Serra do Rio do Rastro, pelas curvas da estrada

8
8375
Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro, no sul de Santa Catarina, é uma das estradas mais bonitas do Brasil. A cada curva cenários deslumbrantes se abrem diante de nossos olhos e o encantamento é imediato.

Localizada entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, a Serra do Rio do Rastro é formada de paredões que estão a aproximadamente 1.500 metros de altitude.

Dos seus 35 km de extensão, 12 km são de concreto armado, material muito usado em estradas desse tipo. Na estrada Rio-Teresópolis o pavimento também é esse. À noite a estrada fica toda iluminada, oferecendo mais segurança a quem trafega por ali.

Serra do Rio do Rastro

Uma dica para quem vai para lá é subir a serra! Isso mesmo! É que a subida é mais aventura ahahah! Ela pode ser acessada de Tubarão, dai pegar a SC-390 em direção a Orleans e continuar por ela até Lauro Müller. Ou pela SC-114, para quem vem de Blumenau, por exemplo.

Mas não vá com pressa, pois chegar ao Mirante de Observação pode levar mais de uma hora e ande com atenção ao trafegar por ali, pois suas curvas sinuosíssimas devem ser vencidas com cautela!!

Já visitei a Serra do Rio do Rastro duas vezes. Chegando até ela tanto por Bom Jardim da Serra, como fazendo a subida, curva a curva! E tome curvas, viu? São 284 no total!!!

Serra do Rio do Rastro

Foi na segunda vez que eu fiz a subida a partir de Lauro Müller, por isso digo que indo por ali é mais adrenalina! Enquanto subimos vamos observando os carros indo devagarinho, ficando miudinhos lá pra traz!

E quando aparece um caminhão então? É comum quem vem na direção contrária ter de parar e até dar ré, para que o veículo maior possa passar!

Serra do Rio do Rastro
Olha o que eu falei! O carro no cantinho está dando ré pro caminhão passar!

Aproveite para parar nos mirantes ao longo do caminho. Um deles é o do Monumento aos Tropeiros. Intrépidos homens que viajavam em lombo de cavalo ou mulas, e que foram os desbravadores dessas terras ainda no Século XIX.

Outro ponto de parada é o Miradouro do Poste 55, de onde vemos a estrada bem de frente. Se achamos que é difícil a serra viajando de carro, imagina os Tropeiros que levavam dias para cruzar todo o caminho.

Serra do Rio do Rastro

Mas todo o “sacrifício” da subida vai valer a pena. Quando chegarem ao Mirante terão diante de vocês uma explosão do verde e das montanhas da Serra do Rio do Rastro.

Um monumento natural de deixar qualquer um de queixo caído. Digo isso por que sempre que me deparo com algum lugar muito bonito eu fico emocionada!

Para deixar melhor ainda a subida, no Mirante existe um café, com lojinha de souvenires e outras coisitas!

Cânion da Ronda

A Serra do Rio do Rastro é cheia de cânions, não à toa é considerada um paraíso do ecoturismo. Um desses Cânions é o da Ronda, local onde os tropeiros paravam, quando estavam levando gado. Sua formação era como um curral, o que facilitava a contenção do rebanho. Ele fica bem ao lado do Parque Eólico. Para visitar os dois lugares eles cobram uma taxa de conservação de R$ 5,00.

Mas a vista mais bonita dele é pelo Pico do Cânion da Ronda, onde fica a parte mais alta, com 1427 metros de altitude e com até 400 metros de profundidade. Nesse caso, por ser uma área mais restrita, a sugestão é contratar uma empresa de Ecoturismo. A Tribo da Serra tem pacotes com guias especializados que acompanham e dão uma aula sobre a área toda.

Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro Cânion da Ronda

Nossa segunda vez na Serra foi durante o Rota Sul, Encontro de Blogueiros no Sul de Santa Catarina. Foi um encontro super legal, com um grupo bacana de blogueiros vindos de várias partes do Brasil! Estiveram lá:

Serra do Rio do Rastro Cânion da Ronda
Crédito da Imagem: Beneth Torquato – Tire a Bunda do Sofá
Parceiros do Encontro

Cervejaria Lohn Bier | LATAM | Hotel Ibis Criciúma | Restaurante Bodega do Zeca | Restaurante Veneza | Engenharia Castanhel Supplay Informática e Suplementos | Effort Digital | Minha Trip 92,5 FM | Inspira Personalizados |Real Nob Hotel | Churrascaria Tropeiro | Prefeitura de Nova Veneza | Prefeitura de Orleans | Fundação Cultural de Criciúma | Multicópias | Damyller | Interclass Hotel | Bolo de Mãe | Feelclean Lenços Umedecidos | Viagema | Gate 05 | Tribo da Serra Eco | Famiglia Angelotti | PAX | Omnes Cosméticos


Serra do Rio do Rastro

Gostaram da Serra do Rio do Rastro? O que acharam dessas curvas? Já conhecem? É um lugar lindo e eu boto pilha para todos visitarem, por que não irão se arrepender! 😉


Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorMuseu de Hábitos e Costumes, em Blumenau
Próximo artigoMuseu Histórico de São Francisco do Sul, memórias
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

8 COMENTÁRIOS

    • Oi Hanna! Tudo bom? Que legal que gostou. Venha se encantar com as belezas do Sul, tenho absoluta certeza que vais gostar muito. E tem coisas para todos os gostos!!! Essa Serra em particular tem uma vibe que deixa a gente com a alma tranquila! Muito obrigada pelo comentário. Volte sempre! Beijos 😉

    • Oi Carol! Sim, tem, eu acho que te marquei nela no IG ou FB. A corrida é subindo, sai de Lauro Muller e chega no Mirante. É hard total! Beijooo

  1. Essa serra parece ser uma coisa LIIINDA de viver (também ficaria emocionada), tá na minha lista de “quero ir” com certeza, ainda mais com a sua recomendação! E 284 curvas, haja dramin! Beijo, Doda linda, querida e diva do chapéu no Chile!

  2. Show de bola o relato. Vou para Laguna em dezembro, e estou pensando em visitar a Serra, mais para tirar algumas fotos. Indo de Laguna, Orleans, para Lauro Muller. Minha duvida é: De Lauro Muller tem algum mirante que possa ver a serra, sem ter que percorre-la? Dessa vez quero fazer o caminho mais fácil, sem muita aventura,apenas contemplação. Tem como?

    • Fernando, o Mirante de Lauro Muller tem que subir um pedaço da Serra. Ele fica praticamento no meio do caminho! É o Miradouro do Poste 55. Depois dele só o o Mirante de Bom Jardim da Serra, no topo da Serra. Onde fica o restaurante e sempre está bem lotado de gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.