Treze Tílias, um pedaço da Áustria no sul do Brasil

14
9522
Treze Tílias Santa Catarina

A cidade de Treze Tílias no meio-oeste catarinense, é uma joia que foi colonizada por austríacos que lá chegaram a partir de 1933.

Conhecida por ser o Tirol brasileiro, Treze Tílias é mostrada com orgulho para quem a visita, por cada um de seus 7 mil habitantes. Em sua grande maioria descendentes dos primeiros imigrantes.

Em Treze Tílias você encontra prédios com arquitetura típica do Tirol.
As construções são inspiradas na arquitetura do Tirol.

Treze Tílias, um pouco de história

A história de Treze Tílias começa em 1933, quando Andreas Thaler, ministro da agricultura da Áustria, vem ao Brasil para procurar terras onde poderia instalar imigrantes.

Seu país passava por uma crise generalizada e ele estava buscando soluções para minimizar o sofrimento de população, que naquele momento passava até fome.

Em sua procura por um novo lar, chegou a Santa Catarina, onde encontrou uma região que se parecia muito com a da Áustria, tanto pelo clima, como pelo relevo, o que poderia ser um ponto a favor quanto a adaptação.

De 1933 até 1938 mais de 780 imigrantes chegaram a região, trazendo com eles seus costumes e tradições, que fazem parte do dia a dia das atuais gerações.

Praça Ministro Andreas Thaler em Treze Tílias, homenageia o fundador da cidade.
Andreas Thaler, fundador de Treze Tílias

Curiosidade: O nome da cidade foi inspirado no poema Die Dreizehnlinden, do alemão Friedrich Wilhelm Weber, que traduzido é As Treze Tílias. 

Como chegar

Treze Tílias fica no meio-oeste catarinense, conhecido como o Vale do Contestado. A região é chamada assim pois foi ali que um dos maiores conflitos do Brasil aconteceu. A Guerra do Contestado, que durou quatro anos (1912 a 1916).

As principais distâncias são: Videira 53 km, Joinville 376 km, Blumenau 345 km, Curitiba 380 km, Florianópolis 450 km, Porto Alegre 550 km, São Paulo 850 km. As estradas são boas, mas em sua maioria de pista simples.

Fomos de carro, apreciando as paisagens da Rota da Amizade, do qual Treze Tílias faz parte e foi bem tranquilo.

Chegando de Carro – Trafegando pelas BR 116, BR 153, BR 470, BR 282 e SC 303.

Chegando de Ônibus – As empresas Reunidas, Catarinense, Unesul e Eucatur oferecem linhas regulares para a cidade.

Chegando de Avião – O aeroporto mais próximo é o de Chapecó.

Treze Tílias fica no Vale do Contestado, em Santa Catarina.
Pelos caminhos do Vale do Contestado.

O que fazer em Treze Tílias

Treze Tílias é uma cidade pequena, mas tem muitos lugares para conhecer. Suas casas e prédios são todas inspiradas na arquitetura rústica da região do Tirol, o que dá um charme ainda maior. Além de comidinhas gostosas para provar!

Minha sugestão é fazer tudo caminhando, pois é melhor para observar os detalhes.

Começamos nosso passeio pelo Portal de entrada da cidade, ótimo para fazer fotos, claro! Foi construído em estilo alpino. No alto a imagem do galo demonstra a disposição dos agricultores para o trabalho. 

Pórtico de entrada de Treze Tílias, Santa Catarina.
Secretaria de Turismo e Casa de Cultura

Eles têm um espaço para exposições, onde ficam esculturas entalhadas em madeira, todas de artesãos locais. Essa arte se difundiu entre os moradores, trazida pelos imigrantes chegados do Tirol.

Como o inverno era intenso, para passar o tempo as famílias se dedicavam a entalhar pedaços de madeira no porão das casas, onde era mais quentinho. A arte do entalhe traz colecionadores de vários lugares atrás de peças exclusivas dos mais de 20 ateliês espalhados pela cidade.

Vocês também podem assistir a um mini documentário, de cerca de 10 minutos, contando a história da cidade.

Em Treze Tílias a arte do entalhe foi trazida pelos fundadores da cidade.
Consulado Honorário da Áustria

Depois, pare um minutinho e aprecie a casa em estilo tirolês, onde fica o Consulado Honorário da Áustria. Ali é possível emitir passaporte e providenciar vistos, além de receber orientações sobre como obter a cidadania austríaca. Curiosidade 2: 60% dos habitantes da cidade tem dupla cidadania!

Consulado Honorário da Áustria, em Treze Tílias.
Emissão de passaportes e vistos, são realizados no Consulado de Treze Tílias.
Praça Municipal e Prefeitura

Na praça Ministro Andreas Thaler encontramos uma cascata e a estátua em homenagem ao seu fundador. No alto fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com muitas peças entalhadas em madeira. E bem em frente a praça, o belíssimo prédio da Prefeitura Municipal.

Praça Andreas Thaler, no centro de Treze Tílias.
Prédio da Prefeitura Municipal de Treze Tílias.
O prédio da Prefeitura Municipal é uma graça!
Museu da Imigração Austríaca

Mais conhecido como Castelinho, o Museu foi a residência de Andreas Thaler e sua família. Construído em 1937, preserva a memória do fundador e de várias outras famílias que ajudaram a transformar Treze Tílias. Seu acervo é composto por mobiliário, utensílios e uma biblioteca que pode ser consultada pela comunidade.

Funcionamento: segundas e quarta a sábado, das 09h às 12h e das 14 às 17h. Domingos e feriados das 10 às 12h. (às terças-feiras está fechado). Entrada: Colaboração mínima de R$ 2,00.

Museu da Imigração Austríaca, em Treze Tílias.
Parque Lindenforf

O Parque Lindendorf é um espaço com 45 mil m² que convida o visitante a passear por suas trilhas e observar os animais como capivaras, ovelhas, coelhos e até um avestruz! E também se encantar com seu lago cheio de trutas e cisnes. Se quiser ainda pode deixar seu cadeado na Passarela do Amor.

Funcionamento: terça a sexta, das 09h30 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada: R$ 25,00 inteira.

Dentro do parque fica a Minicidade, uma reprodução fiel das principais construções de Treze Tílias. É um encanto ver a cidade toda em miniatura, com suas ruas, iluminação, árvores e até o um riozinho! 

Cervejaria Bierbaum

Para quem curte uma cerveja artesanal, em Treze Tílias fica a Cervejaria Bierbaum. Fundada em 2004 pelos irmãos Bierbaum, segue o rigoroso princípio alemão de produção. É possível fazer visitação e depois disso, apreciar no bar anexo a fábrica os rótulos da cervejaria.

Funcionamento: terça a sexta, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30. Sábados, domingos e segundas, das 10h às 12h e das 14h às 17h30. Feriados, 09h às 16h.

Ao lado fica o Restaurante e Pizzaria Edelweiss, que serve comidas típicas e deliciosas pizzas, todas acompanhadas dos chopps da Bierbaum!

Cervejaria Bierbaum, em Treze Tílias Santa Catarina
Restaurante Edelweiss, Treze Tílias
Mundo Tirolês

O Mundo Tirolês é um trabalho realizado com muito esmero pela Família Ungericht e Astner. É uma loja temática, que mostra a cultura austríaca ainda muito presente entre os descendentes. É considerada a maior loja temática da cultura austríaca do Brasil.

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, 09h às 12h e das 14h às 18h. Domingos, 09h30 às 12h.

Mundo Tirolês, em Treze Tílias Santa Catarina.
Praça Águia do Tirol

Inaugurada em 2017 como uma forma de homenagear os imigrantes austríacos que se estabeleceram em Santa Catarina. A Águia do Tirol representa a força e a determinação em busca da paz, liberdade e prosperidade.

Esses foram alguns dos pontos turísticos que eu visitei na cidade. Mas ainda tem mais esses aqui, que eu não consegui ver:

  • Parque do Imigrante
  • Termas de Treze Tílias
  • Parque dos Sonhos
  • Vinícola Kranz
  • Treze Tílias Park Hotel

Gostaram do passeio? Eu curto muito visitar cidades que ficam fora da rota e estão no interior. Quase sempre me surpreendo, como foi o caso de Treze Tílias.

E vocês? Gostam de explorar destinos que não são muito procurados? Deixem seus relatos nos comentários!

Aproveitem para ler também sobre Pinheiro Preto, cidade vizinha de Treze Tílias.


O que fazer em Treze Tílias, Santa Catarina

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorCatedral Metropolitana de Manaus, patrimônio da cidade
Próximo artigoCentro histórico de Florianópolis, uma caminhada cultural
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Eis que estou buscando um roteiro de viagem (sou de Taubaté, interior de SP) e me deparo com essa preciosidade! Olhar seus roteiros é viajar no tempo e na história. Parabéns, estou fascinada.

    • Oi Daniele, tudo bom? Coisa boa ler isso! Fico feliz que o post tenha te “provocado” a vir conhecer Treze Tílias!Eu adorei a cidade e a região toda. Obrigada pela visita. Um Beijo

  2. Gente, que preciosidade!!! Amei tudo, principalmente, o Consulado Honorário da Áustria!!!! Coisa linda! E a Águia?? Eu já tinha visto esse símbolo quando estive no Zugspitze (a maior montanha da Alemanha e que também tem uma ligação com Tirol), mas não sabia do seu significado!!!
    Parabéns pelo post!! Como sempre, super completo!!!
    Um super beijo
    Carolina

  3. Adorei esse post, super simples e completo ao mesmo tempo! Sou de Treze Tílias e é gratificante encontrar na internet essas matérias! Super feliz, sugiro que volte e visite os lugares em que não conheceu, você vai adorar! Um beijo. Thamiris.

    • Oi Thamiris, tudo bom? Que felicidade ler teu comentário. Eu amei conhecer tua cidade e indico ela para todos conhecerem. E com certeza eu volto para poder ver tudo. Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.