museu Casa dos Açores

Museu Etnográfico Casa dos Açores

Museu Etnográfico Casa dos Açores

Localização: BR-101, km 189 – Balneário São Miguel – Biguaçu/SC
Contato: (48) 3665-6195
Horário de atendimento: de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entrada gratuita.

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.