Saiba como foi o II Japão BR, encontro de blogueiros em São Paulo

4
61
Japão BR Encontro de Blogueiros de Viagem Mercure SP Bela Vista

Sempre tive muita vontade de conhecer o Japão. O país do sol nascente e das pessoas de olhinhos puxados têm encantos e curiosidades que vão além do sashimi, dos Animes e dos filmes do Godzilla! Com a oportunidade de participar do II Japão BR, encontro de blogueiros de viagem realizado em São Paulo, pude matar um pouco a minha curiosidade.

Uma pequena introdução

Quando a Patrícia Takehana, do Blog Bagagem de Memórias me selecionou para fazer parte do II Japão BR eu aceitei sem hesitar. Aceitei e depois corri atrás dos detalhes, como pedir dispensa ao meu chefe, por exemplo!! A única coisa que eu sabia é que não podia ficar fora dessa. E não fiquei!

Foi um final de semana muito intenso, onde os 14 blogueiros convidados tiveram a chance de se aprofundar um pouco sobre essa cultura milenar e seus valores, que são a base de uma nação que não esmorece mesmo diante das maiores calamidades.

Tudo que ouvi, vi e senti, só reforçou o quanto o povo japonês é determinado, aguerrido, resiliente quando necessário e orgulhoso de sua história e tradição. Tanto que duas passagens me marcaram. A de que, para conhecer a essência japonesa “é preciso calçar os sapatos do outro” e a outra foi que “conhecer a história do nosso passado, de onde viemos, é a melhor forma de fortalecermos o nosso hoje“.

E vocês, sabem de onde vieram, quais os valores e tradições que os moldaram para que tenham chegado ao hoje? São questões para refletirmos!

Saibam agora como foram as atividades do II Japão BR

Dia 1

Nosso dia começou bem cedo! Às 08h já estávamos no Bairro da Liberdade, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo. A nossa espera estava a Patrícia, anfitriã do encontro, que nos contou o que a motivou a organizar o evento. A vontade de mostrar a história de seus antepassados, mais o fato de 2018 ser o ano das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O resultado foi o melhor possível!

Logo após as boas vindas da Paty, a coach Carla Okubo veio conversar conosco e ministrar a palestra: “A essência da cultura japonesa”. Foi ela que falou uma das frases que me marcou, “que é preciso calçar os sapatos do outro”, para conhecer e entender melhor suas razões, seus sentimentos, valores, sua essência.

Japão BR Encontro de Blogueiros

Após a palestra fomos conduzidos para uma visita guiada ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil que fica ali mesmo no Bunkyo, ocupando do 7° ao 9° andares do prédio. Quem nos levou para esse passeio pela memória dos imigrantes japoneses, foi a Sra. Lídia Yamashita, vice-presidente do Museu e responsável por receber inúmeras personalidades, como por exemplo a Princesa Mako, membro da família imperial japonesa, quando ela esteve no Brasil para compromissos oficiais.

Mais uma vez me vi encantada ao ouvir palavras de orgulho, desta vez, de dona Lídia. A forma tranquila e pausada de falar, nos mostrando com uma certa emoção como foi a vinda de seus antepassados para o Brasil, descrevendo com paciência todos os detalhes de uma viagem que já dura 110 anos. Foi dela a segunda frase que me marcaria naquele dia!

Depois de uma manhã cheia de história e tradição, seguimos para o local onde seria nosso almoço, a Peixaria Mitsugi. Ela fica no coração do charmoso Bairro da Liberdade e tem mais de 45 anos de tradição vendendo peixes frescos. Em 2017 a Peixaria passou a funcionar como restaurante também, servindo almoço e jantar, para quem aprecia um sashimi entre outros pratos da cozinha oriental.

Japão BR Encontro de Blogueiros

Tivemos o privilégio de provar as delícias da casa coma as entradinhas, missoshiro e um prato com 300g de sashimi fresquinho cortado na hora!! Podíamos pedir até três peixes, mas eu pedi apenas 2: salmão e um peixe branco. E foi muita comida 🙂 vocês não tem noção da fartura que é. E não foi por ser para nós, do evento, olhando em volta as outras mesas, comprovei que os pratos vêm fartos para todos os clientes.

A bebida oficial do almoço e do encontro foi o Sparkling Sake. Bebida estilo ice, feita à base de sake e frutas, que é o novo produto da empresa Azuma Kirin.  E quem pensa que depois de toda essa comilança não teria sobremesa! Ahhh se enganou redondamente (aliás, redonda fiquei eu, depois de tudo que comi!!!). Conheci até um novo doce, delicioso choux cream da confeiteira Vivianne Wakuda, e já morri de amores por ele!

Depois do almoço seguimos para as atividades da tarde. Estávamos sendo aguardados para uma visita ao Pavilhão Japonês. Ele está localizado dentro do Parque Ibirapuera, ao lado de um dos lagos do parque. Logo na entrada já temos aquela sensação de paz e tranquilidade que um lugar assim passa.

Quem nos esperava era o Shen Ribeiro, vice-presidente do Pavilhão Japonês, que nos contou sobre a construção e como foi inspirada nas moradias da vila de Katsuura, em Kyoto, no Japão. O Pavilhão foi um presente do Governo Japonês ao Governo de São Paulo, por ocasião do aniversário de 400 anos da cidade. Detalhe: toda a madeira utilizada na construção veio do Japão. O espaço é simples, lindo e tem um astral muito bom!

Ahh para deixar tudo ainda com mais paz e tranquilidade, um enorme lago cheio de carpas e um jardim japonês, com um dos pinheiros plantados pelo próprio Imperador do Japão, circundam a construção. Me senti realmente em uma vila japonesa.

Shen Ribeiro é presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e também é mestre em shakuhachi, flauta japonesa feita de bambu, utilizada em cerimônias e apresentações desde o século VIII. Ele morou 14 anos no Japão para estudar e entender o shakuhachi. Tivemos o privilégio de vê-lo tocar, músicas orientais onde o som do vento e da água, se integram a melodia e nos fazem sentir que estamos em outro lugar mesmo!

Japão BR Encontro de Blogueiros

Próxima parada, Hoko Restaurante, para o nosso jantar. Sim! Ainda estávamos na vibe do super almoço mas já era hora de provar novos sabores! O Hoko é especializado em comida asiática. Ambiente gostoso, daqueles onde a gente senta, pede uma bebida e vai degustando com tranquilidade as especialidades da casa, enquanto bate papo. Fica super bem localizado, ao lado do metrô Fradique Coutinho (na linha verde).

E assim, logo depois desse jantar delicioso, em ótima companhia, encerrei minha noite e rumei para o hotel, para descansar, pois no outro dia tinha mais Japão BR.

Dia 2

O segundo dia do II Japão BR também começou cedo. Fomos recebidos pela Ives, Gerente de Contas do Hotel Mercure São Paulo Bela Vista, para um cafezão 🙂 Depois fomos visitar as salas de eventos e demais dependências, e terminamos nosso tour no heliponto, com uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo. A foto de capa desse post foi feita lá. Amei essa foto por sinal!

Japão BR Encontro de Blogueiros
Aproveitei para fazer a minha foto tendência no heliponto do Mercure Bela Vista!

Logo após o café, seguido da sessão de fotos no heliponto, seguimos andando para a Av. Paulista onde visitaríamos a Japan House. O Cláudio Kurita, diretor de operações da casa japonesa, nos aguardava para um tour pela instalações e exposições que estavam acontecendo. Uma delas, a Aromas e Sabores, estava em seu último dia.

Existem três Japan House, a brasileira e as outras duas nas cidades de Londres e Los Angeles. Criadas pelo governo japonês, a ideia é difundir os elementos da cultura japonesa para o mundo todo. Eu achei um lugar mega moderno, vibrante, tecnológico.

Japão BR Encontro de Blogueiros Japan House

Japão BR Encontro de Blogueiros Japan House
A exposição Aromas e Sabores era interativa, uma imersão sensorial.

Lá mesmo na Japan House, assistimos a uma palestra ministrada por Fernando Matsumoto e Claudia Nakazato. Eles compartilharam conosco das impressões que tiveram na viagem que fizeram ao Japão, através do Programa de Convite ao Japão para Descendentes de Japoneses da América Latina e Caribe. O Consulado Geral do Japão em São Paulo foi quem viabilizou a viagem. Para deixar ainda mais imponente nossa visita, a cônsul do Japão em São Paulo para assuntos políticos e gerais, Reiko Nakamura, nos acompanhou.

Japão BR Encontro de Blogueiros Japan House

Para encerrar nosso dia e o encontro, participamos do I ABEUNI Food Experience. Evento beneficente que reuniu vários chefs como Jiang Pu (ex-Masterchef), Guilherme Cardadeiro (ex-Masterchef), Telma Shiraishi (chef do Aizomê), Waldomiro dos Santos, entre outros.

Toda a renda arrecadada foi revertida para projetos assistenciais desenvolvidos pela ABEUNI entidade que realiza trabalhos nas áreas de saúde e educação em comunidades carentes de São Paulo. Fomos recebidos por sua presidente, a Carimie Romano e por sua vice, Nami Ono, que nos explicaram como funciona o trabalho da entidade.

Japão BR Encontro de Blogueiros ABEUNI
Chefs participantes do I Abeuni Food Experience.

E assim encerramos o II Japão BR. Uma bela iniciativa da Patrícia, que soube mesclar a programação para nos mostrar um pouco do que é o mundo dela. Com seus valores, seus costumes, cultura, culinária. Eu sai desse encontro não só encantada por tudo que vi, mas também muito tocada por tudo que ouvi.

O orgulho e o respeito com que todos falaram de suas raízes, só reforçou o que já pensava do povo japonês. Que eles são grandes como nação, em virtude do povo que tem.

Obrigada, Patrícia, pela oportunidade de partilhar de tudo isso, contigo e com todos os amigos que também participaram. Esse grupo foi Top10 !! E obrigada aos parceiros que, ao apoiarem o evento, mostraram que acreditam na força de divulgação dos Blogs de Viagem.


Fiquei hospedada no confortável Mercure São Paulo Bela Vista, que tem uma ótima localização para quem quer andar por São Paulo, na região da Av. Paulista ou mesmo quem vai para a cidade fazer algum tratamento médio, pois o Hotel está ao lado de vários hospitais e clínicas.

Japão BR Encontro de Blogueiros


Conheça os participantes do Japão BR. Parabéns a Patrícia por juntar um grupo tão bacana!

Bagagem de Memórias | Abraço Mundo |Ideias na Mala | Itinerário de Viagem | Kari Desbrava | Mulheres Viajantes | Orientando-se pelo Mundo | SP da Garoa | Tá na Minha RotaTop 5 Tour | Turistando com a Lu | Trippolis | Viajante Móvel | Yomitai

Parceiros do Japão BR

Japão BR Encontro de Blogueiros

Bunkyo | Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil Pavilhão Japonês | Japan House | Azuma Kirin | Azuma Sparkling | Peixaria Mitsugi | Hoko Restaurante | ABEUNI | Mercure Bela VistaHeloisa Yamamoto | Laço Cerâmica | Cacare.co


Japão BR Encontro de Blogueiros


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! 

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

4 COMENTÁRIOS

  1. Lindo post, Márcia! 💕
    Já deu saudades desse encontro.
    Fico muito feliz por esse evento ter te tocado assim. E por vc reconhecer esse orgulho e paixão na fala de cada um.
    Todas as pessoas que nos receberam têm orgulho do que fazem. Muitas delas são voluntárias e fazem realmente por amor à cultura.
    Super beijo.

    • Oi Patrícia! Eu também estou com saudades. O grupo do II Japão BR foi muito bem escolhido! 🙂 Falei com o coração, sobre tudo que vi durante o evento. Sai dele com aquela necessidade de saber mais das minhas origens também. Lições que ficam! Um beijão e obrigada de novo, pelo convite!

    • Ahhh eu adorei Estela! É tao bom quando a gente consegue sair do virtual para o real! E o final de semana foi muito enriquecedor e divertido! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.