Ponte Hercílio Luz e Forte de Sant’anna do Estreito

0
152

Como Florianópolis é relativamente próxima aqui de Blumenau, sempre que dá um tempinho vamos para lá. Em uma dessas andanças é claro que eu parei para visitar, admirar a Ponte Hercílio Luz, que está com seu visual um pouco modificado, em função das inúmeras gruas que fazem parte da obra de profunda revitalização que estão fazendo. Acredito que todos conheçam a famosa ponte de Floripa, um dos seus principais cartões postais. Eu tive a sorte de cruzá-la de carro (mas isso lá em mil novecentos e bolinha!!)! O legal é que em breve (até o final de 2018) ela voltará a ser aberta para travessia, mas parece que só para pedestres. Vamos aguardar!

Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a Ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Leva o nome do governador que idealizou sua construção e conseguiu dar vida ao projeto. Eu a acho linda, uma maravilha da engenharia.

Ali, aos pés da ponte, fica o Forte de Sant’anna do Estreito que começou a ser construído a partir de 1761, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria. Estando situado junto ao estreito da união das Baías Norte e Sul, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem a Baía Norte. Em 1938 foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, abrigando desde 1975 o Museu de Armas Major Lara Ribas da Polícia Militar de Santa Catarina. O Museu está temporariamente fechado para reforma.

O Forte de Sant’anna está entre as fortalezas que protegiam a Ilha de Santa Catarina, junto com o Forte de Santo Antônio de Ratones, Fortaleza de Nossa Senhora de Conceição Araçatuba, Fortaleza de São José de Ponta Grossa, Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Forte de Santa Bárbara da Vila, Forte Marechal Moura de Naufragado e Bateria de São Caetano da Ponta Grossa. Além do Forte de Sant’anna eu já visitei a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica entre as praias de Daniela e Jurerê, e é um passeio bem legal, pois para chegar até lá vamos de escuna. Imagino que fazer o roteiro completo deva ser bem interessante, principalmente para quem gosta de história, lendas e outros que tais! Eu adoro!

Chegar ao Forte é bem fácil. Basta seguir pela Beira Mar Norte e entrar pelo acesso que vai para a Polícia Militar. O bom é que tem um estacionamento e até bancos, para quem quiser sentar e ficar admirando a paisagem. Eu fiquei por ali, só na contemplação, apreciando a vista da baía da terra da magia. 🙂

Besos


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui