O que fazer em Foz do Iguaçu: um roteiro básico

0
11
O que fazer em Foz do Iguaçu

Sempre quis saber o que fazer em Foz do Iguaçu. Já tinha viajado para a cidade a trabalho, mas sem tempo hábil para explorar seus atrativos. Quando a oportunidade apareceu fui toda feliz!

Tinha 3 dias e queria aproveitar ao máximo, mas acabei não vendo algumas coisas, por isso digo: 5 dias inteiros é o ideal para cobrir tudo com calma e tranquilidade! Resumindo, uma semana por lá (contando os dias de ida e volta, que geralmente são perdidos dependendo de onde a pessoa saia), vai te proporcionar ver tudo.

+Encontre aqui o seu Hotel em Foz

O que fazer em Foz do Iguaçu
Fomos presenteados com esse por do sol lindo, num dos fins de tarde por lá!

Bom, agora vamos passear!

Antes, informações sobre Foz

Localizada na Tríplice Fronteira, a cidade paranaense de Foz do Iguaçu faz divisa com Ciudad del Leste, no Paraguai, Puerto Iguazú, na Argentina, e está distante cerca de 650 km de Curitiba, capital do Paraná. A cidade é bem estruturada e oferece comércio variado, uma rede de hotéis boa, assim como um bom número de restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos!

Para andar pela cidade, há a opção do UBER (que chegou por lá esse ano de 2018), táxis e transporte público.

Chegando em Foz do Iguaçu

As formas de chegar até Foz do Iguaçu são por avião, carro e ônibus! O Aeroporto Internacional das Cataratas recebe voos diários vindos de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Brasília. Ele está a 13 km do centro da cidade.

Se for de avião fique atento, pois na volta vocês terão de passar pela alfândega e Receita Federal, que fiscaliza tudo! O viajante tem direito a uma cota única de isenção de até US$ 300.

Quem vai de carro terá autonomia para andar por todos os lados lá! E ainda pode ir parando pelo caminho para conhecer outros lugares. A principal via de acesso é a BR 277, rodovia que corta o estado do Paraná de fora a fora.

Mas é bom durante o planejamento da viagem, colocar no papel os gastos com gasolina, estacionamento, pedágios, diária do carro no hotel em que estiverem hospedados, pra ver se vale mesmo a pena ir dirigindo!

Para quem vai de ônibus, dependendo de onde sair, o caminho é longo viu? E tem pelo menos umas 4 paradas até chegar! Eu fiz essa proeza! Por dois motivos: não achei passagem aérea com preço bacana. Seria uma pequena fortuna pra nós dois, se fossemos de avião. O segundo motivo é que não queríamos dirigir de jeito nenhum!

O que fazer em Foz do Iguaçu Cataratas
Definitivamente uma maravilha da natureza!

Se eu gostei? Acho que não! Mas foi assim tão ruim? Não! É que cansa muito. Tirando isso é até maneiro. De Blumenau para Foz do Iguaçu são 850 km. É chão viu? Mas como eu falei ali em cima, vamos fazendo paradas ao longo do caminho. Em lugares bem bacaninhas e todos eles eu listo aqui nesse post!

Agora sim, vamos passear

Roteiro básico para 3 dias

Que fique claro, esse roteiro que estou sugerindo foi o que eu fiz, considerando o tempo que eu tinha na cidade. Faltaram muitos ponto legais? Faltaram! Mas acredito que esse start já te dá uma base para organizar um passeio bacana.

Dia 1Chegada e Jantar Noite Italiana

Chegamos tarde em Foz do Iguaçu. Como fomos de ônibus e era um feriadão, levamos 02 horas a mais do que o normal para chegar, pois a estrada estava um caos! Fomos direto para o Hotel Real, simples mas bem confortável. Aqui eu falo sobre ele. Para aproveitar essa noite, fiz reserva na Noite Italiana, um jantar muito famoso que acontece no Hotel Bella Itália. Muita gente fala que é “pega turista”, mas eu me diverti bastante, dancei, cantei, comi muito e bebi “uns bom vinho” junto com marido!

+Veja aqui as sugestões de onde comer em Foz e arredores

Dia 2 – Ciudad del Leste e Visita + Itaipu Binacional pelo lado Paraguaio + Puerto Iguazú

Acordamos cedo e logo após o café nos despencamos para Ciudad Del Leste, no Paraguai. A cidade fica cruzando a famosa Ponte da Amizade e sim, essa entrada pela fronteira é um caos! É como se passássemos um portal e caíssemos num mundo paralelo! São pessoas, carros, carrinhos, vendedores que querem apenas um olhar teu para não desgrudarem mais de ti! Mas tudo isso pode ser driblado dizendo apenas um sonoro “não” ou mesmo os ignorando.

Nossa intenção ali era ver os preços dos equipamentos fotográficos e bebidas. Vinhos principalmente. Os equipamentos estavam com valores similares às lojas do Brasil então foram riscados da lista. Já as bebidas, acabamos trazendo 12 garrafas 🙂 de vinhos que aqui custavam mais que o dobro. Por isso valeu a pena!

O que fazer em Foz do Iguaçu Paraguai

O que fazer em Foz do Iguaçu Compras no Paraguai

Ficamos a manhã toda na fronteira. Fomos aos Shoppings Monalisa e Del Leste, considerados os melhores por ali. Mas se a pessoa for bem objetiva no que quer e já tiver feito uma boa pesquisa pela Internet, sobre as lojas onde ir, dá pra matar tudo rápido, sobrando tempo para ir a outros lugares. Como nossa próxima parada era ainda do lado paraguaio, almoçamos em um self service no Shopping Alfonso I e de lá seguimos para a visita a Usina de Itaipu Binacional.

O que fazer em Foz do Iguaçu Itaipu Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma obra realizada em parceria entre Brasil e o Paraguai. Seu território, o espaço onde fica a Usina, é considerado Binacional em função do acordo firmado entre os dois países, a Ata de Itaipu, assinada em 1966. Essa Ata é considerada uma espécie de tratado, pelo qual Brasil e Paraguai manifestaram o interesse de estudar conjuntamente o potencial hidrelétrico do Rio Paraná.

A obra é mais que grandiosa. Levou quase 10 anos para ser concluída e sua inauguração aconteceu em 1982, quando o General João Batista Figueiredo, Presidente do Brasil e, Alfredo Strossner, Presidente do Paraguai, acionaram juntos o botão que acionava as comportas liberando água para dar início aos trabalhos da maior hidrelétrica do mundo.

Lá na Usina eles têm uma lista de passeios bem legais. Eu fiz a Visita Panorâmica, a mais simples de todas. Digo simples, por que só visitamos a parte externa. Mas têm passeio te catamarã pelo Lago de Itaipu, o Circuíto Especial que faz a visita por dentro da Usina, Iluminação da Barragem, Ecomuseu, Refúgio Biológico entre outros. Para todos eles é bom comprar os ingressos com antecedência pela Internet, ainda mais se for em época de alta temporada, por que a procura é muito grande.

Para saber mais, acesse: www.turismoitaipu.com.br e www.itaipu.gov.br

O que fazer em Foz do Iguaçu Itaipu Binacional
Vista do Lago Itaipu onde acontece o passeio de catamarã.

À noite fomos para Puerto Iguazú, para dar uma volta no centrinho, comprar Alfajores e jantar! A ideia era passarmos no Marco das Três Fronteiras antes, mas o movimento de carros e ônibus era tanto, e a demora na fronteira para fazer a imigração estava absurda, que fomos direto jantar. Eu particularmente não curti muito ali. Talvez se fosse durante o dia e eu pudesse ver mais coisas, até gostasse. Pelo menos eu comi um bife de chorizo divino, pra isso valeu a pena!

Dia 3 – Parque das Aves + Cataratas do Iguaçu

Os dois atrativos ficam muito próximos, por isso é legal combinar de fazer no mesmo dia. Reserve meio período (pelo menos) para cada lugar. Nós começamos pelo Parque das Aves. O Parque é considerado um zoológico, mas um zoológico especializado em aves. Muitas delas vindas de resgates de maus tratos. Aqui eu conto como foi a experiência de visitar o parque.

O que fazer em Foz do Iguaçu Parque das Aves
Essa belezura de tucano fazia pose para todo mundo que chegasse com uma câmera perto dele!

+Compre aqui ingressos para o Parque das Aves + Cataratas

Depois do almoço fomos para o Parque Nacional de Iguaçu, onde ficam as famosas Cataratas. Considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO o Parque é um dos lugares mais visitados do mundo. E não é pra menos viu? Eu me emocionei. Quando a gente se depara com a força daquilo tudo, todos os adjetivos não dão a dimensão. É preciso ir até lá e ver! Aqui eu conto mais sobre essa visita.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo

Nas Cataratas ainda é possível fazer outros passeios como o Macuco Safari, que te leva de barco até bem próximo às corredeiras, voo panorâmico de helicóptero, além de trilhas e caminhadas em meio a mata. Tem até Luau, com jantar incluído! Os preços variam e, para uma informação mais correta sobre isso, consulte o site do Parque aqui. 

E era isso pessoal! Esse foi um resuminho do que eu fiz em Foz do Iguaçu. Foi corrido eu sei, mas deu pra ver os principais lugares! Eu já me agendei para voltar em breve e fazer o restante. Por isso reforço, se vocês têm tempo de uma semana, por exemplo, contando ida e volta, dá tranquilamente para visitar tudo. Eu não visitei:

  • O Templo Budista
  • Itaipu pelo lado Brasileiro
  • Marco das Três Fronteiras
  • Mesquita (só a vi de noite e por fora, mas achei linda e vou querer visitar)!
  • Cataratas pelo lado Argentino

Se vocês não têm interesse em compras no Paraguai ou mesmo de conhecer Puerto Iguazú, então sobra mais tempo ainda! Mas dai eu acho que valeria a pena visitar Ciudad Del Leste, que tem passeios que vão além das compras! A Maria Cristina do Blog 1 Viagem, 2 Visões conta aqui o que tem por lá!

E vocês, já conhecem a cidade das Cataratas? O que acharam? Têm mais dicas do que fazer por lá? Deixem nos comentários! 😉

O que fazer em Foz do Iguaçu


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, TourOn e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.