Passarela da Barra, conectando Balneário Camboriú

2
359
Passarela da Barra Balneário Camboriú
Construída para ligar a orla de Balneário Camboriú ao bairro da Barra, a Passarela da Barra virou ponto turístico da cidade, atraindo muitos turistas encantados pela vista que o espaço proporciona.

Inaugurada em setembro de 2016, a Passarela da Barra era uma reivindicação antiga dos moradores, pois possibilita o acesso entre o antigo bairro da Barra – local onde nasceu a cidade – e a orla de Balneário Camboriú.

Beira mar de Balneário Camboriú. Essa cidade é linda!

+Você também pode gostar de: Parque Unipraias

Passarela da Barra

A construção possui uma estrutura enorme: são 190 metros de uma ponta a outra e 114 metros de vão livre, o que equivale a um prédio de 22 andares. É bem grande mesmo! O visual lá de cima é lindo e podemos apreciar a modernidade dos iates ancorados nas marinas, os imensos prédios e a agitação dos turistas na orla da Barra Sul, em comparação com a calma, tranquila e bucólica comunidade da Barra.

Passarela da Barra Balneário Camboriú

Passarela da Barra Balneário Camboriú

A Passarela da Barra fica aberta todos os dias, até a meia noite e passar ali é gratuito. Escadas e elevadores dão acesso ao vão coberto. Os elevadores são amplos e acessíveis para cadeirantes. Como espaço democrático, quem estiver com sua “magrela” ou skate, pode passar por ali, desde que empurrando (no caso da bike) e não utilizando! Para os amigos pets também está liberada a passagem. Mas com alguns cuidados como levá-los na guia e para os médios e grandes, o uso da focinheira.

Tem até quem aproveite o espaço movimentado para meditar, como o moço que encontrei ou apenas fazer aquela selfie, como eu!

+Encontre bons hotéis em Balneário Camboriú

Seu Maneca da Passagem

Passarela da Barra foi batizada com o nome de Manoel Firmino Rocha, o Seu Maneca da Passagem, primeiro balseiro do rio Camboriú. Começou a trabalhar na travessia por volta de 1950, depois de adquirir de dona Lavinha, uma pequena balsa.

Passarela da Barra Balneário Camboriú

Como na época ainda não existia a BR 101 e a movimentação se fazia por vicinais, seu Maneca teve papel importante pois fazia o transporte das pessoas entre a Barra e o Pontal. Com o tempo ele trocou de balsa e passou a transportar até caminhões de pequeno porte.

Mais tarde, mesmo com o advento da BR 101 seu Maneca ainda continuou levando pessoas com uma balsa a remo, entrando definitivamente para a história da cidade. Boa parte dos paralelepípedos extraídos no bairro da Barra e usados para fazer o calçamento das principais ruas de Balneário Camboriú, foram transportados por ele!

Construções Centenárias da Comunidade da Barra

O legal é que a Passarela da Barra acabou por dar visibilidade a locais históricos da Barra, que antes passavam despercebidos pela maioria dos que passavam ali, em direção a praia de Laranjeiras, por exemplo!

Com certeza muita gente não notava que ali fica uma centenária capelinha em estilo colonial, a Igreja de Santo Amaro, ou mesmo a Casa Linhares, local que guarda a memória da comunidade e tem exposições permanentes contando a história da região.

Praça do Pescador da Barra
Praça do Pescador da Barra – Balneário Camboriú.
Igreja de Santo Amaro do Bairro da Barra

Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado foi edificada em 1810, com pedra bruta, barro, areia e casca de berbigão e suas telhas foram moldadas nas coxas dos escravos, como era o costume da época.

Em estilo colonial português, é a primeira igreja da cidade e exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros, Santo AmaroNossa Senhora do Bom Sucesso, que foram doadas pela Família Real Portuguesa no século XIX. Conta a história que o sino da freguesia, que ficava na torre da igreja, teria rachado de tanto ser tocado no dia da abolição da escravatura.

Igreja de Santo Amaro da Barra

Igreja de Santo Amaro da Barra

Igreja de Santo Amaro da Barra

Casa Linhares

Também tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, a Casa Linhares retrata fragmentos da história de Balneário Camboriú e da comunidade da Barra. Ela foi construída na década de 1950, por Ademar Rebelo Linhares e Néia Bastos.

Na obra foram utilizados tijolos maciços e janelas em estilo colonial. Na casa viviam o casal e seus onze filhos. No andar térreo funcionava um pequeno armazém, considerado um dos primeiros comércios do bairro.

Desde 2004 a Casa Linhares funciona para atividades da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Casa Linhares da Barra

Casa Linhares da Barra

E ai gente, gostaram? Eu fiquei encantada com a capelinha e a Casa. Fui até lá para ver a modernidade da Passarela da Barra e me deparei com duas construções cheias de história. Acho que eu poderia (ou deveria?) complementar o título dizendo que: Passarela da Barra, conectando passado e presente em Balneário Camboriú! O que acham?!? 😉

Passarela da Barra Balneário Camboriú


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.