Conheça Pinheiro Preto, capital catarinense do vinho

10
11903
Pinheiro Preto Santa Catarina
Conheça Pinheiro Preto, a simpática cidade do oeste catarinense colonizada por italianos e considerada a Capital Catarinense do Vinho.

Já falei que eu adoro andar pelo interior? Pois adoro! Aqui em Santa Catarina então, tô sempre inventando algo (para desespero de marido). Pois foi numa dessas invenções que fomos parar lá para as bandas do oeste catarinense e chegamos até a cidade de Pinheiro Preto.

A cidade de colonização italiana se emancipou de Videira (importante cidade da região) em 1962, mas sua história remonta o início do Séc. XIX. Com pouco mais de 3 mil habitantes a economia gira em torno da produção de uva, maçã e pêssego, além da bovinocultura do leite e também na criação e abate de suínos.

De Pinheiro Preto saem mais de 50% do vinho produzido em Santa Catarina, vocês sabiam disso? Eu nem imaginava!

Pinheiro Preto Santa Catarina
Uma das características da cidade são as casas com jardins enfeitados e floridos!

Pinheiro Preto Santa Catarina

Pinheiro Preto, o que visitar

Pinheiro Preto faz parte da Rota da Amizade, junto com Treze Tílias, Joaçaba, Videira, Fraiburgo e Tangará, criando assim um roteiro de turismo rural, vitivinícola e de atrativos históricos e culturais.

Como a cidade é pequena, em uma manhã ou tarde é possível visitar tudo. No dia em que estivemos lá nosso destino era outro, mas como passamos na estrada e vimos o pórtico tão bonitinho, entramos para saber o que tinha ali para conhecermos! Ainda bem!

Os primeiros colonos que chegaram a região se dedicaram ao cultivo de frutas de clima temperado. Como comentei antes: uva, maçã e pêssegos. Com as uvas vieram a produção de sucos e geleias, e também dos vinhos, lógico! Então fomos conhecer uma das vinícolas da cidade (por que não somos bobos nem nada, né?!).

Vinícola da Serra

Pinheiro Preto Santa Catarina Vinícola da Serra

A propriedade é uma graça, as casas da família ficam no entorno da vinícola e dos parreirais! Foi criada em 1969 por um casal de descendentes de italianos, que começaram de forma meio rústica a elaborar os primeiros litros de vinho. Com o passar dos anos a produção foi aumentando e com isso, em 1999, nascia a Vinícola da Serra.

Nesses quase 50 anos a produção foi sendo melhorada através de novas tecnologias mas sempre mantendo a maneira familiar de gerir os negócios, onde o foco é o cliente que chega até a vinícola para apreciar os rótulos produzidos ali.

Além dos vinhos de mesa e vinhos finos a empresa ainda produz: destilados, licores, doces, geleias, compotas, frutas cristalizadas e suco de uva. Tudo claro, com um toque caseiro no preparo de cada um deles.

Visitação

A Vinícola da Serra recebe visitantes para tour guiado e degustação, agendados previamente. Valor por pessoa R$ 12,00 (Fev/2018). Endereço: Bairro Linha Esperança. (49) 3562-1249 ou 3562-1340. Horários: segunda a sábado das 09h às 11h e das 13h30 às 17h. Domingos das 09h às 11h30.

Pinheiro Preto Santa Catarina Vinícola da Serra Degustação

Pinheiro Preto Santa Catarina Vinícola da Serra Loja

Pinheiro Preto Santa Catarina Vinícola da Serra Loja

Milander, Parque do Imigrante Italiano

O Parque, inaugurado em 2017, faz parte da estrutura da Vinícola da Serra e é um espaço temático que conta a história dos primeiros colonos que chegaram por ali. Podemos visitar a casa principal, a Capela, o espaço da Nona, a roda d’água. Vários elementos que faziam parte do dia a dia das famílias.

Dentro da casa principal um enorme painel mostra como era o plantio, colheita, as famílias em volta da mesa farta, a criação dos animais, o lazer. Tudo isso ao som de músicas italianas, principalmente a Tarantela.

Pinheiro Preto Santa Catarina Parque Milander

Pinheiro Preto Santa Catarina Parque Milander

O Parque é bem legal e achei uma grande sacada dos idealizadores. A visita é auto guiada, não precisando acompanhamento. Seu horário de funcionamento é o mesmo da Vinícola. Ingressos R$ 10,00 sendo que crianças de 05 a 10 anos pagam meia. Menores de 05 anos não pagam.

Pinheiro Preto Santa Catarina Parque Milander

Pinheiro Preto Santa Catarina Parque Milander

Pinheiro Preto Santa Catarina Parque Milander

Túnel Ferroviário

Distante do centro da cidade uns 3 km fica o túnel ferroviário. Construído em 1909 pela Brazil Railway Company é o marco histórico da Ferrovia do Contestado. Quando vimos as indicações fomos até lá, claro! Uma pena que o lugar esteja muito mal cuidado. Fiz fotos, mas de longe 🙁 pois fiquei com medo de me enfiar no matinho e dar de cara com algum bicho ahahahah

O túnel mede 62 metros comprimento e foi o único perfurado e concluído durante a construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande, a EFSPRG. Em 2009 ao completar 100 anos, festejos aconteceram atraindo muitos visitantes. O legal seria se eles mantivessem o local em condições de sempre receber as pessoas, pela relevância no contexto histórico. #ficaadica !

Outros pontos de interesse em Pinheiro Preto

Cruz de Vaccariano – monumento à beira da estrada de ferro marcando o local onde em 1909 o taifeiro Zeca Vaccariano assaltou um comboio de mulas. Houve tiroteio e muitas pessoas morreram nesse episódio.

Museu e Arquivo Histórico Pedro Lorenzzoni – guarda documentos, mobiliário e objetos das primeiras famílias a chegarem na localidade de Pinheiro Preto.

Paiol do Nono – em homenagem aos primeiros colonizadores, um espaço com instrumentos de trabalho e as primeiras pipas usadas na cidade, para a produção de vinho. Fica na cabeceira da Ponte Humberto Bresolin.

Onde comer

Depois de passarmos a manhã zanzando pela cidade precisávamos almoçar para continuar nossas andanças. Perguntei na Vinícola onde teria um restaurante e a moça nos indicou o Restaurante Três Colinas, na Rodovia SC 303, KM 18 em sentido Tangará.

Ela ainda completou: – é um lugar muito simples mas a comida é boa! Moça, simplicidade é meu nome, ainda mais quando estou com fome! Realmente o local é simples, de beira de estrada, mas a comida ahhh. Eles servem o prato montado já, com chuleta, arroz, feijão, farofa, polenta na chapa com queijo e salada.

Pinheiro Preto Santa Catarina Restaurante Três Colinas
Estava bem movimentado e enquanto estávamos lá a rotatividade foi grande! Desconsiderem minha testa ali embaixo!
Pinheiro Preto Santa Catarina Restaurante Três Colinas
O mais simples e saboroso dos pratos! Recomendo!

Agora me digam, o que acharam desse passeio?
( ) Bom
( ) Ruim
( ) Que loucura é essa?
( ) O que estamos esperando, bora pra lá, d’já!

Falando sério, deixem ali nos comentários se vocês gostam de se aventurar entrando em cada cantinho que vêem pela estrada? Vou adorar saber! 😉

Pinheiro Preto Santa Catarina


Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorNova Rússia, Blumenau: o sossego das cachoeiras de SC
Próximo artigoZibamba Hotel, em São Francisco do Sul
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

10 COMENTÁRIOS

    • Menina, tenho andado tanto pelo interior aqui e me surpreendido positivamente, viu? Claro que tem de melhorar em alguns aspectos, mas eles estão investindo muito em turismo. Sobre a comida, eu rapei o prato ahahahah

  1. Marcia, sou moradora de Pinheiro Preto e orgulhosa de minha cidade. São poucas pessoas que conhecem minha cidade, e suas características, município com 3.438 habitantes (2017), temos além da vinícola citada outras que recebem os turistas e oferecem degustação de seus produtos, são mais de 20 cantinas instaladas no município. Temos também outras industrias, entre elas: frigorífico, fabrica de embalagens pets, fabrica de papel, papelão, fabrica de ração para pet, industrias de massas alimentícias, entre outros.
    Venham conhecer nossa cidade, estamos sempre de portas abertas!
    Para auxiliar na visita entrem em contato com o Museu e Secretaria do Turismo (49) 3562 2000

    • Oi Sheila! Que bom ler teu comentário. Tua cidade é uma graça. Eu gostei muito de conhecer. E tu tens sim que ter muito orgulho dela. Ela tem uma história riquíssima. Como fui em um feriado de carnaval alguns lugares estavam fechados, por isso não consegui visitar. Mas quero voltar e conhecer o que faltou. Obrigada pela dica do contato da Secretaria de Turismo. Um beijo

  2. Aproveita e visita a Barraca da Jura, tem doces, geleias e produtos artesanais que são a cara dessa cidade, sem contar que a Dona Jura é uma simpatia em pessoa!

  3. Bom dia!!! Meu esposo e eu, mais eu do que ele, gostamos de visitar cidades do interior!! São lindas e as pessoas são mais solidárias, simples e atenciosas!!
    Tá certo que moro em Blumenau, mas se fosse sair daqui, moraria mais ainda para o interior.
    Nas minhas próximas viagens, com certeza, vamos passar em Pinheiro Preto!!!!

    • Oi Marinês! Realmente as cidades do interior são muitos boas para morar. Além de qualidade de vida, temos ainda aquela solidariedade entre vizinhos, coisa que na cidade grande se torna mais difícil acontecer. Tenho certeza que vão gostar de Pinheiro Preto. Eu adorei conhecer! Obrigada pela visita e pelo comentário. Feliz Ano Novo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.