Parque Estadual da Guarita, atração em Torres

0
819
A vista dos paredões e a imensidão do mar

Uma das praias mais badaladas do Rio Grande do Sul, Torres atrai centenas de turistas e veranistas todos os anos. Diferente das outras praias do estado, que têm “mar aberto” e longas extensões de areia, Torres chama a atenção por sua praia recortada por paredões de pedra basáltica, que formam o Parque Estadual da Guarita.

Parque Estadual da Guarita em Torres

A história do Parque Estadual da Guarita

Idealizado pelo ecologista gaúcho José Lutzemberger (ou Lutz como era conhecido), o Parque Estadual da Guarita foi criado oficialmente em 1971.

Seu projeto paisagístico inicial foi desenvolvido por Roberto Burle Marx, paisagista brasileiro responsável por obras como os jardins do Palácio Itamaraty em Brasília, mas por ser considerado caro na época, acabou não sendo executado.

O Parque é uma Unidade de Conservação, com cerca de 18 hectares constituído essencialmente por um ecossistema costeiro, que inclui a Praia da Guarita

Desde 1996 é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Torres, depois da área ser cedida em concessão pelo Governo Estadual. Anualmente mais de 30 mil pessoas passam por ali. É muita gente, bicho!

Entrada do Parque

Seu nome se dá em virtude de uma das formações rochosas, que se assemelha a uma torre de guarnição, com aproximadamente 30 metros de altura, o Morro da Guarita.

Essas formações geológicas têm origem nos eventos vulcânicos ocorridos na época da separação dos continentes, há mais de 250 milhões de anos.

O espaço fica tomado de visitantes

A área do Parque é muito bem localizada, ficando próxima do centro da cidade. O acesso até ele é pavimentado, podendo chegar tanto de carro como andando. É possível ir de carro até a praia da Guarita, mediante pagamento de taxa na entrada do parque (que varia pelo tamanho/porte do automóvel).

Ah! Importante: veículos com placas de Torres são isentos de pagamento!

A sinalização é boa. Bem na entrada do Parque um painel mostra todos os pontos de visitação ao longo da trilha. Mostrando principalmente os locais que merecem muita atenção e cuidado.

Afinal o visitante está caminhando sobre paredões de 30 metros (ou mais) de altura! Quem está acompanhado de crianças tem que ter atenção redobrada.

Parque Estadual da Guarita em Torres

Além dos paredões, também existem as furnas, que são espécies de cavernas. A mais famosa no Parque é a do Diamante, pois conta a lenda que é habitada por sereias que atraem os marinheiros e navegadores!

Além das furnas, em alguns pontos é possível descer longas escadarias que levam até mais próximo das ondas. Eu desci a da Furninha, mas com muito cuidado, claro, por que eu não sou doida de escorregar e cair né!!!

Parque Estadual da Guarita em Torres
Parque Estadual da Guarita em Torres

A Pedra da Guarita, a menor das torres, com aproximadamente 25 metros, assim como o restante das rochas é constituída por duas formações diferentes, sua base é de arenito vermelho, o Arenito Botucatu, e seu topo de origem vulcânica.

Ela fica bem no meio da praia da Guarita, que fica lotada como veremos nas fotos a seguir! O que chega a dar uma certa tristeza, já que o espaço vem sendo degradado ao longo dos anos. 🙁

Parque Estadual da Guarita Praia da Guarita
Vista de parte da Torre Sul e na continuação da areia a Praia de Itapeva, com suas dunas.
Praia da Guarita lotada
A Pedra da Guarita é essa formação menor, no meio da multidão.

Todo esse derramamento basáltico que ocorreu há milhões de anos e que originou a formação das rochas do Parque da Guarita é o mesmo que formou a Serra Geral, maciço de pedras que tem início no Paraguai, passando pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os lindos Aparados da Serra.

O mar batendo na pedras
Olhar o mar, acalma a alma!

O que eu achei do passeio? Foi bom. Eu amo o mar. Posso ficar horas olhando para ele, fico hipnotizada! Ainda mais quando se tem um visual daqueles, com aquela paisagem. Mas confesso que achei o lugar muito mal cuidado. Sem uma fiscalização efetiva. Vi muito lixo ao redor.

Bom, essa parte do lixo é uma lástima, mas não se pode culpar apenas a administração do parque. Avisos existem, por todos os lados, de que é proibido deixar lixo no local, para isso existem locais específicos, mas o ser humano é difícil e deixa tudo emporcalhado.

Mas eu tenho esperança que isso mude um dia!


Parque Estadual da Guarita

O Parque fica na Rua Caxias do Sul, s/n°. Funciona diariamente: na baixa temporada, das 8h30 às 17h30. Na alta temporada, das 8h às 20h.

E vocês, conhecem o Parque Estadual da Guarita? Ou tem vontade de conhecer? Deixem suas impressões nos comentários. Gostaria de saber o que vocês acharam! 🙂


Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

+DICAS DE HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. 

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, o portal que garante o melhor preço na sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

+SEGURO DE VIAGEM
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Pague em até 12x sem juros no Cartão de Crédito.  

+INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.