Rota do Imigrante, um tour pelos sabores de Pomerode

6
1643
Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode
Lindas paisagens e produtos feitos em pequenas empresas familiares, com receitas que passam por gerações. Essa é a Rota do Imigrante Sabores Coloniais, em Pomerode.

O Casa de Doda foi convidado pela Tursimo Volkmann para o passeio inaugural da “Rota do Imigrante – Sabores Coloniais”, novo roteiro turístico de Pomerode, que promete se tornar um dos mais procurados por turistas e moradores!

+Fique por dentro do calendário de eventos da cidade
+Encontre seu hotel em Pomerode

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

Na verdade foram dois passeios, o Sabores Coloniais, pela manhã e o Tour Cultural, à tarde. Mas esse eu conto em outro post! 😉

Além do Casa, estiveram lá os blogs:
Viajar Correndo, da Carolina Belo
Viajando em 3,2,1 da Angela Castanhel
Vivajando, da Cris Flessak

Mas o bacana é que não foi um passeio fechado para nós. Não! Era o tour normal, com turistas de vários lugares e isso foi bom por que deu pra sentir o que as pessoas estavam achando. E o feedback foi bem positivo!

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode
Olha a turma ai, depois da colheita dos ovos na Granja Schutz.

Rota do Imigrante – Sabores Coloniais

A Rota do Imigrante Sabores Coloniais tem início e quem nos leva é o “Guia Friedrich Raduenz“! Ele entra no ônibus, com sua mascote, a Gerda e vai nos contado um pouco da história de cada empresa por onde vamos passar. Todas empresas familiares, que são administradas através de gerações dos descendentes dos colonizadores da região.

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode
Frederic e sua mascote, Gerda, nos contando mais sobre as belezas da região!

Nossa primeira parada é nas Geleias Danker, onde somos recebidos pelo sr. Guilo Danker e sua esposa, os proprietários. Eles nos mostram como são produzidas as geleias e o melado (adoro melado)! E nos apresentam uma mesa onde podemos provar cada uma 🙂

Próxima parada, Conservas Danimar. Criada em 1999, a empresa faz conservas e compotas, das mais variadas. Inspirada nos imigrantes que tinham nas conservas uma forma de guardar e estocar determinados alimentos, para quando o inverno chegasse. Mesmo não sofrendo com um inverno tão rigoroso, eu sai de lá cheia de vidrinhos!! 🙂

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

Após essa parada, seguimos para a Granja Schutz. Com uma criação de quase 19 mil galinhas, a família Schutz colhe ovos todos os dias manualmente (exatamente, com a mão mesmo). E bem cedinho viu? De madrugada eles iniciam, para dar tempo de colher tudo, classificar e então enviar para pequenos mercadinhos da região.

Em nossa parada ali fomos convidados a “ajudar” nessa colheita! E como recompensa uma mesa linda cheia de iguarias a base de ovos (claro) estava a nossa espera no final!

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode
Gente, é uma algazarra dentro desse galinheiro. Minha nossa!!!

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

Para finalizar o passeio da manhã, fomos ao Alambique Enxaimel. Seus proprietários, ela de Pomerode e ele do Crato, no Ceará, apostaram na fabricação de licores e água ardente, a famosa cachacinha e estão produzindo como nunca.

Nossa manhã foi super animada, cheia de delícias e com muita interação entre as pessoas do grupo. Eu e marido gostamos muito! Ah o passeio dura em média três horas, contando do encontro na praça da Prefeitura de Pomerode, para pegar a van, até a volta ao mesmo lugar.


Como eu falei antes fui convidada pela Turismo Volkmann a fazer o passeio, mas minha opinião é isenta e genuína. Eu realmente faria (como já fiz) um passeio desses, pois entendo como uma forma de conhecer mais da história de uma cidade e também por que isso ajuda no desenvolvimento de pequenas empresas.

Não tem aquela campanha “Compre do Pequeno”? Pois é mais ou menos dessa forma que eu vejo. Trabalhe pelo turismo da sua região, incentivando a compra de produtores locais. 😉 Para fechar ainda ganhamos brindes lindos e saborosos dos apoiadores. Muito obrigada, mais uma vez, pelo convite.

Turismo Volkmann
Pomerode Alimentos
Cervejaria Schornstein
Nugali Chocolates
Embutidos Olho

Rota do Imigrante Sabores Coloniais Pomerode

** Informações e valores sobre o passeio, entre em contato com a Turismo Volkmann pelos fones: (47) 33951400 ou 991866721.

Rota do Imigrante Sabores Coloniais


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

6 COMENTÁRIOS

    • Foi muito legal sim! Eu me diverti muito! Que bom que tu veio, assim pude te ver antes de ir embora! Pena que sai correndo no final ahahahah Beijinhos

  1. Oi Márcia!
    Foi realmente um passeio incrível, coroado por um dia perfeito, né?
    Lendo o seu post deu ainda mais saudades!
    Obrigada pela citação e já mencionei o teu post lá no meu blog também (post só saiu hoje!).
    Um beijo e foi um enorme prazer te conhecer! Espero que a gente tenha novas oportunidades em breve! :-*

    • Oi Cris! Foi mesmo! E até vídeo de apresentação fizemos eheheheh. Teu post está ótimo e tuas fotos, maravilhosas. Também, é cada paisagem que a gente encontra né? Obrigada também pela citação. Aproveitei pra te convidar para a pasta de Amigos da Casa, lá no Pinterest. Seja uma colaboradora!!! Espero nos vermos em breve. Um beijão

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.