O que fazer em Joinville, roteiro de 2 dias

9
20924
O que fazer em Joinville

Conhecer as belezas de Santa Catarina têm sido a meta do Casa de Doda! Sempre que posso saio por ai descobrindo novos lugares ou mesmo revisitando alguns. Uma das cidades que conheço mas que sempre é muito agradável voltar é Joinville.

Dai que passo aqui para deixar dicas de o que fazer em Joinville, em um roteiro de 2 dias. Um final de semana para passear e se encantar pela Cidade das Flores ou Manchester Catarinense, como já foi chamada!

Joinville, em Santa Catarina, a cidade das bicicletas e das flores

Breve História da Cidade

Localizada ao norte do estado de Santa Catarina, Joinville tem números grandiosos! É a maior cidade do estado (ultrapassa Florianópolis com folga) e a terceira maior cidade da Região Sul, ficando atrás apenas de Porto Alegre e de Curitiba.

Seus mais de 1 milhão de m² acomodam quase 600 mil habitantes e seu Pib (produto interno bruto) é o maior do estado. Além disso sedia, há mais de 30 anos, o maior Festival de Dança do Mundo (registrado pelo Guiness Book) e é a única cidade fora da Rússia a ter uma unidade da Escola do Teatro Bolshoi.

Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, foi através do empreendedorismo desses povos que cresceu e se desenvolveu, tornando-se uma cidade industrial. Empresas como Tigre, Tupy, Schulz, são “nascidas” na cidade, para citar apenas algumas!

Mas por que o nome Joinville?

As terras onde fica Joinville foram dadas como dote de casamento da princesa brasileira Francisca de Bragança, irmã de D. Pedro II, ao príncipe francês François Ferdinand Philiippe Louis Marie. Os dois casaram em 1843. Em homenagem a princesa, primeiro o lugar se chamou Colônia Dona Francisca e depois, em homenagem ao príncipe François, foi renomeada como Joinville, o nome da cidade francesa onde ele nasceu.

Em 1848,  quando o rei Luis Felipe I, pai de Ferdinand, é destronado na França (e fica meio que sem eira nem beira), parte das terras são negociadas com a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, que começou a organizar a colônia trazendo europeus para habitar e cultivar essas terras de além mar! O casal nunca visitou a cidade! Não sabem o que perderam 😉


O que fazer em Joinville

Em um final de semana é possível dar um rolezinho bacana e conhecer os principais pontos turísticos, além de curtir o happy hour em algum de seus bares ou restaurantes, ou tomar um belo café da manhã nas tantas e deliciosas padarias! Vou deixar aqui a minha lista de sugestões que vocês podem organizar como acharem melhor e que fique mais prático para cada um!

Pórtico e Moinho OPA

Quem chega a Joinville pelo bairro da Glória tem parada obrigatória no Pórtico em estilo enxaimel e no Moinho, onde funciona o Bar da Cervejaria OPA, uma das mais famosas cervejas artesanais de Santa Catarina.

Grudadinho neles fica o Parque Expoville,  muito apreciado pelos moradores e por turistas. O parque oferece espaço para piqueniques, pedalinhos para uma volta no lago e um baita espaço verde para lazer.

Moinho do Opa, na entrada de Joinville
Loja da Cervejaria Opa
Museu da Imigração Nacional e Rua das Palmeiras

Dedicado a conservar e manter objetos, documentos e tudo o que esteja relacionado ao processo de imigração e colonização do Sul do país, o Museu está situado em um casarão,  datado de 1870, também conhecido por “Maison de Joinville”.

Foi construído para  servir de sede da administração da então Colônia Dona Francisca. Bem em frente fica a linda Rua das Palmeiras, ou Alameda Brüstlein.

Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro. Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita O Museu está fechado por tempo indeterminado. Uma lástima.

Museu Nacional da Imigração, em Joinville, ocupa um casarão do século 19.
Maison de Joinville, um casarão do início do século 19.
Mirante do Morro da Boa Vista e Parque Zoobotânico

Localizado no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, o Mirante de Joinville é uma estrutura em concreto, com aproximadamente 15 metros de altura, de onde é possível observar a área urbana da cidade, a Baía da Babitonga e ainda percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica.

O Mirante fica dentro do Parque Zoobotânico, uma imensa área verde, com mais de cem espécies compondo sua fauna é um ótimo espaço para lazer e bem estar. Para chegar ao mirante pode-se ir a pé, de bicicleta ou de ônibus, com a linha exclusiva que circula por lá.

Se optar por ir andando vai ser bem legal, mas fique ciente que terá de andar 2,3 km em subida (depois pra descer todo santo ajuda!!!). Confesso que dá um medinho chegar tão alto, mas vale a pena por que a vista é muito linda.

Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau – Saguaçú. Funcionamento: todos os dias das 06h às 20h. Entrada gratuita. ATENÇÃO: para utilizar o ônibus há um custo de R$ 4,00 por ida e volta.

Mirante de Joinville, oferece uma linda vista da Baía Babitonga.
Mirante Joinville, no Morro da Boa Vista
Vista da Baía Babitonga, a partir do Mirante de Joinville
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Joinville é conhecida por seu famoso Festival de Dança, que entrou para o livro dos Records, por ser o maior do mundo. E tem o privilégio de ser a única cidade do mundo a ter uma unidade do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

Fundada em 2000, a Escola do Bolshoi no Brasil é mais do que um projeto cultural. Todos os anos milhares de crianças e jovens vêm a Joinville para as audições, que selecionam alunos para as novas turmas.

Sua abrangência educacional e sua extensão social são imensas. “É um lugar para realizar sonhos”, como nos disse Albenize Ballen Bueno, Coordenadora de Comunicação da Escola.

Endereço: Rua José Vieira, 315 – América. Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 20h. Informações sobre visitação: (47) 3422-4070.

Escola Teatro Bolshoi, em Joinville
Escola Teatro Bolshoi, em Joinville
Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville. A única fora da Rússia
Passeio Bônus !

Se depois de passear e conhecer a rica história da cidade, você achar que ainda dá tempo, que tal um passeio de barco, deslizando pelas águas tranquilas da Baía da Babitonga? Em Joinville é possível!

Os passeios náuticos do Barco Príncipe são famosos na região, por que além de curtir a brisa do mar, ainda garante um bônus, que é conhecer, mesmo que rápido, a cidade de São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil com mais de 500 anos. Leia mais sobre São Francisco do Sul e o que visitar na cidade. 

De Joinville a São Francisco do Sul, pela Baía Babitonga
Chegada em São Francisco do Sul, no passeio do Barco Prínicipe

O primeiro Barco Príncipe começou suas atividades em 1988, com capacidade para 65 passageiros. Trinta anos depois, o Barco Príncipe III tem capacidade para 300 pessoas, que ficam confortavelmente instalados em dois salões refrigerados, com bar que serve petiscos e bebidas, além de um saboroso almoço.

A paisagem pelo caminho é encantadora e traz uma paz tão grande! O Barco foi batizado em homenagem ao Príncipe de Joinville e aqui eu falo mais sobre o passeio no Barco Príncipe.

Passeio no Barco Príncipe
Baía Babitonga, que vai de Joinville a São Francisco do Sul

Outros pontos de interesse

  • Museu Arqueológico de Sambaqui – Com mais de 20 mil peças em seu acervo, resgata a memória dos Sambaquis, formações de areia e conchas. Endereço: Rua Dona Francisca, 600. Horário: terça a domingo, das 10h às 16h.
  • Centro Cultural Deutsche Schule – O prédio de 1866 era antiga Escola de Alemão. em 2006 iniciou seu restauro e reaberto a comunidade como Centro Cultural. Endereço: Rua Princesa Isabel, 438. Horário: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e, das 13h30 às 17h30.
  • Museu Nacional do Bombeiro – Único espaço dedicado à preservação da história dos bombeiros em todo o Brasil, seu acervo possui mais de 170 peças retratando a atividade dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, a mais antiga corporação no Brasil. Endereço: Rua Jaguaruna, 13. Horário: todos os dias, das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.
  • Mercado Público Municipal – antigo espaço de entreposto comercial, com mais de 100 anos de história. Além das frutas e verduras, também tem barraquinhas de artesanato e uma praça de alimentação. Endereço: Av. Dr. Paulo Medeiros. Horário: de segunda a sexta, das 07h às 19h. Sábados: das 07h às 13h.
  • Estação da Memória: Localizada na antiga Estação Ferroviária de Joinville, abriga rico acervo sobre a história do transporte ferroviário na  região. Endereço: Rua Leite Ribeiro. Horário: terça a domingo, das 10h às 16h.

Sugestões de onde fazer um happy hour e um belo café da manhã !

Mad Dwarf Brew Pub – cerveja artesanal diferenciada, acompanhadas por petiscos. Rua Ottokar Doerffel, 1112 – Contato: (47) 3432-1885.

Mad Dwarf, cervejaria

Biergarten Joinville – espaço amplo, com uma carta de cervejas interessantes e um menu com carnes selecionadas.

Endereço: Visconde de Taunay, 1183. Contato: (47) 3028-3771

Padaria Amor e Canela

Pães, doces, tortas, cucas. Nossa, só de lembrar já dá água na boca! É daqueles lugares agradáveis, com um buffet enorme de coisas boas. Eu que adoro tomar café na padaria curti muito.

Endereço: Rua Dr. João Colin, 1893. Horário: segunda a sexta das 6h30 às 21h. Sábado das 7h às 21h. Domingo das 8h às 21hs. Feriado das 8h às 20h.

Padaria Pão e Canela
Padaria Pão e Canela lugar ótimo para tomar café da manhã
Começar bem o dia, com um café da manhã delícia, não tem nada melhor!

E ai? Gostaram das dicas? Espero que sim! Já conhecem Joinville e tem alguma sugestão de lugares para visitar? Deixa nos comentários! 😉


O que fazer em Joinville

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

Artigo anteriorEncontro de Blogueiros de viagem em Joinville
Próximo artigoPomerode, calendário de eventos 2018
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Ahhh que legal, com certeza vou passar por esses lugares indicados… Com mais calma porque vou ficar por lá 4 dias… Depois conto como foi ansiosa

    • Oi Priscila! Que bom que gostou e que vai te ajudar no teu roteiro/passeio. E como vai ficar mais tempo lá, dá até pra fazer o passeio de barco para São Francisco do Sul, tenho certeza que tu vais curtir!! Depois me conta mesmo tudo o que achou. Adoro saber a impressão de vocês. Um beijão, ótimo passeio. Feliz Natal e um 2019 cheio de viagens!

  2. Ameiii
    Dicas super boas e com endereço
    Estou indo conferir agora 3a 5/05/19
    Valew
    Continue fazendo postagens de outros lugares. Seu texto é claro fácil de entender e bônus extra
    “Vc passa empolgação da viagem” 👏👏👏👏👏♥️😘

    • Oi Rosy! Fico muito feliz que as dicas tenham te ajudado. Tenho certeza que vais gostar de passear por Joinville.
      Obrigada por visitar o blog e volte sempre que quiser.
      Beijos,
      Márcia

    • Oi Silvia, tudo bom? Que legal ler teu comentário. Fico muito feliz de poder ajudar outros viajantes. Com certeza tu vais curtir a cidade. Um beijo e boa viagem

  3. Estive ano passado em Joinville para um congresso e visitei um lugar que merece entrar na lista: Instituto Juarez Machado (Rua Lages, 994). Uma bela coleção dos trabalhos do artista, além de um agradável café!

    • Oi Alexandre, tudo bom? Eu ainda não visitei o Instituto e por isso não o coloquei na lista, mas é sim uma sugestão ótima de passeio. Muito obrigada pela dica. Beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.