Cataratas do Iguaçu: onde fica este Patrimônio UNESCO

4
1231
Cataratas do Iguaçu

Considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos lugares mais visitados do mundo. Para que você também programe esta viagem, reunimos algumas dicas sobre as Cataratas do Iguaçu: onde fica, como visitar, onde se hospedar e muito mais!

Cataratas do Iguaçu: onde fica

Criado em 1939 o Parque Nacional do Iguaçu, é uma unidade de conservação que abrange Brasil e Argentina. Ali estão as Cataratas do Iguaçu, formadas pelas águas do Rio Iguaçu, que significa água grande em tupi-guarani (e bota grande nisso!!). A origem das Cataratas data de 150 milhões de anos, possuindo em média, 275 quedas d’água.

A belíssima queda dágua

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileiras.

Algumas inclusive (e infelizmente), estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo, o gavião-real e até a araucária, árvore símbolo do Paraná.

A dupla posando para a selfie!

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque possui mais de 600 mil hectares de áreas protegidas através de ações conjuntas entre brasileiros e argentinos. 

Por tudo isso, em 1986 o Parque foi instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Isso quer dizer que ele é uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Chique né? O título é mais que merecido e um orgulho para todos nós brasileiros.

Entrada do Parque Nacional do Iguaçu

A gestão do Parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal responsável pelas Unidades de Conservação do Brasil. E as coisas por lá funcionam redondinhas viu? Acompanhem agora como foi nossa visita!

+RESERVE AQUI SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes do Parque é onde tudo começa. Ali recebemos informações e instruções sobre o passeio, encontramos as bilheterias, tem posto bancário, podemos comprar passeios opcionais, tem fraldário, guarda-volumes, telefones públicos, banheiros (limpos), cafeteria, estacionamento, lojinha e uma exposição ambiental permanente.

Bilheterias do Parque
Parque Nacional do Iguaçu

Como estávamos em um grupo, nossos ingressos já estavam comprados, mas essa ação é tão fácil que não precisa ter uma agência envolvida. É possível comprar os ingressos pela Internet, se quiser adiantar!

Ingresso das cataratas

Depois de comprar o ingresso, o visitante se dirige a plataforma de embarque, para pegar o ônibus que leva até o ponto no início da trilha.

É um percurso de 10 km que só podem ser feitos nesses ônibus ou em veículos autorizados. A segurança por lá é um dos pontos altos.

Organização da entrada do Parque Nacional do Iguaçu
Olha a galera na fila para embarcar no ônibus. O legal é que não rola confusão.
ônibus para levar os visitantes até as quedas dágua
Os ônibus são confortáveis e adaptados para acessibilidade de pessoas com alguma limitação física.
Parque Nacional do Iguaçu
A caminho! Aqui já começa a folia. Quando um ônibus passa pelo outro é uma gritaria só. De lá e de cá!

Cataratas do Iguaçu

Percorridos os 10 km chegamos ao início da trilha das Cataratas do Iguaçu, onde fica o famoso Hotel das Cataratas, antigo hotel da Varig, ícone cinco estrelas que agora pertence ao grupo Belmond Hotels. É belíssimo!

O tradicional hotel das cataratas

Logo na chegada um painel com o mapa do Parque mostra por onde devemos seguir. A trilha que nos leva ao Espaço Naipi, lugar com mirantes bem de frente para as cachoeiras é toda calçada e muito fácil de seguir.

Ao longo da caminhada pequenos paradores vão nos deixando extasiados com tanta beleza, mas o melhor ainda está por vir, claro!

Sinalização do Parque Nacional do Iguaçu Espaço Naipi

Enquanto caminhávamos algumas pessoas reclamavam que a maior dificuldade da trilha é que tem escadas, subidas e descidas. O bom é que ao chegar no Espaço Naipi dois elevadores panorâmicos salvam quem já está cansado de tanto andar! Algumas pessoas inclusive, nem fazem a trilha e vão direto pelos elevadores.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Espaço Naipi
Olha ali à esquerda a torre dos elevadores!

Mas eu garanto que fazer a trilha vale todo o cansaço, suor, calor, mosquitos, tudo!!! Quando a gente chega até a passarela da Garganta do Diabo, uma das quedas d’água que tem mais de 80 metros de altura, é algo indescritível. Se deparar com aquela força da natureza é de emocionar. Aqui estou sendo o mais clichê possível, sem medo de ser feliz! 🙂

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo
Cataratas do Iguaçu - Garganta do Diabo
Turistas procurando um cantinho para fotografar a Garganta do Diabo
Olha a quantidade de gente nessa passarela! Nós passamos sufoco mas conseguimos chegar até ali no meio.

Há ainda o passeio da Trilha das Bananeiras, de aproximadamente 1,5 km, que pode ser feito à pé ou em veículo elétrico e onde o visitante vai admirando a natureza e observando plantas e pássaros. Já a trilha do Poço Preto, tem 9 km e pode ser percorrida a pé, de bike ou de carretinha, apreciando a fauna e flora do Parque.

Fim do Passeio

Ao fim do passeio todos nos dirigimos até o Espaço Porto Canoas, onde ficam lojas e o restaurante com vista para as Cataratas para pegarmos o ônibus de volta até a entrada.

Bem ao lado do espaço fica uma pequena praça dedica a Santos Dumont, o nosso célebre aviador, que era encantando por toda aquela exuberância da natureza e foi um dos entusiastas da criação do parque. Eu nem imagino por que ele gostava tanto eheheh

E vocês, já tiveram oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu? O que acharam? Ainda não conhecem? Gente, não deixem passar. Sério!

É um dos lugares mais incríveis que já visitei, assim que puder quero voltar e daí fico fazendo propaganda para todo mundo! 😉

Para uma informação mais correta sobe os ingressos, consulte o site do Parque Nacional do Iguaçu. Ele funciona todos os dias das 09h às 17h – inclusive feriados. 

Além das famosas Cataratas do Iguaçu, outros passeios são oferecidos no parque.

A Carol Miranda do blog Vamos Por Ai fez o voo de helicóptero, que sobrevoa todo o parque.

Já a Aline do Vem Que Te Conto fez o passeio de barco Macuco Safari – que leva a turma até embaixo de algumas cachoeiras.


Cataratas do Iguaçu - Paraná

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

4 COMENTÁRIOS

  1. Márcia, conhecer as Cataratas do Iguaçu é tudo de bom, né? Nós também adoramos!!! Seu post ficou dez! Obrigada por citar o Vamos Por Aí, o voo de helicoptero é bom demais!

    • Oi Carol! Foz do Iguaçu é um lugar que marca a gente! Na próxima vez que eu for lá, se “juntar” coragem, quero fazer esse voo também! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.