Catedral Metropolitana de Manaus, patrimônio da cidade

0
54
Catedral Metropolitana de Manaus

Caminhar pelo centro histórico da capital do Amazonas é um convite ao deslumbramento com seus prédios, muitos ainda bem conservados. E um deles, a Catedral Metropolitana de Manaus, além de ser o maior templo católico da cidade, ainda nos oferece uma viagem no tempo, com o seu Museu da Catedral.

+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Encontre seu hotel em Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus

Conhecida como a “Igreja da Matriz”, sua localização foi por muitos anos considerada estratégica, pois se encontra em uma pequena elevação que propiciava avistar os barcos e navios que chegavam ao porto da cidade.

Escadaria em formato de Lira.
Do alto a escadaria se avista a Praça da Matriz, o prédio da Alfândega entre outros.

A atual construção foi erguida sobre os restos da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Ela foi a primeira igreja de Manaus, construída no ano de 1695 por religiosos carmelitas que chegaram quando a cidade ainda era a aldeia de São José de Rio Negro.

No início do Século 18 a igrejinha de barro e palha foi demolida e um novo templo construído, mas logo destruído por um incêndio em 1850. Em 1858 a pedra fundamental da Igreja como vemos hoje foi lançada, e sua construção levou 20 anos para ser finalizada.

Em estilo neoclássico, é a primeira grande obra arquitetônica erguida na cidade. O campanário da Catedral Metropolitana de Manaus possui seis sinos, trazidos de Portugal e instalados ali no ano de 1875.

Praça no entorno da Igreja

O altar mor foi esculpido em mármore, pelo artista francês Joseph Gaune, em 1874. O piso da Catedral é todo revestido em ladrilhos de pedra que imitam mármore e foram trazidos da Europa. 

Depois de muitas dificuldade até sua completa conclusão, finalmente em 1878 a Catedral Metropolitana de Manaus é benta e inaugurada!

Altar mor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Museu da Catedral

Em uma sala ao lado da Catedral encontramos o Museu da Catedral. Com um acervo modesto, mas rico de cultura e história, nele o que mais chama a atenção são os itens utilizados na missa campal, celebrada pelo então Papa João Paulo II, durante a sua visita a Manaus em 1980.

O Museu também mostra antigas estruturas da Catedral, descobertas em escavações feitas por arqueólogos, durante a última reforma.

Catedral Metropolitana de Manaus - Museu da Catedral
Paramentos utilizados pelo Papa João Paulo II em sua visita.
As antigas estruturas da Igreja foram expostas após escavações arqueológicas.

Paramentos e batinas utilizadas ao longos dos anos pelos Bispos de Manaus, imagens sacras, Bíblias e a réplica de uma carta, encontrada dentro de uma garrafa, durante a restauração da igreja.

Estima-se que foi escrita por volta de 1870, por um dos operários que trabalhou na construção da atual Catedral. A carta original está sob a guarda do Departamento de Patrimônio Histórico da SEC – Secretaria Estadual de Cultura.

Batinas usadas pelos Bispos de Manaus.

E ai? Gostaram de mais essa dica de Manaus? Gostam de conhecer Igrejas durante as viagens? Eu adoro! Por isso sempre compartilho com vocês! 🙂

Praça Oswaldo Cruz, s/nº, Centro – Manaus. Contato: (92) 3234-7821. Funciona todos os dias. Os horários das Missas podem ser verificados pelo Site: www.catedralnsconceicao.org 

PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Fortaleza, Campinas, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.

**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.