Beco do Batman, na Vila Madalena, a vanguarda da arte de rua

0
59
Beco do Batman Vila Madalena

A Vila Madalena, em São Paulo, por si só já é um bairro icônico, cheio de modernidade, cultura, boemia e bares, muitos bares! Dai a ter um Beco do Batman pra chamar de seu, foi um pulo! E eu fui lá para conferir, claro!!

beco-do-batman-33
A Lua Crescente de olho no Beco do Batman!

A década era 1980 e a Rua Gonçalo Afonso, uma viela entre as Ruas Luís Murat e Medeiros de Albuquerque um dia amanheceu grafitada com o desenho do homem-morcego mais famoso do mundo, o Batman! Bastou para que outros artistas do grafite começassem a aparecer por ali e transformar o espaço, que antes era abandonado e sujo, em uma galeria de arte a céu aberto e uma referência de ocupação do espaço público.

beco-do-batman-18

As manifestações artísticas se dão através de imagens variadas, letras cubistas, cores vivas e muita psicodelia. Vira e mexe, pode-se encontrar equipes fazendo trabalhos de vídeo, como documentários. O espaço virou locação para fotos e campanhas publicitárias, festas e, dizem, até visitas guiadas já são oferecidas, com intuito de explicar como funciona o mundo do grafite!

beco-do-batman-22
Esse grafite ficou imortalizado pelas minhas lentes e por tantas outras! É que duas semanas depois de passar pelo Beco, ele foi apagado, confirmando o que eu digo no texto, sobre o espaço ser mutante e sempre estar se reinventando!

Mas como em tudo na vida, até o Beco tem as suas regras. Se o muro estiver pintado, outro grafiteiro não pode simplesmente chegar e pintar por cima, mesmo que o desenho esteja ruim. É preciso conversar antes com o “dono” daquele grafite e dai, a partir de uma autorização dele, fazer outra intervenção. Um pouco de ordenamento no caos sempre cai bem!

beco-do-batman-20

Seja como for, o legal mesmo é andar pelo Beco do Batman, fazer muitas fotos e estar atento às mensagens coladas pelos postes, cheias de reflexão!! Mas fique sabendo que o espaço é mutante, de tempos em tempos as cores e as formas por ali mudam e dai é mais uma explosão de arte que acontece.

beco-do-batman-11
Eu adorei fazer pose pelas paredes do Beco! 

E ai, gostaram? Então numa próxima ida a São Paulo, reserve umas horinhas e vá ao Beco do Batman, um passeio diferente e descolado!

Besos

beco-do-batman-35

**As duas fotos em que eu apareço são da Naty João, do Blog HolidayMe


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui