Museu WEG, uma aula de ciência e tecnologia

0
366
Museu WEG de Ciência e Tecnologia
Museu WEG de Ciência e Tecnologia, em Jaraguá do Sul, um espaço para contar a história de uma das maiores indústrias da América Latina.

Criado em setembro de 2003, o Museu WEG tem por objetivo contar a história da  empresa WEG, da cidade onde ela nasceu, Jaraguá do Sul, falar sobre ciência e tecnologia, reunindo assim em um só lugar um espaço para emoção, reflexão e cidadania.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

+Encontre seu hotel em Jaraguá do Sul

WEG – Um breve relato

Em abril de 1961 três amigos se reuniam para amadurecer a ideia da criação de uma empresa de motores elétricos. Alguns meses se passaram e em setembro do mesmo ano Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundam a WEG (para quem não sabia, as letras do nome da empresa são as inicias de cada fundador!).

Eles não imaginavam que 57 anos depois a empresa que nasceu de um sonho, se tornaria uma das mais importantes empresas de tecnologia e energia elétrica do mundo, com parques fabris em 11 países, filiais comerciais em 28 países e com mais de 30 mil colaboradores.

Todos os fundadores já são falecidos, cabendo a um Conselho de Administração a gestão da empresa.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia fundadores
Painel com pertences pessoais de cada um dos sócios.
Museu WEG de Ciência e Tecnologia
A antiga sala de reuniões foi reproduzida com destaque no Museu.

O Museu

Ocupando o espaço onde foi a primeira sede das indústrias WEG, o Museu WEG foi uma forma de homenagear a empresa e todos aqueles que trabalharam (e continuam trabalhando) para que ela se tornasse o que é. Sua inauguração aconteceu no aniversário de 42 anos da empresa, em setembro de 2003.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia prédio Sede

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

O acervo de 1700 itens com maquinário, documentos e ferramentas, está dividido entre 11 salas temáticas, que falam sobre as descobertas e invenções que contribuíram para o desenvolvimento da revolução eletrônica.

Ao chegar, o primeiro contato do visitante é com a Sala de Imersão, onde palavras chaves da exposição se interligam com os nomos Werner, Eggon e Geraldo!

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

A medida que vamos adentrando as salas, o Museu vai convidando o visitante a interagir através de diversos recursos de som e imagem. É tudo muito didático, possibilitando compreender como os fenômenos eletromagnéticos funcionam e a forma como a sociedade se apropria deles.

Para garantir que essa interação aconteça de forma efetiva, tecnologias como telas touch screen, áudios, vídeos e projeção mapeada estão a disposição. Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Museu WEG de Ciência e Tecnologia
Olha eu ai, interagindo! Pedalando e criando energia elétrica que faz funcionar um (a)?? Tente descobrir!!
Museu WEG de Ciência e Tecnologia
Nesse aplicativo uma cidade inteira espera pelo seu comando para organizar onde ficarão os pontos de energia!

Uma maquete da cidade de Jaraguá do Sul também faz parte da exposição. Em um painel escolhemos qual área queremos conhecer e imediatamente ela é iluminada e um áudio conta qual a importância daquela parte da cidade. Fiquei um tempão “brincando” ali!

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

No saguão a caminhonete Austin 1950, de fabricação inglesa, que pertenceu ao Sr. Werner Voigt está exposta. Até hoje o documento de licenciamento é renovado! Logo atrás do carro a bicicleta usada para fazer pequenas entregas.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Em quase 15 anos de história o Museu WEG já recebeu mais de 130 mil visitantes, entre estudantes, estudiosos e cientistas. Uma gama de profissionais ou apenas curiosos, sobre como a WEG se tornou essa grande empresa e como evoluiu ao longo desses anos.

Eles encontram essa reposta nas palavras de cada um dos homens que acreditaram que suas ideias poderiam dar certo e foram em frente:

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Ponto Bacana: Em 2013, por ocasião do seu 10° aniversário, o Museu Weg foi reformado e parte de seu acervo foi renovado, com isso os termos de acessibilidade também foram modificados, tornando o museu um dos cinco com mais acessibilidade do Brasil. Ele está equipado com elevador, piso tátil, maquete tátil, motor em resina para montar e desmontar e acesso para cadeirantes.

MUSEU WEG – Endereço: Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro – Jaraguá do Sul. Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

E ai? Gostaram? Já deu pra notar que eu adoro visitar museus né? Gosto mesmo, pois são espaços cheios de histórias, cultura e de muito ensinamento, por que não? E vocês, também curtem esse tipo de passeio? Me contem tudo!! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.