O que fazer em Joinville, roteiro de 2 dias

0
314
O que fazer em Joinville

Conhecer as belezas de Santa Catarina têm sido minha meta! Sempre que posso saio por ai descobrindo novos lugares ou mesmo revisitando alguns. Uma das cidades que conheço mas que sempre é muito agradável voltar é Joinville. Dai que passo aqui para deixar dicas de o que fazer em Joinville, em um roteiro de 2 dias. Um final de semana para passear e se encantar pela Cidade das Flores ou Manchester Catarinense, como já foi chamada!

+ Encontre os melhores hotéis em Joinville

Breve História da Cidade

Localizada ao norte do estado de Santa Catarina, Joinville tem números grandiosos! É a maior cidade do estado (ultrapassa Florianópolis com folga) e a terceira maior cidade da Região Sul, ficando atrás apenas de Porto Alegre e de Curitiba. Seus mais de 1 milhão de m² acomodam quase 600 mil habitantes e seu Pib (produto interno bruto) é o maior do estado. Além disso sedia, há mais de 30 anos, o maior Festival de Dança do Mundo (registrado pelo Guiness Book) e é a única cidade fora da Rússia a ter uma unidade da Escola do Teatro Bolshoi.

Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, foi através do empreendedorismo desses povos que cresceu e se desenvolveu, tornando-se uma cidade industrial. Empresas como Tigre, Tupy, Schulz, são “nascidas” na cidade, para citar apenas algumas!

Mas por que o nome Joinville?

As terras onde fica Joinville foram dadas como dote de casamento da princesa brasileira Francisca de Bragança, irmã de D. Pedro II, ao príncipe francês François Ferdinand Philiippe Louis Marie. Os dois casaram em 1843. Em homenagem a princesa, primeiro o lugar se chamou Colônia Dona Francisca e depois, em homenagem ao príncipe François, foi renomeada como Joinville, o nome da cidade francesa onde ele nasceu. Em 1848,  quando o rei Luis Felipe I, pai de Ferdinand, é destronado na França (e fica meio que sem eira nem beira), parte das terras são negociadas com a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, que começou a organizar a colônia trazendo europeus para habitar e cultivar essas terras de além mar! O casal nunca visitou a cidade! Não sabem o que perderam 😉

O Que Visitar !

Em um final de semana é possível dar um rolezinho bacana e conhecer os principais pontos turísticos, além de curtir o happy hour em algum de seus bares ou restaurantes, ou tomar um belo café da manhã nas tantas e deliciosas padarias! Vou deixar aqui a minha lista de sugestões que vocês podem organizar como acharem melhor e que fique mais prático para cada um!

Pórtico e Moinho OPA

Quem chega a Joinville pelo bairro da Glória tem parada obrigatória no Pórtico em estilo enxaimel e no Moinho, onde funciona o Bar da Cervejaria OPA, uma das mais famosas cervejas artesanais de Santa Catarina. Grudadinho neles fica o Parque Expoville,  muito apreciado pelos moradores e por turistas. O parque oferece espaço para piqueniques, pedalinhos para uma volta no lago e um baita espaço verde para lazer.

Pórtico e Moinho OPA Bier.

Museu da Imigração Nacional e Rua das Palmeiras

Dedicado a conservar e manter objetos, documentos e tudo o que esteja relacionado ao processo de imigração e colonização do Sul do país, o Museu está situado em um casarão,  datado de 1870, também conhecido por “Maison de Joinville”. Foi construído para  servir de sede da administração da então Colônia Dona Francisca. Bem em frente fica a linda Rua das Palmeiras, ou Alameda Brüstlein. Aqui neste post eu falo um pouco sobre ele. Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro. Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

Museu Nacional da Imigração Joinville
Maison de Joinville – Museu da Imigração

Mirante do Morro da Boa Vista e Parque Zoobotânico

Localizado no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, o Mirante de Joinville é uma estrutura em concreto, com aproximadamente 15 metros de altura, de onde é possível observar a área urbana da cidade, a Baía da Babitonga e ainda percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica. O Mirante fica dentro do Parque Zoobotânico, uma imensa área verde, com mais de cem espécies compondo sua fauna é um ótimo espaço para lazer e bem estar. Para chegar ao mirante pode-se ir a pé, de bicicleta ou de ônibus, com a linha exclusiva que circula por lá. Se optar por ir andando vai ser bem legal, mas fique ciente que terá de andar 2,3 km em subida (depois pra descer todo santo ajuda!!!). Confesso que dá um medinho chegar tão alto, mas vale a pena por que a vista é muito linda. Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau – Saguaçú. Funcionamento: todos os dias das 07h às 19h. Entrada gratuita. ATENÇÃO: para utilizar o ônibus há um custo de R$ 4,00 por ida e volta (valor Dez/2017).

Mirante Joinville Morro da Boa Vista

Baia da Babitonga vista a partir do Mirante de Joinville.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Joinville é conhecida por seu famoso Festival de Dança, que entrou para o livro dos Records, por ser o maior do mundo. E tem o privilégio de ser a única cidade do mundo a ter uma unidade do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Fundada em 2000, a Escola do Bolshoi no Brasil é mais do que um projeto cultural. Todos os anos milhares de crianças e jovens vêm a Joinville para as audições, que selecionam alunos para as novas turmas. Sua abrangência educacional e sua extensão social são imensas. “É um lugar para realizar sonhos”, como nos disse Albenize Ballen Bueno, Coordenadora de Comunicação da Escola. Endereço: Rua José Vieira, 315 – América. Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 20h. Informações sobre visitação: (47) 3422-4070.

Joinville roteiro de 2 dias Teatro Bolshoi

Joinville roteiro de 2 dias Teatro Bolshoi

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Passeio Bônus !!!

Se depois de passear e conhecer a rica história da cidade, você achar que ainda dá tempo, que tal um passeio de barco, deslizando pelas águas tranquilas da Baía da Babitonga? Em Joinville é possível! Os passeios náuticos do Barco Príncipe são famosos na região, por que além de curtir a brisa do mar, ainda garante um bônus, que é conhecer, mesmo que rápido, a cidade de São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil com mais de 500 anos. Veja aqui nesse post o que visitar em São Chico!

Passeio Barco Príncipe, chegada em São Francisco do Sul.

O primeiro Barco Príncipe começou suas atividades em 1988, com capacidade para 65 passageiros. Trinta anos depois, o Barco Príncipe III tem capacidade para 300 pessoas, que ficam confortavelmente instalados em dois salões refrigerados, com bar que serve petiscos e bebidas, além de um saboroso almoço. A paisagem pelo caminho é encantadora e traz uma paz tão grande! O Barco foi batizado em homenagem ao Príncipe de Joinville. Maiores informações sobre valores e horários, veja aqui.

Joinville roteiro de 2 dias Barco Príncipe

Outros pontos de interesse

  • Museu Arqueológico de Sambaqui – Com mais de 20 mil peças em seu acervo, resgata a memória dos Sambaquis, formações de areia e conchas. Endereço: Rua Dona Francisca, 600. Horário: terça a domingo, das 10h às 16h.
  • Centro Cultural Deutsche Schule – O prédio de 1866 era antiga Escola de Alemão. em 2006 iniciou seu restauro e reaberto a comunidade como Centro Cultural. Endereço: Rua Princesa Isabel, 438. Horário: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e, das 13h30 às 17h30.
  • Museu Nacional do Bombeiro – Único espaço dedicado à preservação da história dos bombeiros em todo o Brasil, seu acervo possui mais de 170 peças retratando a atividade dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, a mais antiga corporação no Brasil. Endereço: Rua Jaguaruna, 13. Horário: todos os dias, das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.
  • Mercado Público Municipal – antigo espaço de entreposto comercial, com mais de 100 anos de história. Além das frutas e verduras, também tem barraquinhas de artesanato e uma praça de alimentação. Endereço: Av. Dr. Paulo Medeiros. Horário: de segunda a sexta, das 07h às 19h. Sábados: das 07h às 13h.
  • Estação da Memória: Localizada na antiga Estação Ferroviária de Joinville, abriga rico acervo sobre a história do transporte ferroviário na  região. Endereço: Rua Leite Ribeiro. Horário: terça a domingo, das 10h às 16h.

Sugestões de onde fazer um happy hour e um belo café da manhã !

Mad Dwarf Brew Pub – cerveja artesanal diferenciada, acompanhadas por petiscos. Rua Ottokar Doerffel, 1112 – Contato: (47) 3432-1885.

Biergarten Joinville – espaço amplo, com uma carta de cervejas interessantes e um menu com carnes selecionadas. Endereço: Visconde de Taunay, 1183. Contato: (47) 3028-3771.

Padaria Amor e Canela – pães, doces, tortas, cucas. Nossa, só de lembrar já dá água na boca! É daqueles lugares agradáveis, com um buffet enorme de coisas boas. Eu que adoro tomar café na padaria curti muito. Endereço: Rua Dr. João Colin, 1893. Horário: segunda a sexta das 6h30 às 21h. Sábado das 7h às 21h. Domingo das 8h às 21hs. Feriado das 8h às 20h.

Começar bem o dia, com um café delícia, não tem nada melhor!

E ai? Gostaram das dicas? Espero que sim! Já conhecem Joinville e tem alguma sugestão de lugares para visitar? Deixa nos comentários! 😉

O que fazer em Joinville Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui