Encontro RBBV 2018: Curitiba sedia o maior evento de blogueiros de viagem do Brasil

0
2035
Encontro RBBV Curitiba

Em novembro Curitiba sediou o segundo Encontro RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Mais de 140 blogs (e cerca de 150 blogueiros) estiveram presentes para uma maratona de palestras, passeios, integração e muito bate papo.

Foram quatro dias intensos, de 01 a 04 de novembro. Como em todo encontro a expectativa era grande, afinal, pessoas de todo o Brasil e alguns vindos do exterior, estavam se mobilizando até a capital Paranaense com um único objetivo: tornar esse o maior e melhor Encontro da RBBV! O Casa de Doda foi (lógico) e conta tudo agora!

O primeiro Encontro RBBV aconteceu em 2016 na capital mineira, Belo Horizonte!

O que é a RBBV?

Criada em 27 de novembro de 2011, por Cláudia Beatriz, do Blog Aprendiz de Viajante, a RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem chegava com o objetivo de juntar os blogueiros de viagem do Brasil (e alguns blogueiros brasileiros que moravam no exterior), para que assim pudessem trocar ideias e experiências sobre esse mundo tão amplo e cheio de possibilidades! Desde o começo a Rede queria buscar formas de deixar o trato entre blogs, leitores e possíveis parceiros, mais profissional.

Com o tempo a Rede foi ganhando forma e mais pessoas chegaram. E o que era um grupo fechado foi transformado em um site, onde todos os membros são apresentados e onde os leitores podem encontrar praticamente um catálogo das melhores dicas de turismo pelo mundo.

O Casa de Doda faz parte da RBBV há dois anos, o que pra mim foi um passo decisivo para deixar o blog ainda mais sério e comprometido com seus leitores. Afinal, temos a chancela de uma das maiores Redes de Blogueiros de Viagem, não só do Brasil, como do mundo!

Encontro RBBV Curitiba

Programação do Encontro RBBV

Dia 01

O primeiro dia começou com uma visita à Torre Panorâmica de Curitiba. Antiga torre de telefonia de onde é possível ter uma visão 360° da cidade. Lá os participantes foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca que fez questão de falar com todos e contar um pouco sobre os planos turísticos da cidade. Nós (eu e marido) não conseguimos chegar a tempo de participar, infelizmente.

Encontro RBBV Curitiba
Crédito de imagem: Daniela Almeida – Blog D&D Mundo Afora. Prefeito de Curitiba recebendo os blogueiros na Torre Panorâmica.

Como não fomos à Torre, seguimos direto para o Hotel onde ficaríamos, o Intercity Curitiba. Deixamos nossas muambas e rumamos para o centro histórico para almoçar com a Tati Prata, do Blog Cheap Trip e a Carol Belo, do Viajar Correndo, que já nos esperavam no Armazém Califórnia, um restaurante de comida árabe bem tradicional e que faz parte do Tour Comida de Boteco. Como amamos comida árabe, fomos sem medo de ser felizes!!

Encontro RBBV Curitiba Armazém Califórnia
Encontro RBBV Curitiba Armazém Califórnia
Carol, Tati e eu, prontas para a programação da tarde!!

Nossa segunda atividade do dia foi um CityTour com a  Linha Turismo. Empresa que percorre os pontos turísticos de Curitiba. Foram pouco mais de quatro horas de passeio, passando pelos principais pontos e parando no Jardim Botânico, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e por último no Parque Tanguá. A foto de capa do post, com toda a turma é lá!

Encontro RBBV Curitiba Linha Turismo
Ônibus da Linha Turismo.
Encontro RBBV Jardim Botânico de Curitiba
Aquela pose marota com a estufa do Jardim Botânico ao fundo!
Crédito de imagem: Daniela Almeida – Blog D&D Mundo Afora – Anfiteatro da Unilivre.

Depois dessa tarde animada vocês acham que acabou? Que nada! Todos correram para se trocar e seguir para o coquetel de abertura e credenciamento, que aconteceu no Hard Rock Café Curitiba. Além do de Curitiba, existe outra unidade em Gramado, os únicos em funcionamento no Brasil. Depois de curtir uma noite super animada, com muito bate papo, um coquetel cheio de comidinhas gostosas e “bons drink”, fomos descansar!

Encontro RBBV Curitiba Parque Tanguá
Parque Tanguá – Curitiba
Dia 02

Logo cedo um passeio muito legal nos esperava. Fomos convidados pela Serra Verde Express a fazer o passeio de trem até Morretes, que vai pela serra do mar. Para nós não foi uma novidade, pois duas semanas antes tínhamos feito o mesmo passeio!! Mas valeu muito pelas companhias agradáveis e animadas ao longo da jornada, que não é pouca! O trem leva em média 4h para fazer o percurso, isso se não tiver que parar para outros comboios passarem. Sobre a animação, pergunte a qualquer um que tenha viajado no Vagão 5!!

Encontro RBBV Curitiba Vagão Litorina
Conhecemos o vagão Litorina por dentro. Viajar nele é uma espécie de revival!

Em Morretes passeamos pelo centrinho, fizemos muitas fotos e almoçamos no Restaurante Madalozzo, um dos mais tradicionais da cidade e que serve o típico barreado. É um prato de origem açoariana, trazido para o Paraná no século XVIII, pelos portugueses que colonizaram a região litorânea do estado. Na sua preparação carnes magras de gado ficam cozinhando por horas em um panelão de barro, que tem sua tampa vedada com um tipo de paçoca de farinha de mandioca. Depois de pronto ele fica bem desfiado e é misturado com muita farinha, dando a isso o nome de barreado. Para completar, banana da terra fatiada vai por cima. Se é bom? É maravilhoso! Confesso que tinha minhas reservas toda vez que via uma foto ou lia a respeito, mas tudo isso caiu por terra no momento em que provei!

Encontro RBBV Curitiba Restaurante Madalozzo

Subimos a Serra da Graciosa de van e o nosso retorno foi de trem, para apreciarmos o belíssimo pôr do sol. E ele fez bonito! A tarde estava um pouco nublada mas à medida que descíamos o céu foi abrindo e tivemos um belo espetáculo.

Encontro RBBV Curitiba Trem Morretes
Vagões do trem Morretes/Curitiba

Para encerrar esse segundo dia, todos foram recebidos para um happy hour no Gards Rooftop. É daqueles lugares gostosos e aconchegantes. O bar fica no terraço do Shopping Batel.

Encontro RBBV Curitiba Gards Rooftop
Dia 03

Nosso terceiro dia de encontro também começou cedo. Desta vez todos se reuniram no Mercado Municipal de Curitiba, na ala de eventos, para um dia todo de palestras, com temas que iam desde a criação de novas redes sociais, como a TripAdvisor, até depoimentos de blogueiros que já estão “na estrada” há mais tempo e foram nos contar como isso se tornou uma forma de empreender.

Encontro RBBV Curitiba Mercado Municipal

Passando ainda por dicas de como melhorar a forma de engajamento nas redes sociais, ou mesmo como se fazer ver pelo Google! Além de técnicas de Marketing e Gestão. Foi um dia muito produtivo em termos de aprendizado e conhecimento. Nos intervalos, claro, rolava mais bate papo e networking.

Encontro RBBV Curitiba Mercado Municipal

Nosso jantar de confraternização aconteceu no Ópera Arte, o restaurante da famosa Ópera de Arame. Um charme só! Já na chegada fomos recebidos pelo staff para uma visita guiada, o Tour do Vale da Música que leva os visitantes a percorrerem espaços que antes eram restritos, como o palco e as coxias do teatro. Durante o jantar fomos agraciados ainda com um show de jazz, que faz parte do projeto Vale da Música. Aonde os músicos tocam em um palco flutuando que fica no lago do teatro. O projeto é recente, foi lançado oficialmente em setembro de 2018.

Encontro RBBV Curitiba Ópera de Arame
À noite a Ópera de Arame de Curitiba fica ainda mais bonita.
Encontro RBBV Curitiba Vale da Música
O efeito das luzes do palco flutuante no lago, é espetacular!
Encontro RBBV Curitiba Ópera Arte
Ópera Arte, ambiente descolado e super agradável.
Dia 04

No quarto dia de encontro, domingo de manhã, o primeiro compromisso do dia era uma visita ao Estádio do Clube Atlético Paranaense. O rubro negro do Paraná! Nós nos atrasamos e acabamos não indo. Enquanto uma turma grande estava lá no estádio fazendo a visita guiada, nós aproveitamos para fazer o check in no hotel e depois fomos dar uma voltinha na cidade até a hora de encontrar alguns amigos no Restaurante Peixinho

Pensamos em voltar para casa logo após o almoço, mas como ainda haveria uma rodada de palestras à tarde, resolvemos ir para o Espaço Cultural Capela Santa Maria e ficamos até a hora do coffee break. O espaço cultural já pertenceu aos Irmãos Maristas e às Irmãs da Caridade, antes de se tornar Patrimônio Cultural da cidade de Curitiba. Seus vitrais são lindíssimos!

Encontro RBBV Curitiba Capela Santa Maria

Na saída, antes de pegar a estrada mesmo, ainda conseguimos dar uma fugidinha e conhecer o Café do Viajante, cujo proprietário é o Robson Franzói, do Blog Um Viajante

Nós tivemos de vir embora, o que foi uma lástima! Mas quem ficou ainda participou do jantar de encerramento no Restaurante O Jardineiro.

E o que eu achei do evento? Eu gostei demais. A oportunidade de interagir com pessoas que compartilham da mesma paixão – as viagens – e poder trocar experiências, dicas e ideias sobre esse “mundo”, é muito legal.

Nesses quatro dias tenho certeza que trouxe na bagagem, além de fotos e novas amizades, muito conhecimento e boas ideias para aprimorar o que falo aqui no blog. Tudo isso para que você, que é meu leitor, goste ainda mais das dicas que eu deixo aqui! 🙂


Meu agradecimento a todos os apoiadores, por terem tornado possível esse evento maravilhoso.

Patrocinadores: TripAdvisorSeguros PromoEasySim4uViajaNet| Booking.com
ParceirosCuritiba Convention & Visitors BureauInstituto Municipal Curitiba Turismo
ApoioBelviturCurta CuritibaSerra Verde Express.

Presentinhos fofos que ganhamos no Encontro RBBV:

Encontro RBBV Curitiba

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.

Artigo anteriorHotel Intercity Curitiba, boa opção de hospedagem na cidade
Próximo artigoO que fazer em Itajaí, roteiro de um dia
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.