Blumenau|Santa Catarina – post índice

2
78

Nesse post índice, vocês encontrarão dicas sobre Blumenau. Ele será atualizado constantemente, com o intuito de deixar você sempre por dentro do que acontece na cidade. Seja sobre passeios, hospedagem, restaurantes e bares, eventos ou boas compras. Todos os posts do Casa de Doda sobre Blumenau ficarão concentrados aqui, como forma de facilitar sua leitura e o planejamento de sua viagem.

Vamos lá?!?

SOBRE BLUMENAU – SANTA CATARINA

vapor-blumenau-3

Blumenau, em Santa Catarina, faz parte do Vale do Itajaí, um importante pólo industrial e comercial do estado. A cidade, com cerca de 300 mil habitantes é colonizada por alemães e isso está bem marcado nos costumes, culinária, idioma e nos traços dos descendentes. O município está entre os 10 melhores do Brasil, conforme ranking elaborado pela Delta Economics & Finance, recebendo essa pontuação em função de sua dimensão econômica e e qualidade de vida.

Seu fundador, Dr. Hermann Otto Blumenau, chegou às terras onde iniciou a cidade, em 2 de setembro, de 1850, a bordo do Vapor Blumenau, navegando pelas águas do Rio Itajaí-Açu, rio que a margeia. Junto com ele estavam mais 17 colonos, também vindos da Alemanha. Considerada a “princesa” do Vale, Blumenau tem inúmeros atrativos, talvez você já tenha até ouvido falar da Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas. Mas esse é apenas um, entre tantos outros como passeios, trilhas, rota das águas, vale cervejeiro, gastronomia. E eu vou otimizar ao máximo para oferecer a você, meu leitor, muita informação e bons argumentos que o façam vir nos visitar, passando pelo menos um final de semana por aqui!

mausoleu-dr-blumenau-9
Estátua em homenagem ao fundador, Dr. Hermann Otto Blumenau.

ROTEIRO HISTÓRICO

A partir de uma caminhada, pela famosa Rua XV de Novembro, que concentra mais de 40 atrativos turísticos cheios de história, é possível conhecer a trajetória dos primeiros imigrantes da região. Esse roteiro é um mergulho no passado marcante da cidade. Site: Centro Histórico

ROTEIRO RELIGIOSO

Para aqueles que, independente de religião ou crença, gostam de visitar templos e igrejas, esse roteiro é cheio de experiências interessantes e com muita história. Com forte influência Luterana, Blumenau também tem marcada, na Igreja Católica, suas expressões de fé. Site: Roteiro Religioso 

ROTEIRO DAS CERVEJARIAS

Como boa cidade colonizada por alemães, Blumenau oferece um roteiro com as melhores cervejarias da região. Não por acaso, a cidade é palco do maior encontro cervejeiro do país, o Festival Brasileiro da Cerveja, que abrange ainda, cidades do entorno, como Pomerode e Timbó, e da maior festa alemã da Américas, a Oktoberfest.  Impossível passar por aqui e não visitar alguma dessas cervejarias. Site: Vale da Cerveja

ROTEIRO DA NATUREZA

Nova Rússia – Localidade ao sul de Blumenau, no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Seus atrativos são reservas ambientais e uma exuberância de fauna e flora da Mata Atlântica. Existem trilhas para caminhada, mountain bike e rios com lindas quedas d’água.

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis – Unidade de Conservação, bem no centro da cidade, onde já foram encontradas mais de 110 espécies de aves, além de mamíferos e crustáceos.

Museu de Ecologia Fritz Müller – A casa abriga o acervo de Fritz Müller, importante naturalista que realizou diversas pesquisas sobre a fauna e a flora da região Sul. Ele e Charles Darwin chegaram a trocar correspondência, mas nunca se viram pessoalmente.

Vila Itoupava – roteiro turístico das casas em estilo enxaimel. Lugar lindo e bom para caminhadas e contemplação.

ROTEIRO DE COMPRAS

Blumenau é importante pólo do segmento têxtil, cristais, alimentício. Empresas como Hering, Conservas Hemmer, Copa & Cia., Teka, Karsten, Altemburg, DiMurano Cristais, entre outras, “nasceram” na cidade e ganharam o mundo. Todas oferecem lojas de fábrica, por isso esse roteiro é bem interessante, para quem gosta de comprinhas em viagem!


POSTS RELACIONADOS

Museu da Água, Blumenau | SC – Conheça um museu diferente, que conta a história do abastecimento de água da cidade e leve de “grátis” uma das vistas mais lindas de Blumenau.

Blumenau agora é a Capital Nacional da Cerveja – Saiba mais sobre essa honraria e leia sobre o Festival Brasileiro da Cerveja.

Blumenau, conhecendo o centro histórico #moradorturista – Conheça onde Blumenau nasceu, seus fundadores e seus costumes.

Rota do cristal e porcelana – Projeto #moradorturista – Um passeio diferente, conhecendo como é feita a produção do cristal. Além de aproveitar para fazer umas comprinhas!

Blumenau, calendário de eventos 2017 – Fique por dentro de tudo que vai acontecer na cidade.

Os deliciosos cafés na terra da Oktoberfest – Uma lista das melhores padarias e cafés de Blumenau, por que nem só de cerveja vive o homem!

Vivendo Blumenau, 2 – Divagações !

Vivendo Blumenau, 1 – Divagações!

blumenau-post-indice


BLUMENAU – SANTA CATARINA | BRASIL
VALE DO ITAJAÍ
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E PARQUE VILA GERMÂNICA

Site de turismo oficial:  WWW.TURISMOBLUMENAU.COM.BR

COMO CHEGAR
BLUMENAU está próxima dos principais Aeroportos. A 60 km de NAVEGANTES, a 100 km de JOINVILLE e a 200 km de FLORIANÓPOLIS. 
Além da proximidade com os principais Portos da região: em Navegantes e Itajaí, aonde costumam atracar grandes navios em cruzeiro, que sempre colocam Blumenau em seu roteiro de passeios. Grande parte dos turistas chegam a partir de Navegantes. Quem chega de avião PODE ALUGAR UM CARRO (com ou sem GPS), CONSULTE AQUI COTAÇÃO PARA ALUGUEL DE CARROS em várias locadoras. Ou PEGAR UM ÔNIBUS, que faz o transfer executivo, ao custo de R$ 50,00 por pessoa (serviço oferecido no Aeroporto de Navegantes), consulte aqui a tabela de horários.


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui