Zoológico do CIGS, atração em Manaus

0
18
Zoológico do CIGS Manaus

Mais uma dica legal para quem estiver em Manaus ou vai para a cidade, é visitar o Zoológico do CIGS. O CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva, é uma quartel do Exército criado nos anos 1960 com o objetivo de ministrar cursos de Operações na Selva e de Ações de Comandos.

Para uma visita mais confortável, vá de roupas leves, leve chapéu ou boné. Passe repelente e beba muita água!

+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Encontre seu hotel em Manaus

Zoológico do CIGS Manaus Portaria

Zoológico do CIGS 

Sob o comando do Coronel Jorge Teixeira, o Teixeirão, em 1967 é inaugurado o Zoológico do CIGS, um local destinado a cuidar, proteger e preservar animais com as finalidades de exibição, reprodução e educação ambiental. Esse trabalho é realizado diariamente e atinge cerca de 140.000 visitante/ano entre alunos das escolas de Manaus e turistas, que chegam curiosos em poder ver de perto a onça pintada, o tucano e a arara azul, por exemplo!

Zoológico do CIGS Mapa de Localização
Mapa de localização. Organize-se para sua visita!

Ao entrarmos nossa primeira parada é no Aquário Amazônico, onde podemos apreciar a beleza do Pirarucu, um dos maiores peixes de águas doces fluviais do Brasil. Ele pode atingir até três metros e pesar mais de 150 kg. Suas escamas são duras como lixas de unhas, tanto que nas feiras de artesanato é comum encontra-las como lembrança!

Outro peixe que também nada tranquilo por ali é o Tambaqui, o segundo maior peixe de escamas no Brasil. Pode medir até 1 metro de comprimento e seu peso varia de 15 a 25 kg. Eu adoro tambaqui assado na brasa! 🙂

Zoológico do CIGS Aquário Amazônico
Zoológico do CIGS Pirarucu
Pirarucu, o rei do rio! Suas escamas brilham, é muito lindo.

Saindo do Aquário passamos pela Sala Entomológica, onde ficam expostos exemplares de insetos, borboletas, aranhas e a barata d’água, um baratão enorme que eu já tive o desprazer de ver ao vivo (ai que medo!).

É muito interessante por que nos mostra um pouco sobre esse tipo de bicho, que é comum e tem sua importância para o equilíbrio da floresta.

Zoológico do CIGS Sala Entomológica

Depois de admirarmos o Pirarucu e nos surpreendermos com os insetos da floresta, seguimos para conhecer os outros moradores do Zoológico do CIGS. Passamos pelo viveiro dos Jabutis, das Araras, que fazem uma baita algazarra! E pelo poço onde estão as Sucuris. 

Zoológico do CIGS Viveiro dos Jabutis
Zoológico do CIGS Poço das Sucuris
A Sucuri é a maior serpente do continente Americano. Chega a medir 12 metros!

Seguindo em frente passamos pelas Antas, maior mamífero da América. Pelo Jacaré Açu, um colosso pré histórico que chega até 6 metros de comprimento e pesa em média, 300 kg. E chegamos à casa das Onça Parda e da Pantera Negra, as queridinhas dos visitantes!

Para se ter uma visão melhor desses bichanos, uma passarela de concreto foi construída sobre os viveiros onde elas ficam. Os bichos são magníficos. A exuberância da fauna amazônica bem ali na minha frente.

Zoológico do CIGS Passarela dos Felinos
Passarela que dá acesso aos viveiros da Onça Parda e da Pantera Negra

Mas ATENÇÃO: ao chegar nesse ponto, por favor, tenha modos! Não jogue nada dentro dos viveiros, nem fique atormentando os bichos. No dia em que estive lá duas meninas gritavam para que a Onça aparacesse. Faziam barulho na cerca. Gente, visitar lugares públicos como Zoológicos também requer educação!

Zoológico do CIGS Pantera Negra
Com o sol senegalês que fazia, a Pantera Negra estava escondidinha na copa da árvore.
Zoológico do CIGS Onça Parda
As Onças Pardas também se refrescavam à sombra!

Nossa visita termina passando pelo viveiro dos macacos, que fica em um lago, na área central do Zoológico do CIGS, e reúne várias espécies de primatas, entre eles os macacos barrigudo e o prego. 

Zoológico do CIGS Lago dos Macacos
Um dos macaquinhos estava mergulhado no lago, se refrescando!
Zoológico do CIGS Lago dos Macacos
Zoológico do CIGS Viveiro dos Quelônios
Vizinhos dos macacos estão os quelônios. Achei uma graça eles empilhados!

Em 2014 o Zoológico do CIGS ficou entre os 25 melhores zoológicos e aquários da América do Sul, ganhando o prêmio Travelers’ ChoiceTM Zoológicos e Aquários, do TripAdvisor, ocupando o 10° lugar no Brasil e o 14º na América do Sul.

Nesse mesmo ano também ganhou novas atrações como a Oca do Conhecimento, um local para palestras e eventos, e também com jogos interativos para educação ambiental.

Zoológico do CIGS Oca do Conhecimento

E chegamos ao fim da visita! Gostaram? Já conheciam o Zoológico do CIGS? O que acharam? Ainda não conhecem e acharam interessante? Então venham visitar o Amazonas! Abaixo informações úteis para sua visita! 🙂

Endereço: Estrada do Ponta Negra, 750 – Bairro São Jorge. Funcionamento: terça a sexta: 9h às 17h. Sábados e domingos: 9h às 18h. Segunda-feira: Fechado para manutenção.

Ingressos: R$ 5,00 (cinco reais)
Meia entrada: Estudantes portando documento de identidade estudantil (não serão aceitos documentos de cursos não regulares).

Isentos da taxa:
Crianças até 12 anos (acompanhadas por adulto)
Idosos (60 anos ou mais)
Pessoas portadoras de deficiência
Militares das Forças Armadas e seus dependentes (obrigatória a apresentação de identificação militar)

Zoológico do CIGS Manaus

PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.