Catedral Metropolitana de Manaus, patrimônio da cidade

5
5826
Catedral Metropolitana de Manaus

Caminhar pelo centro histórico da capital do Amazonas é um convite ao deslumbramento com seus prédios, muitos ainda bem conservados. E um deles, a Catedral Metropolitana de Manaus, além de ser o maior templo católico da cidade, ainda nos oferece uma viagem no tempo, com o seu Museu da Catedral.

+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Reserve aqui seu hotel em Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus

Conhecida como a “Igreja da Matriz”, sua localização foi por muitos anos considerada estratégica, pois se encontra em uma pequena elevação que propiciava avistar os barcos e navios que chegavam ao porto da cidade.

Catedral Metropolitana de Manaus, escadaria em formato de lira
Escadaria em formato de Lira.
Vista da praça da matriz
Do alto a escadaria se avista a Praça da Matriz, o prédio da Alfândega entre outros.

A atual construção foi erguida sobre os restos da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Ela foi a primeira igreja de Manaus, construída no ano de 1695 por religiosos carmelitas que chegaram quando a cidade ainda era a aldeia de São José de Rio Negro.

No início do Século 18 a igrejinha de barro e palha foi demolida e um novo templo construído, mas logo destruído por um incêndio em 1850. Em 1858 a pedra fundamental da Igreja como vemos hoje foi lançada, e sua construção levou 20 anos para ser finalizada.

Em estilo neoclássico, é a primeira grande obra arquitetônica erguida na cidade. O campanário da Catedral Metropolitana de Manaus possui seis sinos, trazidos de Portugal e instalados ali no ano de 1875.

Catedral Metropolitana de Manaus
Praça no entorno da Igreja

O altar mor foi esculpido em mármore, pelo artista francês Joseph Gaune, em 1874. O piso da Catedral é todo revestido em ladrilhos de pedra que imitam mármore e foram trazidos da Europa. 

Depois de muitas dificuldade até sua completa conclusão, finalmente em 1878 a Catedral Metropolitana de Manaus é benta e inaugurada!

Altar
Altar mor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Catedral Metropolitana de Manaus

Museu da Catedral

Em uma sala ao lado da Catedral encontramos o Museu da Catedral. Com um acervo modesto, mas rico de cultura e história, nele o que mais chama a atenção são os itens utilizados na missa campal, celebrada pelo então Papa João Paulo II, durante a sua visita a Manaus em 1980.

O Museu também mostra antigas estruturas da Catedral, descobertas em escavações feitas por arqueólogos, durante a última reforma.

Catedral Metropolitana de Manaus - Museu da Catedral
Paramentos utilizados pelo Papa João Paulo II em sua visita.
Museu da Catedral
As antigas estruturas da Igreja foram expostas após escavações arqueológicas.

Paramentos e batinas utilizadas ao longos dos anos pelos Bispos de Manaus, imagens sacras, Bíblias e a réplica de uma carta, encontrada dentro de uma garrafa, durante a restauração da igreja.

Estima-se que foi escrita por volta de 1870, por um dos operários que trabalhou na construção da atual Catedral. A carta original está sob a guarda do Departamento de Patrimônio Histórico da SEC – Secretaria Estadual de Cultura.

Vestes sacerdotais
Batinas usadas pelos Bispos de Manaus.
Carta achada durante o restauro

E ai? Gostaram de mais essa dica de Manaus? Gostam de conhecer Igrejas durante as viagens? Eu adoro! Por isso sempre compartilho com vocês! 🙂

Praça Oswaldo Cruz, s/nº, Centro – Manaus. Contato: (92) 3234-7821. Funciona todos os dias. Os horários das Missas podem ser verificados pelo Site: www.catedralnsconceicao.org 

Catedral Metropolitana de Manaus

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorTeatro Amazonas, a Ópera de Manaus
Próximo artigoTreze Tílias, um pedaço da Áustria no sul do Brasil
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

5 COMENTÁRIOS

    • Ahhh que pena. Quando voltar lá um dia, faça uma visita. Antigamente tinha até o carro usado pelo Papa, no museu, mas agora não sei onde colocaram!

  1. Olá Marcia! Nossa, eu fiquei maravilhado com o interior da Catedral de Manaus. Adorei também a resenha histórica que compartilhou com agente sobre a construção dessa igreja. Fiquei com muita vontade de tirar uma fotinho dentro da igreja. Muito obrigado mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.