Museu da Água, Blumenau|SC

3
129

Não sei se vocês sabem, mas hoje, 22 de Março, é o Dia Mundial da Água. A data, que completa 25 anos em 2017, foi instituída pela ONU em 1992, como forma de incentivar a todos pela preservação dos mananciais da Terra.

Estudos realizados pela ONU/OMS (Organização das Nações Unidas/Organização Mundial da Saúde), indicam que “mais de 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes. A cada ano, 842 mil mortes são causadas por causa da falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. São mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a água potável”.

Reverter esse cenário é difícil, mas não impossível. Para isso as Nações Unidas vêm travando batalhas, mobilizando os governos de todo o mundo, assim como a iniciativa privada e a sociedade civil, com o objetivo de garantir a utilização sustentável dos recursos hídricos e contra o desperdício de água. O apelo da ONU é para que os países implementem políticas eficazes de saneamento, além de solicitar mudanças de hábito a todos os habitantes da Terra. Vocês sabiam? A cada dólar gasto com saneamento, US$ 4 são economizados com saúde!

Água é vida, água renova, água salva, a água move o mundo!

museu-da-agua-blumenau-40
Tanques de decantação, para limpeza da água bruta que chega do Rio Itajaí-Açú. 

Motivada por esse dia tão especial e por ter trabalhado muitos anos na área de abastecimento de água, saneamento e meio ambiente, hoje vou falar sobre um ponto turístico aqui de Blumenau, o Museu da Água. Quando me indicaram ele não mencionaram o Museu em si, apenas que de lá se podia ter uma das vistas mais lindas do centro da cidade, tipo: “quer ter uma vista linda do centro da cidade e do rio, vai ali naquela colina”, e só!! O que é uma grande verdade, claro. Mas não é só isso. Ao chegar no topo da colina, atraída pela vista, acabei conhecendo um lugar cheio de história e curiosidades da ainda, Colônia Blumenau.

Mantido pelo SAMAE, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, o espaço abriga a primeira Estação de Tratamento de Água de Blumenau, construída nos anos 1940 e que continua em pleno funcionamento. Em 1999 foi transformada em Museu, com o objetivo justamente de fomentar a educação ambiental e incentivar a preservação da água, entre os jovens e também entre os visitantes que ali chegam.

museu-da-agua-blumenau-20

Quem visita o Museu fica conhecendo todas as etapas do processo de coleta e purificação da água, até sua distribuição na rede pública. Um passo a passo importante para entender como a água chega até sua torneira, de forma própria para o uso.

Além disso, pode conferir um grande acervo de fotos, objetos e peças que contam a história do abastecimento na cidade, como as bicicletas utilizadas pelos leituristas, quando iam até a casa dos moradores para fazer a medição dos hidrômetros. Ou os discos de papel, onde era anotada hora a hora, toda a movimentação da Estação, assim como outros tantos equipamentos que funcionavam manualmente. Era trabalho que não acabava mais, se comparado com as estações de tratamento de hoje, que são todas computadorizadas.

museu-da-agua-blumenau-45

museu-da-agua-blumenau-36
Troncos de embaúbas e de palmiteiros, por serem resistentes, eram utilizados como “canos” para levarem água até as casas na área rural.
museu-da-agua-blumenau-37
Caldeira para aquecer chumbo e cânhamo, materiais utilizados na manutenção da tubulação, que era de ferro, nas décadas de 1940 e 1950.

Até 2015 a visitação ao Museu era feita apenas durante o dia. Desde então, mediante agendamento prévio, as visitas agora também acontecem das 18h às 22h, permitindo assim, que mais pessoas conheçam sua estrutura. O objetivo é atender principalmente colégios e turmas para estudos de astronomia e fotografia, ou qualquer grupo fechado interessado em conhecer o espaço do Museu.

E a vista? É muito linda sim. Eu garanto!!

museu-da-agua-blumenau-46

Espero que tenham gostado. E lembrem: Água, sabendo usar, não vai faltar!

Besos


MUSEU DA ÁGUA

Rua Lages, s/n – Boa Vista – Blumenau – 89012-000 
Fones: (47) 3340-1742/ 3340-3242
E-mail: museu@samae.com.br
Das 09h às 18h (segunda a sábado) | Entrada gratuita.
Visitação em horário especial: das 18h às 22h, apenas mediante agendamento.


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui