Palácio da Justiça, importante Centro Cultural em Manaus

0
1006
Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus

Caminhar pelo Centro Histórico de Manaus é se encantar por seus inúmeros prédios centenários. Um dos mais antigos, depois do Teatro Amazonas, é o prédio do Palácio da Justiça Clóvis Bevilacqua, que está localizado na Rua Eduardo Ribeiro.

+Encontre seu hotel em Manaus
+Leia mais sobre Manaus

Sua construção iniciou em 1894, durante o governo de Eduardo Ribeiro e foi inaugurado em abril de 1900, no governo de José Cardoso Ramalho Júnior. 

Centro Cultural Palácio da Justiça
Fachada do centro cultural

Depois de mais de cem anos cumprindo sua função, em 2001 o Palácio da Justiça passou por uma revitalização, funcionando como sede do poder judiciário até abril de 2006. E a partir dai transformou-se em Centro Cultural, aberto a visitação para que todos conheçam sua história.

Os visitantes podem apreciar os espaços e salas do prédio de arquitetura renascentista, considerado um dos mais bonitos da época áurea dos barões da borracha.

Detalhes do interior do prédio
Escadaria
Piso hidráulico, lindo!
Detalhes do piso de ladrilho.

No Palácio da Justiça a exposição permanente o Museu do Crime, chama a atenção por mostrar crimes famosos que aconteceram no estado do Amazonas.

Exposições temporárias também fazem parte do calendário do Centro Cultural além de variadas atividades culturais como mostra de filmes, saraus e ações de juri simulado, realizadas por alunos dos diversos cursos de Direito da cidade.

Esses simulados acontecem tanto na sala do Tribunal do Juri, como na sala do Tribunal Pleno.

Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus Museu do Crime
Reportagens contam sobre os crimes históricos!
Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus Tribunal do Juri
Sala do Tribunal do Juri. O espaço serve para simulações com os alunos de Direito.
Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus Tribunal Pleno
Sala do Tribunal Pleno.

O mobiliário do Palácio de Justiça foi encomendado no Rio de Janeiro, no mesmo lugar onde foram produzidos os móveis da Assembléia Legislativa do Rio e de outros prédio públicos fluminenses.

Possui ainda um gabinete de leitura com acervo de mais de mil títulos, em sua maioria da área jurídica, que pode ser consultado para pesquisa.

Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus
Gabinete de leitura.

A sala dos ex-Presidentes e o Gabinete do Presidente também estão abertos a visitação. Do gabinete se via o Rio Negro, hoje a vista está encoberta por inúmeros prédios. O que é uma pena!

Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus Sala dos ex Presidentes
Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus Sala do Presidente
Gabinete do Presidente.

PALÁCIO DA JUSTIÇA | ONDE FICA

Endereço: Rua Eduardo Ribeiro, 833 – Centro – Contato:(092) 3248-1844. Visitação gratuita: de terça a sexta, das 09h às 16h. Sábado: das 13h às 17h. Domingos: das 09h às 13h. Fotos são permitidas, mas sem o uso do flash.


Centro Cultural Palácio da Justiça Manaus

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.