Pão de Açúcar, eu troquei uma corrida por ele

5053
Bondinho do Pão de Açúcar

Gostaram do título? E vocês, já trocaram algo por outra coisa, no meio do caminho? Pois é! Eu seguido faço isso em viagens. Muitos devem torcer o nariz (sempre gostei desse dito, fico imaginando o cabra com o nariz torcido ahahah) pensando: – Mas que doida, tinha um compromisso e dai largou pra fazer outra coisa. Pois larguei. Deixei a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e fui passear no Bondinho do Pão de Açúcar.

Mas calma, que vou explicar tudo! Fui para o Rio rever amigas, conhecer o baby fofo da Débora do O Diário de Uma Viajante, passear e dai no meio do processo surgiu a oportunidade de correr por lá.

Garotas reunidas!
Olha a turma ai, babando o Bernardo! Só faltou Maria e Laura, que não puderam ir nesse dia.

A corrida dos 5k seria no domingo de manhã, com largada às 07h no Aterro do Flamengo, yay!! Yay nada, acordei no horário, me arrumei e dai o estalo: “gente, eu não tô afim de correr, quero fazer outra coisa mais legal” ahahah. E dai o segundo estalo: “vou para o bondinho do Pão de Açúcar“. Então pronto!

Fui dar uma olhada na internet pra ver os horários e faltavam 45 minutos para abrir a bilheteria. Pensa numa criatura feliz! Antes de ir, fui na lanchonete da esquina e tomei uma média com misto quente (muito Rio de Janeiro isso), chamei o UBER e me mandei. 🙂

Como chegar ao Pão de Açúcar

Como falei antes, fui de UBER. Estava em Copacabana e essa alternativa era mais fácil para mim. Mas vocês podem ir de táxi, ônibus e metrô. A minha viagem de UBER até lá custou R$ 15,67 e a volta foi de R$ 12,95 (agosto de 2018).

De Táxi

Um táxi saindo de Copacabana pode custar em torno de R$ 35,00. Saindo do Leblon uns R$ 35 também. Saindo de Ipanema, uns R$ 38,00. De Botafogo para o Pão de Açúcar uns R$ 25,00. Eu pesquisei, mas são todos valores estimados!

De ônibus ou metrô

As linhas de transporte público que têm rotas passando perto do Pão de Açúcar são as linhas L1+L4  do metrô e os Ônibus 107 e 513SP. No site do Moovit vocês podem conferir certinho os horários de cada um deles.

Qual a melhor hora do dia para ir ao Pão de Açúcar

Bom, isso pode ser bem relativo. De manhã, nas primeiras horas, com certeza tu vais pegar menos movimento. Foi o que aconteceu comigo. Quando cheguei lá a bilheteria não tinha aberto ainda e além de mim, mais 7 pessoas aguardavam. E os funcionários que também esperavam para iniciar o batente!

Complexo Turístico Pão de Açúcar
O Complexo Turístico do Pão de Açúcar era praticamente todo meu!

À tarde também é bom, mas vai ter uma penca de gente lá, lógico. Dizem que à tarde é legal por que tu podes fazer um estica até a Mureta da Urca, para uns belisquetes e uma cerva gelada. Então tudo vai depender do que tu queres no dia da visita! Como eu já voltava naquela tarde para casa, fui logo cedo para não perder tempo.

Dica da Doda: fiquem de olho na previsão do dia, pois subir até o Pão de Açúcar com tempo fechado tira um pouco a graça da coisa. Claro, a gente não domina o clima, mas se for num dia ensolarado vai ser melhor aproveitado. Eu me dei bem, por que o dia estava lindo demais!

Ahh me perguntaram quanto tempo pode ficar “visitando”! Ué, o tempo que quiser. Só tem que ficar atento aos horários de término dos bondinhos, que são 20h40 no Pão de Açúcar e 21h no Morro da Urca. No mais é só ir e ficar de bodas, curtindo a paisagem!

Vista do Cristo Redentor
Lá atrás o Cristo Redentor, de braços abertos sobre a Guanabara!

Como é a visita

Para quem não sabe o passeio do Bondinho do Pão de Açúcar é feito entre duas montanhas que são o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. O bondinho, que na verdade é um teleférico, faz o percurso em duas etapas: a primeira, da Praia Vermelha ao Morro da Urca e a segunda, do Morro da Urca até o Pão de Açúcar.

Entrada do Teleférico

Inaugurado em 1912, os primeiros teleféricos pareciam com os bondes que circulavam pela cidade e dai o nome “bondinho” acabou pegando. Os originais funcionaram por 60 anos até 1972, sendo substituídos nessa época por uma segunda geração, já com carros envidraçados. Sim, os primeiros bondinhos eram abertos, sem vidros. Ai que medo!

Na chegada ao Morro da Urca a Praça dos Bondes têm expostos os dois modelos de bondinhos. O original, que no auge de sua vida útil transportava 22 pessoas por viagem e 2.100 por dia, aproximadamente. E o da segunda geração, que funcionou de 1972 até 2008. Esse já era todo fechado com vidros.

Bondinho do Pão de Açúcar

Na frente de cada modelo encontramos estátuas de tamanho real, de seus idealizadores, os Engenheiros Augusto Ferreira Ramos e Cristóvão Leite de Castro. Gente, eles eram muito pequenininhos!! Eram da minha altura quase!! 🙂

Em 2008 entrou em operação a terceira geração dos teleféricos, com vidro fumê, sistema de ventilação e que se movem um pouco mais rápido do que os anteriores.

Eu e meu bondinho de uso exclusivo! Como era cedo, eu andei sozinha várias vezes!

O que se pode ver a partir das duas montanhas

A vista é deslumbrante. Aqui nesta frase me permitindo ser clichê! Lá de cima podemos apreciar a Baia de Guanabara, com a Ponte Rio Niterói, a praia de Copacabana, o Cristo Redentor, a Urca, Praia Vermelha, as chegadas e partidas no Aeroporto Santos Dumont, o Aterro do Flamengo, a cidade de Niterói e mais a cadeia de montanhas do Parque Nacional da Tijuca.

É uma surra de belezura 😉 E eu ainda tive um bônus, que foi avistar o Dedo de Deus, lá em Teresópolis.

Baia da Guanabara, ao fundo Ponte Rio Niterói
Pão de Açucar
Praia Vermelha
Morro da Urca

Ingressos e Horários

Existem dois tipos de ingressos, o Bilhete Bondinho que é o comum, te dando acesso ao complexo turístico. E o Bilhete Dourado, que é uma espécie de passe VIP, que a pessoa é recebida num lounge, toma espumante e não pega as filas de embarque e desembarque.

O Bondinho do Pão de Açúcar funciona diariamente das 08h e 21h. O último horário da bilheteria é às 19h50. O primeiro bondinho sai às 08h10 da estação Praia Vermelha. A última descida acontece às 20h40, estação Pão de Açúcar e 21h, estação Morro da Urca.

Bondinho do Pão de Açúcar

Também tem os tours guiados. Um deles conta a história de como nasceu a ideia de construir o bondinho e todas as mudanças por que já passou, nesses mais de 100 anos de existência, que é o Tour Histórico. E o outro mostra o funcionamento das engrenagens e das máquinas, é o Tour Bastidores.

O Tour Histórico é feito em quatro horários: às 09h, 13h30, 15h30 e 17h30. Já o Tour Bastidores, em apenas um às 10h30.

Para todos existem as bilheterias lá no Bondinho mesmo e os ingressos online, que a gente pode comprar entrando aqui nesse site. Comprar online evita pegar filas e o ingresso daquele dia pode ser usado em qualquer horário para entrada. Desde que ele esteja válido para aquele dia. Mas atenção por que os ingressos vendidos online têm um acréscimo de 10% a título de taxa de conveniência.

As partidas acontecem a cada 20 minutos. Na alta temporada, o bicho pega, dai eles ficam no vaivém, saindo das plataformas assim que completam a lotação máxima, que é de 65 passageiros.

ATENÇÃO: fique de posse do seu ingresso o tempo todo pois é com ele que você irá fazer as travessias de ida e volta entre as montanhas. O código de barras do ingresso liberam o acesso por todas as catracas do passeio.

Bondinho do Pão de Açúcar
Aquelas pontinhas ali na pedra alpinistas, que já estavam lá, pendurados nas encostas!

Complexo Turístico do Pão de Açúcar – Avenida Pasteur, 520 | Fone (21) 2546-8400 | Aberto diariamente das 08h às 21h. Bilheteria até às 19h50 | Ingressos e demais informações: aqui.

Se sentir fome ou sede, não se preocupe, no Morro da Urca tem uma pequena praça de alimentação. Os preços são salgados, mas uma água sempre é bem vinda! Na descida dê uma olhadinha na loja de lembranças. Eu não resisti e peguei meus ímãs de geladeira. 🙂

Curiosidades: O Morro da Urca tem 220 metros de altura. O bondinho leva 3 minutos para percorrer os 528 metros entre a estação Praia Vermelha e a estação Morro da Urca. Depois ele leva mais 3 minutos entre os 749 metros que separam Morro da Urca e Pão de Açúcar. O Pão de Açúcar tem 396 metros de altura.

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉

PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.

Artigo anteriorLa Chascona, o refúgio de Pablo Neruda e Matilde Urritia
Próximo artigoFinalizando mais um BEDA e post índice
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.