O que fazer em Nova Trento, terra de Santa Paulina

2
267
Nova Trento SC

Nova Trento é uma típica cidade de colonização italiana, que fica a 80 km de Florianópolis e a 66 km de Blumenau, fazendo parte do Vale Europeu de Santa Catarina. Conhecida por ser a cidade onde viveu Santa Paulina, a primeira Santa brasileira, hoje está inscrita no roteiro religioso nacional.

+Encontre os melhores hotéis em Nova Trento

Nova Trento, um pouco de história

Com 125 anos de fundação, a população de Nova Trento é de quase 14 mil habitantes, que se dedicam aos afazeres da vida rural, como a criação de gado e os vinhedos, e também ao comércio. Seus imigrantes vieram da região trentina do Tirol, se estabelecendo na cidade e formando uma colônia que mantêm forte suas raízes até hoje. Produtos coloniais como vinhos, suco de uva, queijos, linguiças, salames, licores e cachaças, são uma dessas marcas, pois são produzidos artesanalmente.

Nova Trento Bastiani
Olha isso! Não cometer o pecado da gula é praticamente impossível em Nova Trento!

Outro ponto é o idioma, pois boa parte dos neo-trentinos ou novo-trentinos, falam o italiano, assim como uma espécie de dialeto, onde o italiano tradicional aparece contraído nas frases! Nessa parte eu pedi ajuda a um amigo, que é neo-trentino da gema, o João Cláudio Armelini da Silva, que me explicou com exemplos, como funciona essa paradinha do idioma!

Exemplo: – Vamos à igreja às seis horas da manhã? – Não, não. É muito cedo.

Italiano oficial: – Andiamo in chiesa alle sei del mattino? – No, no. È troppo presto.

Dialeto neo-trentino: – Demo a chiesa al sei della mattina? – No, no. Lè pù bonora.

Aqui o “andiamo” vira “demo” e o “più” vira “pù”. Sendo que algumas palavras nem existem no italiano oficial, como o “bonora”, que seria “buonna ora” ou seja, a “boa hora” em português, que quer dizer “cedo”, “de manhã cedo”, conforme me explicou o João, a quem agradeço muito pela contribuição!

**Curiosidade: eles eram tiroleses de língua italiana, pois até 1918, na 1° Guerra Mundial, pertenceram ao Império Austro-Húngaro, quando então foram incorporados a Itália.

O turismo em Nova Trento embora tímido, vêm se desenvolvendo bastante, principalmente depois da canonização de Madre Paulina em 2002, agora Santa Paulina, que colocou a cidade no roteiro religioso nacional. Mas a cidade oferece outros atrativos, como sua natureza exuberante, por isso também é procurada por quem gosta de ecoturismo, turismo rural ou mesmo para quem quer apenas se deliciar com iguarias italianas em suas várias cantinas!

Nova Trento Igreja Matriz de São Virgílio
Igreja Matriz de São Virgílio, construída em 1942 é uma das 30 Igrejas e Capelas da rota religiosa da cidade.

Pontos Turísticos

Morro da Cruz

O morro que fica distante cerca de 5,5 km do centro de Nova Trento, está a 530 metros de altitude e de lá se tem uma vista panorâmica da cidade. Lá está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. Na subida até o topo se avistam 14 capitéis ou pequenas capelinhas, que simbolizam a Via Sacra vivida por Jesus Cristo. Em 1899 um cruzeiro foi colocado ali pelo padre Jesuíta Luiz Maria Rossi. A ideia do padre era colocar cruzeiros em todos os morro da cidade, celebrando assim a passagem do novo século.

No interior do Santuário, construído com a ajuda de fieis e pessoas da comunidade, estão várias relíquias religiosas centenárias, como a imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro, vinda de Rouem na Lombardia Francesa, doada pela Condessa Clermont de Tonnerre, em 1906. A imagem de 2,20 m, pesa 700 kg e foi toda feita em bronze e foi instalada no Santuário em 1912. Os outros cruzeiros foram colocados no Monte Barão de Charlach, com 1.148 m, Monte Lima, com 1.090 m e Monte Bela Vista, com 850 m.

Morro da Cruz Nova Trento

Museu da Cultura Italiana e Mercado de Pulgas

O Museu da Cultura Italiana em Nova Trento é a reprodução de uma pequena vila, onde o visitante vai percorrendo o caminho e passando pela casa do colono, Capela, engenho, cocheira, roda d’água, lago com peixes e uma trilha com identificação da flora da Mata Atlântica. Mais de 5 mil peças fazem parte do acervo que procura preservar a memória dos primeiros imigrantes que chegaram àquelas terras. Anexo ao Museu um Mercado de Pulgas vende de tudo um pouco. Desde aparelhos telefônicos antigos, até peças vintage. Endereço: Estrada Geral do Morro da Cruz. Funcionamento: terça a domingo, das 08h às 17h. Ingressos: R$ 15 (valor Dez/2017).

Nova Trento Museu da Cultura Italiana

Nova Trento Mercado de Pulgas

Nova Trento Mercado de Pulgas

Vinícolas

Com sua região montanhosa, propícia para o cultivo de vinhedos, Nova Trento possui alguns preservados desde a colonização, com vinhos produzidos ainda de forma artesanal, em barricas de madeira. A cidade possui cerca de dez vinícolas, que produzem e comercializam vinhos e suco de uva de alta qualidade, entrando assim no circuito de enoturismo de Santa Catarina. No mês de janeiro, sempre no segundo final de semana do mês é tradição acontecer a Festa da Uva. O evento, realizado na propriedade da Família Tridapalli, é uma comemoração pela colheita da fruta. Uma espécie de Vindima.

Santuário de Santa Paulina

O ano era 1875, quando muitos imigrantes italianos chegavam ao Brasil esperançosos de encontrarem uma vida melhor. Nessa leva chega a Nova Trento a família de Amábile Lucia Visintainer. A menina cresce e aos 25 anos deixa a família, convencida de sua vocação religiosa. Tanto que cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina. Em 1903 muda-se para São Paulo e funda várias casas de assistência. Permanece na capital paulista até sua morte, em 1942, por decorrência de complicações causadas pela diabetes. Em 1966 seu primeiro milagre é confirmado pelo Vaticano, iniciando ai a trajetória para sua canonização, que ocorreria em maio de 2002.

Nova Trento Santuário de Santa Paulina
Santuário visto a partir do Mirante.

O Santuário de Santa Paulina compreende um complexo religioso, com a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, onde a jovem Amábile ia fazer suas orações. Réplicas do casebre onde Madre Paulina tratou uma mulher cancerosa e do engenho onde ela trabalhou na adolescência. A Casa das Graças, onde fieis deixam lembranças e presentes, por graças alcançadas. Um Mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica do Santuário.

Ladeira que dá acesso ao Mirante. Fieis deixam fitinhas com pedidos pelo caminho.
Nova Trento Mirante do Santuário
Também na ladeira, muitas placas com agradecimentos por graças alcançadas. São centenas!
Nova Trento Mirante do Santuário
No topo da colina do Mirante, uma imagem de Santa Paulina abençoa os fieis.

Outro local do complexo muito visitado é o Cenário Vida Mecanizada de Santa Paulina, que mostra, de forma lúdica, do nascimento até sua morte. Sua vida e tudo o que ela fazia para ajudar ao próximo. É uma graça!

Todos os meses mais de 70 mil pessoas passam pelo Santuário, em seu complexo religioso. Mas esse número pode até triplicar no mês de julho, quando acontece a festa em homenagem a Santa. Nesta época é comum ver centenas de romeiros rezando junto à fonte de água do Santuário e em todas os monumentos erguidos para Santa Paulina. Além de tudo isso, ainda tem estacionamentos, restaurantes e lanchonetes, tudo para garantir um mínimo de conforto aos romeiros que chegam a Nova Trento.

Espero que tenham gostado e venham visitar Nova Trento, pois independente da fé que você professe, a cidade é uma graça e tem muito para oferecer aos seus visitantes!

Nova Trento Pinterest


Prefeitura Municipal de Nova Trento – Fone (48) 3267-3200 http://www.novatrento.sc.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo – Fone (48) 3267-3237

Santuário Santa Paulina – Fone: (48) 3267 3030. Funcionamento: diariamente das 07h às 18h. Mais informações acesse: http://www.santuariosantapaulina.org.br


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito ou com desconto de 5% no boleto.

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Márcia. Muito boa essa postagem sobre a cidade onde morei por 18 anos e onde vou quinzenalmente visitar toda a minha família. Muita fidelidade nas informações. Parabéns! 🙂

    • Eiii João! Que bom ler isso! Nova Trento é um encanto, com muita coisa linda pra ver e acho que muitas pessoas ainda não conhecem, por isso é preciso divulgar. Muito obrigada pelo comentário! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui