Rua XV de Novembro, a rua mais alemã de Blumenau

0
94
Quem já veio a Blumenau com certeza andou pela Rua XV de Novembro! Costumo dizer que sua criação se confunde com a existência da cidade. Ela é um importante centro comercial e também principal roteiro do Centro Histórico, que eu já falei aqui sobre ele.

Aberta pelos colonizadores, que em sua maioria se estabeleceram naquele trecho com suas famílias, o primeiro nome da Rua XV de Novembro foi Wurststrasse (rua da linguiça em alemão) por que seu traçado fino e cheio de curvas lembrava a iguaria!!

+Encontre seu hotel em Blumenau
+Faça um City Tour em Blumenau, saindo de Balneário Camboriú

Ela começava no Ribeirão Garcia, perto do primeiro paço municipal de Blumenau e se estendia até o início do Ribeirão da Velha, marcando assim o eixo central da cidade. Foi ali que o comércio se concentrou, expandindo-se depois para as cercanias. Antes de receber o nome atual em 1890, por ocasião da Proclamação da República, ainda foi chamada de Rua do Comércio.

Rua XV de Novembro Blumenau
Teatro Carlos Gomes, entregue a comunidade no ano de 1939, é um dos pontos de parada na Quinze.
Rua XV de Novembro Blumenau
Ao fundo o Castelinho da XV, réplica da Prefeitura de Michelstadt e a direita prédio da Família Odebrecht.

Nos 1.590 metros de extensão da “Quinze”, seu apelido carinhoso, encontramos de tudo. Lojas, agências bancárias, cafés, bares. Praticamente todos os prédios apresentam alguma característica germânica, destacando-se o estilo enxaimel.

Rua XV de Novembro Blumenau

Rua XV de Novembro Blumenau

É na Rua XV de Novembro acontecem os famosos desfiles da Oktoberfest e a Stammtisch, festas alemãs muito populares na cidade! Já deu pra entender que essa rua é a queridinha da galera, né?!!

Rua XV de Novembro Blumenau
Desfile da Oktoberfest na Rua XV. É gente que não acaba mais!!
Rua XV de Novembro Blumenau
Stammtisch, a Festa dos Amigos, também é atração que acontece na Rua XV!

Em 1902 seu traçado foi modificado e no final dos anos 1990 passou por mais uma modificação e revitalização, onde suas calçadas foram alargadas, as pedras de calçamento foram trocadas por lajotas coloridas e mais de 30 imóveis foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual. Desses, alguns tiveram suas formas rebatidas no chão da rua, como se fossem “sombras” !!

Rua XV de Novembro Blumenau
Casa Husadel, sua construção iniciou em 1895, sendo finalizada em 1904. Pertenceu a Família Husadel.
Rua XV de Novembro Blumenau
A importância dessa Rua é tanta, que tem até a loja Márcia ali !!!!

Aos domingos a XV fica interditada para os carros e vira uma enorme rua do lazer. É ótimo para dar aquela caminhada matinal, andar de bicicleta ou tomar um café na calçada. Para quem estiver visitando a cidade é legal por que pode andar despreocupado, fazer fotos dos prédios, apreciar a história acontecendo bem ali!

Rua XV de Novembro Blumenau
Pessoal curtindo o domingo na Rua XV, quando ela vira uma enorme rua de lazer.
Rua XV de Novembro Blumenau
Numa das transversais da Rua XV tem o Calçadão Brueckheimer, cheio de restaurantes e bares.

Ahh e no segundo domingo do mês, acontecem feiras de artesanato em geral, onde pode-se comprar aquela lembrancinha bacana ou provar alguma comidinha típica.

Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre essa rua famosa, quando vierem para Blumenau, saiam andando por ela, curtindo cada cantinho, observando a arquitetura, se encantando com seu colorido e sua história centenária. Eu recomendo 😉

Rua XV de Novembro Blumenau

Só para constar, eu não fiz “propaganda” para nenhum estabelecimento. Os que aparecem nas fotos foram clicados de propósito para que vocês vejam como são as construções! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! 

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.