Projeto TAMAR na Barra da Lagoa, em Florianópolis

0
515
Projeto Tamar Florianópolis
Se tem uma coisa que adoro é o mar! Gosto dele e tudo que tem a ver com ele! Dai que outro dia fui a Floripa e aproveitei para visitar o Projeto Tamar que fica na Barra da Lagoa. Pense numa pessoa feliz!

Sem engana quem acha que o Projeto Tamar é apenas para crianças. Nada disso! O trabalho deles para proteger as tartarugas marinhas é importantíssimo, super didático e abrange todas as idades.

+Encontre seu hotel em Floripa!
+Leia também sobre o Museu Oceanográfico de Piçarras

Projeto Tamar Florianópolis
E eu ali, faceira por que achei uma tartaruga do meu tamanho!

Projeto Tamar, o que é?

Criado em 1980, o Projeto hoje é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha, servindo inclusive de modelo para outros países. Seu nome é a combinação das sílabas iniciais das palavras Tartaruga Marinha.

O principal trabalho do Tamar é fazer pesquisa, conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil por que, infelizmente, todas estão ameaçadas de extinção. 🙁

Nos cerca de 1.100 km de praias, dos nove estados brasileiros abrangidos pelo projeto, encontram-se 26 localidades de áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais. Que bichos maravilhosos! Por isso entendo os olhares curiosos e admirados das crianças. Eu mesma fico assim eheheh

Projeto Tamar Florianópolis

O Tamar em Floripa

Em Florianópolis o Projeto Tamar foi inaugurado em 2005, na praia da Barra da Lagoa, localizada na costa leste da ilha. Fica cerca de 25 km do centro da cidade. Ali fica também o Museu Tamar, com espaço de visitação, educação ambiental e sustentabilidade. Mais de 20 mil pessoas passam pelo Tamar de Floripa todos os anos.

Projeto Tamar Florianópolis
Vista geral do Museu Tamar, na Barra da Lagoa.

Projeto Tamar Florianópolis

No dia em que estive lá uma turma para a visita guiada tinha acabado de se formar e eu me juntei a eles, claro! A visita dura em torno de uma hora. Primeiro assistimos a um vídeo falando sobre a preservação das tartarugas. Em seguida nossa guia explica como as tartarugas “viajam” milhares de quilômetros para voltarem ao lugar onde nasceram para então desovar e como acontece a desova.

Mostrou também a parte ruim e perigosa, que é das tartarugas sofrerem com o lixo dos oceanos, com a pesca predatória, com redes de arrastão e outras inúmeras situações que maltratam e matam tartarugas.

Projeto Tamar Florianópolis

Depois dessa aula fomos então para a melhor parte, ver de perto as donas da casa! Detalhe: todas as tartarugas que estão no Museu foram resgatadas e não têm condições de viver em seu habitat. Por serem mais “frágeis” elas não conseguiriam sobreviver. Então são mantidas ali e assim ajudam no trabalho de conscientização.

Projeto Tamar Florianópolis

Eu já tive a oportunidade de visitar o Projeto Tamar na Bahia, na Praia do Forte, em Sergipe, no Oceanário de Aracaju e em Vitória, no Espírito Santo. Em todos o trabalho é desenvolvido com a marca de qualidade de quem luta pela preservação desse animal belíssimo.

Projeto Tamar Florianópolis

O legal é que por todo o espaço tem onde fazer fotos bem bacanas e temáticas!!! Eu e a criançada aproveitamos! O circuíto finaliza dentro da lojinha do Tamar, que está cheia de lembrancinhas bacanas como tartarugas de pelúcia, cadernos, camisetas, imãs de geladeira, entre outros mimos! Toda a renda da bilheteria e da loja é revertida para a manutenção do projeto. 

Ah aos sábados e domingos pela manhã, acontece o “banho na tartaruga”. De fora da piscina, com um esfregão, a criançada pode ajudar a esfregar o casco das tartarugas. Já quero fazer isso também!

Informações e Ingressos
Projeto Tamar Florianópolis
Mapa do Museu Tamar

Endereço: R. Prof. Ademir Francisco, 100 – Barra da Lagoa – Contato (48) 3236-2015.
Funcionamento: Todos os dias das 09h30 às 17h30. Nos meses de Dezembro a Fevereiro das 10h às 19h.
Valores: R$ 15,00 a inteira. Estudantes, crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia R$ 7,50. Crianças com até 1,20 metro não pagam! Para grupos o ideal é ligar e agendar a visita. (Valores de abril/2018).

Projeto Tamar Florianópolis


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.