Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural UNESCO

4
467
Cataratas do Iguaçu
Considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, é um dos lugares mais visitados do mundo. É aquela atração turística que todos precisam ver, pelo menos uma vez na vida!

Criado em 1939 o Parque Nacional do Iguaçu, é uma unidade de conservação que abrange Brasil e Argentina. Ali estão as Cataratas do Iguaçu, formadas pelas águas do Rio Iguaçú, que significa água grande em tupi-guarani (e bota grande nisso!!). A origem das Cataratas data de 150 milhões de anos, possuindo em média, 275 quedas d’água.

Cataratas do Iguaçu

+Encontre seu hotel em Foz do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileiras. Algumas inclusive (e infelizmente), estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo, o gavião-real e até a araucária, árvore símbolo do Paraná.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque possui mais de 600 mil hectares de áreas protegidas através de ações conjuntas entre brasileiros e argentinos. Por tudo isso, em 1986 o Parque foi instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Isso quer dizer que ele é uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Chique né? O título é mais que merecido e um orgulho para todos nós brasileiros.

A gestão do Parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal responsável pelas Unidades de Conservação do Brasil. E as coisas por lá funcionam redondinhas viu? Acompanhem agora como foi nossa visita!

+Leiam também sobre nosso passeio ao Parque da Aves

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes do Parque é onde tudo começa. Ali recebemos informações e instruções sobre o passeio, encontramos as bilheterias, tem posto bancário, podemos comprar passeios opcionais, tem fraldário, guarda-volumes, telefones públicos, banheiros (limpos), cafeteria, estacionamento, lojinha e uma exposição ambiental permanente.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu

Como estávamos em um grupo nossos ingressos já estavam comprados, mas essa ação é tão fácil que não precisa ter uma agência envolvida. É possível comprar até pela Internet, se quiser adiantar. Aqui vocês podem adquirir o ingresso !

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu

Depois de comprar o ingresso o visitante se dirige a plataforma de embarque, para pegar o ônibus que leva até o ponto no início da trilha. É um percurso de 10 km que só podem ser feitos nesses ônibus ou em veículos autorizados. A segurança por lá é um dos pontos altos.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu
Olha a galera na fila para embarcar no ônibus. O legal é que não rola confusão.
Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu
Os ônibus são confortáveis e adaptados para acessibilidade de pessoas com alguma limitação física.
Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu
A caminho! Aqui já começa a folia. Quando um ônibus passa pelo outro é uma gritaria só. De lá e de cá!

Cataratas do Iguaçu

Percorridos os 10 km chegamos ao início da trilha das Cataratas do Iguaçu. A trilha inicia bem em frente ao famoso Hotel das Cataratas, antigo hotel da Varig, ícone cinco estrelas que agora pertence ao grupo Belmond Hotels. É belíssimo!

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Belmond Hotels

Logo na chegada um painel com o mapa do Parque mostra por onde devemos seguir. A trilha que nos leva ao Espaço Naipi, lugar com mirantes bem de frente para as cachoeiras é toda calçada e muito fácil de seguir. Ao longo da caminhada pequenos paradores vão nos deixando extasiados com tanta beleza, mas o melhor ainda está por vir, claro!

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Espaço Naipi

Enquanto caminhávamos algumas pessoas reclamavam que a maior dificuldade da trilha é que tem escadas, subidas e descidas. O bom é que ao chegar no Espaço Naipi dois elevadores panorâmicos salvam quem já está cansado de tanto andar! Algumas pessoas inclusive, nem fazem a trilha e vão direto pelos elevadores.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Espaço Naipi
Olha ali à esquerda a torre dos elevadores!

Mas eu garanto que fazer a trilha vale todo o cansaço, suor, calor, mosquitos, tudo!!! Quando a gente chega até a passarela da Garganta do Diabo, uma das quedas d’água que tem mais de 80 metros de altura, é algo indescritível. Se deparar com aquela força da natureza é de emocionar. Aqui estou sendo o mais clichê possível, sem medo de ser feliz! 🙂

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo
Olha a quantidade de gente nessa passarela! Nós passamos sufoco mas conseguimos chegar até ali no meio.

Além das famosas Cataratas do Iguaçu, outros passeios são oferecidos no parque. Como o voo de helicóptero, que sobrevoa todo o parque. A Carol Miranda do Blog Vamos Por Ai fez esse voo e conta aqui como foi. O passeio de barco Macuco Safari, que leva a turma até embaixo de algumas cachoeiras. Nós não fizemos dessa vez, mas a Aline do Vem Que Te Conto fez o passeio com a família e fala sobre a experiência aqui.

Os outros passeios são os da Trilha das Bananeiras, de aproximadamente 1,5 km que pode ser feito à pé ou em veículo elétrico. Onde o vistante vai admirando a natureza e observando plantas e pássaros. E a trilha do Poço Preto com 9 km, que pode ser percorrida a pé, de bike ou de carretinha apreciando a fauna e flora do Parque.

Fim do Passeio

Ao fim do passeio todos nos dirigimos até o Espaço Porto Canoas, onde ficam lojas e o restaurante com vista para as Cataratas para pegarmos o ônibus de volta até a entrada.

Bem ao lado do espaço fica uma pequena praça dedica a Santos Dumont, o nosso célebre aviador, que era encantando por toda aquela exuberância da natureza e foi um dos entusiastas da criação do parque. Eu nem imagino por que ele gostava tanto eheheh

E vocês, já tiveram oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu? O que acharam? Ainda não conhecem? Gente, não deixem passar. Sério! É um dos lugares mais incríveis que já visitei, assim que puder quero voltar e dai fico fazendo propaganda para todo mundo! 😉

Para uma informação mais correta sobe os ingressos, consulte o site do Parque Aqui. Ele funciona todos os dias das 09h às 17h – inclusive feriados. Estacionamento: R$22,00

Cataratas do Iguaçu


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

4 COMENTÁRIOS

  1. Márcia, conhecer as Cataratas do Iguaçu é tudo de bom, né? Nós também adoramos!!! Seu post ficou dez! Obrigada por citar o Vamos Por Aí, o voo de helicoptero é bom demais!

    • Oi Carol! Foz do Iguaçu é um lugar que marca a gente! Na próxima vez que eu for lá, se “juntar” coragem, quero fazer esse voo também! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.