Pomerode: Museu Casa do Imigrante, Carl Weege

Casa do Imigrante - Carl Weege em Pomerode, Santa Catarina.

2
382

Quando estiver em Pomerode, não esqueça de fazer uma visita ao Museu Casa do Imigrante, Carl Weege. Ela faz parte do roteiro turístico da cidade e tem o objetivo de ajudar a contar sua história. O passeio é interessante para conhecer como era o dia a dia das famílias dos colonizadores da região, através do rico acervo de objetos, utensílios domésticos, mobiliário, documentos e vestuário. Era uma vida de hábitos simples, sem energia ou água encanada, mas com muita fartura em virtude do trabalho na lavoura e criação de animais.

Adorei a porta verde da cozinha!

A casa é parte do patrimônio da Família Weege, uma das fundadoras de Pomerode. E é uma típica construção em estilo enxaimel. O imigrante pomerano Carl Weege, nasceu em Regenwald, distrito da cidade de Lobez, na antiga Pomerânia. Aos 12 anos mudou-se para o Brasil, junto com a família e aos 20 anos casou-se com Caroline Augusta, com quem teve 15 filhos.

A descendência de Carl e Caroline Weege retratada através de sua árvore genealógica.
Quarto do Casal Weege. Caminha estreita né?!

Esse ambiente ficou tão bucólico…
Naquela época o sótão das casas era utilizado tanto como dormitório como para armazenar a colheita.

A família se estabelece no local onde fica Pomerode Fundos, trabalhando na agricultura. Constroem um atafona, para a moagem de milho e produção de farinha (fubá) e uma moenda para cana, e se dedicam ao comércio, contribuindo assim para o crescimento da região.

Maquete animada da “atafona”, para demonstrações de como funcionava a máquina. É uma gracinha funcionando!!
Moenda de cana, que servia para fazer entre outras coisas, o açúcar mascavo, consumido pela família.

Em pouco mais de um hora de visita vocês conseguem ver tudo. Por isso dá pra conhecer e depois continuar o roteiro pelo restante da cidade ou mesmo parar na Cervejaria Schornstein para aquele happy hour com uma bela cerveja artesanal! E não esqueçam de fazer muitas fotos, pois o lugar é convidativo. Principalmente no jardim onde fica a roda d’água e o lago. Se estiver um dia ensolarado como o que eu peguei, fica melhor ainda!

SERVIÇO

Casa do Imigrante – Carl Weege
Aberta de terça a domingo – das 9h às 12h e das 13h às 17h
Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos
Fone: (47) 3387.2613 – Entrada gratuita

Leia também:

Pomerode, o que fazer na cidade mais alemã do Brasil


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui