Mercado Adolpho Lisboa encanta por sua arquitetura

4
6575
Mercado Adolpho Lisboa

Mercado Adolpho Lisboa é um dos mais importantes exemplares da arquitetura Art Nouveau ainda existente em Manaus e um dos exemplares mundiais da arquitetura em ferro, seguindo as características do antigo mercado francês Les Halles, que ficava em Paris.

Sua construção teve início em 1880 e ficou a cargo da firma Bakus & Brisbin de Belém do Pará, os pavilhões de ferro, pela firma escocesa Walter MacFarlane e no Pavilhão Central as colunas de ferro, que foram importadas de Liverpool, da empresa Francis Morton Engineers.

+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Reserve seu hotel em Manaus

Mercado Adolpho Lisboa Manaus
A estrutura de seus pavilhões é toda em ferro, da firma Walter MacFarlane
Mercado Adolpho Lisboa Manaus

Sobre o portão principal, está gravado o nome Adolpho Lisboa que na época da construção da fachada era prefeito da cidade de Manaus. Sua inauguração aconteceu em 1883, porém sua fachada está datada de 1906 e os trabalhos de pintura foram realizados por Filintho Santoro.

Mercado Adolpho Lisboa Manaus Fachada
Mercado Adolpho Lisboa Manaus Teto Fachada
Detalhe do teto com o brasão da cidade.

Depois de um período de abandono, nos anos 2000 passou por uma profunda revitalização, voltando a ser aberto ao público em 2013, no seu aniversário de 130 anos.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Mercado Adolpho Lisboa é a herança de uma das épocas mais ricas do Amazonas, quando lá viviam os barões da borracha.

Mercado Adolpho Lisboa Manaus
Mercado Adolpho Lisboa Manaus
Esse pequeno casarão à direita era o antigo posto de fiscalização dos produtos que chegavam pelo porto.

Encontramos de tudo no mercadão! Desde peixes, frutas regionais, muito artesanato e restaurantes que vendem peixes e lanches, como a tapioca com queijo coalho e tucumã, deliciosa iguaria da região.

Mercado Adolpho Lisboa Manaus Ervas e Chás
Ervas medicinais diversas, muito procuradas por todos que visitam o Mercado!
Mercado Adolpho Lisboa Manaus Artesanato
Muito artesanato de corda e juta.
Mercado Adolpho Lisboa Manaus peixes regionais
Bodó, um peixe muito apreciado pelos amazonenses. 
Mercado Adolpho Lisboa Manaus farinhas regionais
As farinhas, base importante na alimentação do amazonense.

Tudo isso está dividido em diferentes pavilhões, como o Pavilhão da Carne, o Pavilhão do Peixe, Pavilhão Frontal (antigo Pavilhão das Tartarugas) e Pavilhão Central. A entrada no Mercado Adolpho Lisboa pode ser feita tanto pela Rua dos Barés quanto pela Avenida Manaus Moderna, rua que dá acesso ao porto fluvial e oferece uma bela vista do Rio Negro, que fica tomado por barcos coloridos.

Pavilhão do Peixe
Sou encantada pelos vitrais dos pavilhões. 
Vista para a Manaus Moderna
O colorido dos barcos regionais

Uma das curiosidades do Mercado Adolpho Lisboa é a Lei da “Hora da Creolina“, instituída em 1903 pela autoridade municipal. Em horários pré determinados, ao soar o sino, era obrigatório fazer a limpeza e desinfecção do lugar, já que se comercializavam carnes e peixes crus, e isso podia causar doenças graves, caso não fosse cuidado.

Hora da Creolina
Quando o sino tovaca, era hora da creolina!

Nos anos 1990 um novo mercadão foi construído, a uns 300 metros de distância, é a Feira Municipal da Manaus Moderna, que vende praticamente os mesmos produtos, mas com um espaço maior e, dizem alguns, mais barato que no Mercado Adolpho Lisboa! Ao lado dele fica também a Feira da Banana.

Feira da Manaus Moderna
Feira da Banana

E ai, estão curtindo essas dicas de passeios em Manaus? Espero que sim. Mas para isso eu gostaria de ver os comentários de vocês! Me contem o que acharam ou me deem dicas de passeios! 😉

MERCADO ADOLPHO LISBOA |ONDE FICA

Endereço: Acesso pela rua dos Barés e Manaus Moderna, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 12h. 


Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorZoológico do CIGS, atração em Manaus
Próximo artigoTeatro Amazonas, a Ópera de Manaus
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.