Jaraguá do Sul, o que fazer na cidade

2
8716
Jaraguá do Sul Chiesetta Alpina

Colonizada por alemães, húngaros, poloneses e italianos, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, tem marcada em suas raízes a diversidade de seus fundadores. Seja na cultura, costumes ou culinária, os traços europeus estão presentes. Bora conhecer?! 🙂

Jaraguá do Sul, um pouco de história

Fundada em 25 de julho de 1876 (sim, hoje a cidade está completando 142 anos!), sua história é marcada por muito trabalho. A data também celebra o dia do imigrante e do colono, personagens fundamentais para a construção e desenvolvimento da cidade.

As terras onde cresceu faziam parte do dote de casamento da Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, quando de suas bodas com Gastão de Orléans, o Conde d’Eu. A origem do nome vem do tupi-guarani e significa “Vale do Senhor”, pois era assim que os índios chamavam o Morro Boa Vista, um dos cartões postais da cidade e de onde avistavam o vale inteiro.

+Encontre seu hotel em Jaraguá

Jaraguá do Sul Morro Boa Vista
A vista da cidade lá do alto do Morro Boa Vista, é um deslumbre!

Seus atrativos naturais são inúmeros, por isso é muito procurada por aventureiros que gostam de ecoturismo, já que está em meio a uma grande área de Mata Atlântica. Apreciadores de voo livre estão sempre chegando por lá também.

A cidade, aliás, é berço de uma das maiores empresas de asa delta da América Latina. Além de ser um importante pólo têxtil e industrial. Em Jaraguá a tradição e o novo andam juntos e é legal ver como essa sintonia fez da cidade uma das 10 melhores para se viver em Santa Catarina.

O que fazer em Jaraguá do Sul

Centro Histórico

O Centro Histórico com seus monumentos e prédios tombados, fica concentrado na Av. Getúlio Vargas. Estacione o carro e vá andando, para poder apreciar tudo. No caminho você vai encontrar a Estação Cultural, antiga estação ferroviária da cidade que hoje abriga a Biblioteca Pública. O Museu da Paz, que guarda rico acervo sobre as I e II Guerras, onde todos os objetos foram doados por familiares de ex-combatentes.

Ou o Museu Histórico, que fica no antigo prédio da Prefeitura Municipal. Ah o Terminal Urbano, antiga rodoviária, vale uma espiada também! Seu prédio, em estilo Bauhaus, foi inaugurado em 1944 e é considerado um dos projetos mais arrojados da região para a época.

Jaraguá do Sul Museu da Paz

Jaraguá do Sul Estação Cultural

Jaraguá do Sul Museu Histórico Emílio Silva

Jaraguá do Sul Terminal Urbano

Parque Malwee

Depois de uma boa caminhada pelo centro, agora é hora de dar uma esticadinha até o Parque Malwee, importante ponto de encontro da comunidade e também ponto turístico. Criado há 40 anos pelo fundador da empresa Malwee (aquela das malhas e T-shirts), sua área compreende uma reserva ambiental, com lagos, espaço para prática de esportes, churrasqueiras, museus, restaurantes, tudo o que você precisa para curtir um dia de relax e tranquilidade, seja sozinho ou com a família!

Rua Wolfgang Weege, 770, a 8 km do Centro. Funciona todos os dias, das 07h às 17h30 e sua entrada é gratuita.

Jaraguá do Sul Parque Malwee

Jaraguá do Sul Parque Malwee
Museu Wolfgang Weege que fica dentro do Parque. Seu acervo guarda relíquias da história da cidade.
Museu WEG

O Museu fica no prédio da primeira sede das indústrias WEG e sua criação foi uma forma de homenagear a empresa e todos aqueles que trabalharam para que ela se tornasse uma potência no ramo da energia e tecnologia. Salas temáticas convidam os visitantes a interagirem e descobrirem mais da ciência e tecnologia. Leia mais sobre o Museu WEG aqui.

MUSEU WEG – Endereço: Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro – Jaraguá do Sul. Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Museu WEG de Ciência e Tecnologia prédio Sede

Morro Boa Vista

Um dos picos mais altos da região, o Morro Boa Vista está a 897 metros de altitude. A subida cheia de curvas é tranquila. E ao chegar lá em cima, a recompensa é a vista lindíssima! Ali também ficam mais dois picos, o Morro do Meio, com 824 m e o Pico Jaraguá, com 926 m e de onde o pessoal “se joga” de parapente!

Jaraguá do Sul Igreja de São Benedito
No meio da subida uma paradinha para fazer uma foto da Igrejinha de pedra, de São Benedito.

Na chegada no alto, nos deparamos com a fofa capelinha, a Chiesetta Alpina. Um monumento erguido em homenagem a fé dos imigrantes alpinos. De iniciativa da comunidade italiana, é dedicado a todos os povos que vieram da Cordilheira dos Alpes e se estabeleceram na cidade.

Foi inspirada na Igreja de São Simão, da Província de Belluno, de onde vieram muitos imigrantes. A capela é consagrada ao Cristo dos Alpes e dedicada ao Papa João Paulo I, o papa Sorriso, que era natural dessa região da Itália.

A Chiesetta Alpina está aberta para visitação de terça a domingo, das 08h às 18h. Em datas pré definidas também acontecem missas.

Jaraguá do Sul Chiesetta Alpina

Jaraguá do Sul Chiesetta Alpina

E ai? Gostaram? Esses foram alguns pontos para visitação na cidade, mas existem muitos outros. Muitas Igrejas belíssimas, passeios na natureza etc. O ideal é ir explorando cada cantinho! Se vocês já conhecem deixem recadinhos, vamos trocar informações. 😉

Jaraguá do Sul


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorRota do Imigrante, um tour pelos sabores de Pomerode
Próximo artigoVem ai mais um BEDA, Blog Every Day August
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

2 COMENTÁRIOS

    • Oi Roberta!
      Sim, Jaraguá é uma beleza de cidade. Além de outras que estão bem próximas para um bate volta, como Pomerode, por exemplo.
      Obrigada pela visita.
      Beijos,
      Márcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.