Centro histórico de Florianópolis, uma caminhada cultural

3
7259
Fachadas do centro histórico de Florianópolis

O centro histórico de Florianópolis é cheio de prédios centenários, áreas de lazer, boas compras e restaurantes que valem a visita. E o bom é que dá pra ver tudo isso andando. Como é pequeno, em uma manhã ou uma tarde se consegue visitar tudo e fazer lindas fotos!

E por onde eu começo o passeio, perguntarão vocês? Não tem um ponto exato, mas eu diria que o Mercado Público pode ser o ponto de partida e de retorno! 😉

Canhões do Forte Santanna do Desterro, em Florianópolis
Canhões do Forte de Santan’na, que ajudavam a proteger a Vila do Desterro

Centro Histórico de Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis

Situado junto ao Largo da Alfândega, o Mercado Público de Florianópolis foi construído em 1898 no lugar de outro antigo mercado que existiu ali por mais de 40 anos até ser demolido em 1896.

Conta com duas alas: a Norte cheia de lojinhas e a Sul, com suas peixarias, bares e lojas de artigos de pesca. Em 2005 um incêndio destruiu totalmente a ala norte, que foi reconstruída e modernizada, se tornando ponto de encontro de moradores e turistas.

Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro. Funcionamento: segunda a sexta, das 07h às 22h. Sábados e domingos, das 07h às 17h. Contato(48) 3225-8464.

Mercado Público, é o ponto de partida para o passeio no centro histórico de Florianópolis

Aproveite para conhecer o famoso Box 32, que funciona desde 1984. Dizem os frequentadores que o pastel é o melhor da cidade por ter um recheio com mais de 100 g de camarão. Eu provei e realmente é delicioso! 

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 15h. Não abre domingos e feriados. Contato: (48) 3037-2661. Email: box32@box32.com.br

Box 32 no Mercado Público de Florianópolis
Box 32, desde 1984 agitando a ala Sul do Mercado de Floripa!
Praça Fernando Machado e Memorial Miramar

Nosso passeio pelo centro histórico de Florianópolis continua pela Praça Fernando Machado, onde fica o Memorial Miramar. Monumento em homenagem ao antigo trapiche Municipal Miramar. Na época do trapiche o centro não era aterrado e o mar chegava até as docas do Mercado Público.

No espaço existia uma plataforma onde os barcos atracavam, além de um restaurante muito procurado, especializado em frutos do mar. A história do trapiche está contada em placas, ao lado da estátua, em homenagem ao coronel Fernando Machado, que foi morto na Guerra do Paraguai.

Praça XV de Novembro e a Figueira Centenária

Logo em frente temos a Praça XV de Novembro, local de fundação da Vila de Nossa Senhora do Desterro, pelo bandeirante Francisco Dias Velho, em 1675. foi ao seu redor que a cidade foi crescendo, até se tornar a querida Floripa!

Uma das atrações da Praça é a Figueira Centenária. Diz a história que a árvore começou a crescer em frente a Catedral, em 1871, mas teria sido transplantada para o terreno onde hoje é a praça, em 1891, justamente por que estava ficando muito grande. 

Além disso, dizem que se pedir a árvore, ela ajuda a arrumar casamento! Se é verdade não sei, a verdade é que, depois de mais de cem anos a figueira está lá, com sua copa frondosa pela praça toda. Como ela cresceu muito escoras sustentam seus galhos para evitar que caiam.

Outros monumentos fazem parte da praça. São homenagens a heróis mortos na Guerra do Paraguai, bustos do poeta Cruz e Sousa, do artista plástico Vítor Meirelles, do historiador José Boiteux e do fundador da imprensa catarinense, Jerônimo Coelho.

Figueira Centenária, na Praça XV, no centro histórico de Florianópolis
Na Praça XV, bustos em homenagem a personalidades de Santa Catarina
Catedral Metropolitana de Florianópolis

Em 1679 o fundador da Vila de Nossa Senhora do Desterro, Francisco Dias Velho, manda construir uma pequena Igreja de pedra e cal, em uma elevação próxima ao mar. Ela foi consagrada a Nossa Senhora do Desterro.

A partir dessa primeira edificação começa a história da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Em 1753, a pequena capela é derrubada e começam as obras da Igreja que conhecemos hoje, que só foi entregue a comunidade em 1773.

Fica de frente para a Praça XV, o que lhe da destaque em meio ao casario. É um patrimônio histórico tomando pelo IPHAN. Ao longo dos anos já passou por algumas reformas e desde 2005 está recebendo obras de restauração e estruturais, mesmo assim traços de sua arquitetura original.

Catedral Metropolitana, um dos pontos de visitação no centro histórico de Florianópolis
Palácio Cruz e Sousa

Nossa caminhada pelo centro histórico de Florianópolis continua do outro lado da rua, de frente para a Catedral e a Praça XV, onde está o Palácio Cruz e Sousa, um prédio imponente, que combina os estilos neoclássico e barroco. Foi por muitos anos a sede do governo de Santa Catarina. Entre seus visitantes e hóspedes ilustres estão os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II.

Desde 1986 o prédio abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que mantém uma exposição permanente no segundo pavimento, do acervo mobiliário e arquitetônico originais. 

Os detalhes entalhados, o piso em marchetaria e sua escadaria dupla são lindíssimos. Seus outros salões recebem exposições diversas.

Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro. Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 16h. Entrada: Inteira R$ 5 e Meia R$ 2.

Palácio Cruz e Sousa visto da escadaria da Catedral
Fachada do Palácio Cruz e Sousa, no centro histórico de Florianópolis

Depois de sair do Museu, siga pelas ruas do centro, algumas delas exclusivas para pedestres, como as populares Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra. Por elas passam centenas de pessoas diariamente mas, como visitei o centro histórico de Florianópolis em uma domingo de manhã, não peguei o agito, tão comum por ali!

Calçadão no centro de Florianópolis, área de comércio.
Rua Felipe Schmidt tão tranquila e calma, fica irreconhecível!
Igreja São Francisco de Assis

Seguindo pela Rua Felipe Schmidt, na esquina com Rua Deodoro encontramos a Igreja de São Francisco. Em 1802 a Coroa Portuguesa concede a licença para a Irmandade da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, erguer sua própria igreja.

Sua obra iniciou em 1815 e em 1851 estava concluída. A Ordem Terceira é a mais antiga de Santa Catarina, sendo criada em 1745. Atualmente a Igreja passa por reformas e restauração. É tombada pelo patrimônio estadual e municipal.

Seu interior é lindo. Com altares, vitrais e arte sacra. Como estava na hora da Missa, por respeito não fotografei. Ficou para a próxima visita! 😉

Igreja de São Francisco de Assis, fica entre as ruas Felipe Schmidt e Deodoro.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Seguindo em frente, vá para a Rua Mal. Guilherme, chegue a ela subindo a escadaria histórica do Rosário. Ela te levará até a pequena Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, uma edificação barroca que guarda boa parte da história de Florianópolis.

Sua construção começou em 1787 por escravos, ex-escravos, que só conseguiram concluí-la em 1830. Durante as festividades de Nossa Senhora do Rosário a escadaria fica toda enfeitada. Também é palco dos bloquinhos de carnaval e outras festas do folclore açoriano.

No alto da escadaria do Rosário, fica a Igreja do Rosário e São Benedito.
Até o início do século XIX era possível contemplar a Baía Sul do portal da Igreja.
Teatro Álvaro de Carvalho

Seguindo em frente, na mesma rua da Igreja, chegamos ao Teatro Álvaro de Carvalho. Quando foi inaugurado, em 1875, recebeu o nome de Santa Isabel, uma homenagem a Princesa Isabel. Com o advento da República, em 1894 recebe o nome atual, em homenagem ao dramaturgo catarinense. 

Passou por um tempo de abandono, até que em 1955 foi reformado. É tombado pelo patrimônio histórico desde 1988. Pertence a Fundação Catarinense de Cultura.

Endereço: Rua Mal. Guilherme, 26 – Centro. Funcionamento: terça a domingo (incluindo feriados), das 13h às 19h.

Largo da Alfândega

Desça a rua em frente ao Teatro e chegue novamente à Praça XV para continuar a nossa caminhada! A próxima parada é o Largo da Alfândega, onde fica a antiga sede da alfândega. Suas atividades encerraram em 1964, com o fim do porto de Florianópolis.

No chafariz do Largo (que por ora não funciona) encontramos o monumento em homenagem as rendeiras de bilro. Artesãs que mantém a herança dos ancestrais açorianos. Na Lagoa da Conceição existem muitas lojinhas dessas peças.

A praça também é local de feiras de artesanato e produtos orgânicos, além de vários eventos culturais.

Antigo prédio da alfândega de Florianópolis
Largo da Alfândega, com seu monumento em homenagem as rendeiras de bilro.

Andando por Florianópolis uma edificação sempre me chamou atenção, até que andando pelo centro topei com ela e fui averiguar! 

Se trata de uma Elevatória de Esgoto, construída em 1913 e que por sua importância arquitetônica e histórica, foi tombada. São várias “casinhas” que se espalham pelo centro, que também serviam como “Mictórios Públicos” ou seja, banheiros!

Ponte Hercílio Luz

Nesse ponto a caminhada por ser encerrada! Mas se vocês ainda estiverem dispostos a andar um bocadinho mais, podem seguir e conhecer a Praça Hercílio Luz, que fica na cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

Saindo do Mercado Público, pela Rua Francisco Tolentino ou pela Rua Conselheiro Mafra, andem mais ou menos 1 km, até chegar a uma pequena ladeira, a Alameda Adolfo Konder.

Sigam e chegarão até a praça. Bem no meio uma estátua foi erguida em homenagem a Hercílio Luz, ex-governador de Santa Catarina e idealizador da ponte que finalmente ligou o continente a ilha. Um mirante oferece vista panorâmica das Baías Norte e Sul. 

Praça Hercílio Luz e ao fundo a ponte que leva seu nome.
Hercílio Luz repousa admirando sua obra mais importante, a Ponte Hercílio Luz!

OUTROS PASSEIOS EM FLORIANÓPOLIS

Depois de conhecer o Centro Histórico de Florianópolis, aproveite para fazer outros passeios bacanas na Ilha da Magia e incremente seu roteiro!

Ponte Hercílio Luz e Forte Sant’anna do Estreito
Projeto TAMAR, na Barra da Lagoa
Conheça a Freguesia do Ribeirão da Ilha
O Charmoso Distrito de Santo Antônio de Lisboa


Uma caminhada pelo Centro Histórico de Florianópolis

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorTreze Tílias, um pedaço da Áustria no sul do Brasil
Próximo artigoBoulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, por que visitar?
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

3 COMENTÁRIOS

    • Oi Filipe! Venha quando puder, Floripa merece uma visita com calma, para dar tempo de explorar todas as suas belezas naturais e históricas. Obrigada pelo comentário! Abraço

  1. Adorei a cobertura histórica. Já fui a Floripa quatro vezes, fiquei duas vezes hospedada no Centro e não vi isso tudo. Ou seja, preciso programar uma quinta visita hahahahaha.
    Parabéns pelo post!!!
    Um super beijo!
    Carolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.