Ouro Preto, um passeio pela história do Brasil Colônia

2
707
Ouro Preto Minas Gerais
No alto da ladeira, a Igreja de São Francisco de Paula.
Considerada Patrimônio Histórico Cultural pela UNESCO, Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das cidades mais antigas do Brasil e foi rota da exploração do ouro.

Com um conjunto arquitetônico impressionante, Ouro Preto foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980. Suas ladeiras com ruas  bem conservadas, muitas com calçamento original de pedras pé de moleque, suas janelas coloridas e sua história riquíssima, encantam turistas do mundo todo.

+Encontre seu hotel em Ouro Preto
+Alugue um carro para percorrer as cidades históricas

Ouro Preto
Ruas de calçamento, com pedras pé de moleque.

Ouro Preto

Visitar Ouro Preto é entrar em um livro de história, uma espécie de viagem no tempo que nos faz percorrer o Brasil colonial. Com mais de 300 anos a cidade que se tornou conhecida por fazer parte da trilha da corrida do ouro pelas Minas Gerais, hoje nos oferece dezenas de pontos turísticos para serem visitados.

Por isso, às vezes, viagens de final de semana acabam sendo pouco tempo para ver tudo. Eu estive lá por três vezes e em todas sempre penso que poderia ter ficado mais. Resultado, eu acabo voltando!!!!

Andar por suas ladeiras é de encher os olhos. Como adoro história me organizo para sempre poder visitar algum museu ou Igreja, pois esses locais são quase sempre muito bons para contextualizar os acontecimentos do lugar visitado.

E em Outro Preto não poderia ser diferente, principalmente por que a cidade tem um sem número de Igrejas que são mais que templos religiosos e museus que guardam sua história setecentista. Por isso pare para conhecer a arquitetura além das fachadas, já que é no interior que estão alguns dos maiores tesouros da cidade.

Nomes como os de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e de seu pai, Manuel Francisco Lisboa. Além de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde e Francisco Xavier de Brito, são responsáveis por muitas das obras em estilo barroco que encontramos nos prédios e nas esculturas que ficam no interior deles.

Mas atenção! Durante seu planejamento para visitar a cidade, dê uma olhada nos sites oficiais das Igrejas e Museus, para ter uma confirmação sobre seus horários de funcionamento, até por que, em alguns casos, elas podem estar fechadas para obras. Ah e muitas cobram ingressos para visita então já é bom ir sabendo o valor!

Pelo que pesquisei, atualmente o valor médio para visitação é de R$ 10 por pessoa, sendo que quase todos oferecem meia entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. E outra coisa, os registros fotográficos NÃO são permitidos em muitos locais (infelizmente para nós, felizmente para as obras de arte expostas). Mas não se preocupe, mesmo sem fotos vocês terão sempre as melhores lembranças!

Ouro Preto Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em seu interior fica o Museu de Arte Sacra.
Igreja de São Francisco de Assis, no Largo do Coimbra, símbolo dos estilos barroco e rococó.
Ouro Preto Minas Gerais
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, aqui estão os enterrados Aleijadinho e seu pai.
Ouro Preto Minas Gerais
Capela de Nossa Senhora das Dores e ao fundo, o Pico do Itacolomi.
Ouro Preto Minas Gerais
Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No casarão ao lado fica o Museu do Oratório.

Museu da Inconfidência

Além das Igrejas, um dos lugares que merece sua atenção é o Museu da Inconfidência, antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Ele guarda documentos e objetos sobre a Inconfidência Mineira, revolta deflagrada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, junto com seus companheiros, contra a Coroa Portuguesa. Iniciava ali o movimento pela Independência Brasileira, de Portugal, que viria a ser concretizar 30 anos depois.

No museu, em um memorial, estão os restos mortais dos inconfidentes, repatriados do exílio. Depois de presos e indiciados, muitos foram degredados para a África e os réus do clero foram enviados para Lisboa. Tiradentes foi o único a ser sentenciado a morte na forca. Após sua execução foi decapitado, sendo sua cabeça exposta na principal praça da cidade, hoje chamada Praça Tiradentes.

Ouro Preto Praça Tiradentes
Eu posando na Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência ao fundo!

Ouro Preto Praça Tiradentes

Ouro Preto e suas vistas espetaculares

Para terminar nosso passeio, mais uma dica! Aproveite os mirantes, as paisagens através das janelas e os detalhes dos casarões e Igrejas! Aproveite também a vista das igrejas por onde passar, pois a partir delas se pode ver as outras, proporcionando novos ângulos. Tudo adornado por uma  linda cadeia de montanhas. Ouro Preto é uma cidade muito fotogênica!

Ouro Preto Minas Gerais

Ouro Preto Minas Gerais

Lojas de pedras e a Feira de Pedra Sabão

Para quem curte lembrancinhas de viagem e produtos típicos dos lugares, em Ouro Preto é bom dar uma passada pelas lojas da Rua Direita e na Rua Claudio Manoel. Outro lugar ótimo é a Feira do Largo de Coimbra, que fica em frente a Igreja de São Francisco de Assis e tem grande variedade de artigos feitos em pedra sabão. Dê uma passadinha também nas lojas de metais e pedras preciosas ao redor da Praça Tiradentes.

Outros pontos de visitação na cidade

Museu do Oratório
Museu de Arte Sacra
Museu de Aleijadinho
Visita guiada pelas Minas de extração de pedras e minérios

Gostaram? Já conhecem Ouro Preto ou alguma outra cidade histórica de Minas Gerais? Deixem nos comentários então, gostaria de saber o que acharam! 😉


Informações

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Pça. Monsenhor Castilho Barbosa, 17, Ouro Preto – MG
Terça a domingo, de 09h às 10h45 e de 12h às 16h45.

Igreja de São Francisco de Assis
Largo de Coimbra, Ouro Preto – MG
Terça a Domingo, de 08h30 às 12h e de 13h30 às 17h.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
Pça. Antônio Dias, 09, Ouro Preto – MG
Terça a domingo, de 08h às 12h e de 13h30 às 17h.

Capela de Nossa Senhora da Dores
Rua Nossa Senhora das Dores, Ouro Preto – MG
Não há horário definido. Para visitar ligue para (31) 3551-4661

Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes
Horário para visitação, de 12h às 18h de terça a domingo.
Fotos são permitidas, mas só com celular.

Ouro Preto - Minas Gerais


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Márcia, agora deu a saudade. Conheci Ouro Preto há muitos anos, e na época fiquei hospedado numa república de estudantes. Foi uma experiência maravilhosa! Sou um grande fã de Ouro Preto e das restantes cidades históricas de MG. Grande abraço desde Portugal.

    • Oi Filipe! Eu não tive essa experiência, fiquei em hotel. Mas já estive lá em um carnaval há muitos anos e foi muito divertido! Se bateu saudade é hora de voltar para visitar! Abraço 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.