Laguna, SC: tem farol, tem mar, tem história

0
958
Laguna Santa Catarina
Conhecida por ser a terra de Anita Garibaldi, Laguna, em Santa Catarina, vai muito além de histórias sobre bravos e revolucionários! A cidade tem praias, um casario histórico lindinho, boa comida, o melhor carnaval do sul do Brasil e belas paisagens que devem ser desbravadas.

Minha história com Laguna é de longa data! Quando mais nova costumava ir pra lá, mas nunca curti um dos famosos carnavais, coisa que ainda está em tempo de reparar. Então, depois de muitos anos voltei a essa terra encantadora e conto aqui pra vocês como foi o passeio. 😉

Cais de Laguna.

+Encontre seu hotel em Laguna

Laguna, um pouco de história 

Laguna foi fundada em 1676 e é a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina (a primeira é São Francisco do Sul e aqui eu falo mais sobre ela). É famosa por ser terra de Anita Garibaldi ou Ana Maria de Jesus Ribeiro, heroína da República Juliana e a grande companheira de Giuseppe Garibaldi, intrépido guerreiro da Revolução Farroupilha! Juntos eles participaram de diversas batalhas no Brasil e na Itália.

A República Juliana ou República Catarinense, foi uma extensão da Revolução Farroupilha. Criada e extinta em 1839, teve a frente David Canabarro e Garibaldi e mais algumas figuras ilustres da política daquela época. Laguna foi capital desta república durante os 4 meses em que ela existiu!

Laguna Santa Catarina
Olha a lindeza dessa construção!

Na cidade fica um dos dois marcos do Tratado de Tordesilhas firmado para dividir as terras do novo mundo (leia-se Brasil) entre Portugal e Espanha. O outro marco fica em Belém do Pará. A linha imaginária que dividia o continente se estendia de Belém do Pará até Laguna. Assim, as terras pertencentes a Portugal seriam limitadas à 370 milhas a partir das Ilhas de Cabo Verde. A partir deste limite, as terras seriam de propriedade da coroa espanhola. O Marco está bem ao lado da Estação Rodoviária de Laguna.

O que ver em Laguna

Se você chegar cedinho dá tempo de ver praticamente tudo. Já contando com parada para o almoço e cafezinho! Dai para fechar com chave de ouro, como você vai pegar a balsa para conhecer o Farol de Santa Marta, aproveita e pernoita por lá. O que acha?!? 😉

Centro Histórico

Seu centro histórico, ainda com ruas de pedra, abriga em torno de 600 casas e prédios coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por isso é recomendável sair caminhando pelo centrinho, para poder se encantar e fazer muitas fotos!

Mas oh… nem todos estão em bom estado, o que é uma lástima. Muitos, mas muitos mesmo carecem de pelo menos uma pinturinha. 🙁

Laguna Santa Catarina

Laguna Santa Catarina Sede do Sesc

Laguna Santa Catarina

Museu Anita Garibaldi

Vamos iniciar nossa caminhada pelo Museu Anita Garibaldi, na Praça República Juliana. Ali funcionou o Edifício de Câmara e Cadeia: no térreo era a cadeia e no andar superior ficava a sala da Câmara de Vereadores. Foi construído em duas etapas, a primeira iniciando em 1735 e a segunda etapa em 1850. Bem em frente está o Monumento Anita Garibaldi, uma homenagem da cidade a sua filha mais ilustre.

Laguna Santa Catarina Monumento Anita Garibaldi

O museu em seu acervo guarda diversos objetos, desde canhões utilizados na revolução, passando por móveis, documentos, fósseis, urnas indígenas, arte sacra e até o mastro de um dos barcos de Garibaldi. Muitos itens estão relacionados aos vários capítulos da história de Laguna, por isso não se espante se não “achar” muita coisa sobre a heroína que lhe dá nome, sobre ela mesmo tem pouca coisa!

No andar superior está a sala da Câmara de Vereadores, palco da proclamação da “República Catharinense Livre e Independente“, a República Juliana. O Museu Anita Garibaldi abre todos os dias das 09h às 18h. Entrada R$5,00. Menores de 8 anos não pagam. Estudantes e maiores de 60 pagam meia.

Cine Teatro Mussi

O Cine Teatro Mussi foi projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido de João Mussi. Sua construção começou abril de 1947 e sua inauguração aconteceu em dezembro de 1950, com a exibição do filme “A Valsa do Imperador”. Em 2011 passou por uma profunda revitalização e hoje pertence ao Sesc, que o administra. A construção é imponente.

Laguna Santa Catarina Cine Teatro Mussi

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos de Laguna, Praça Vidal Ramos e Casa de Anita

Na Praça Vidal Ramos um chafariz emoldura o busto em homenagem a Garibaldi e seu espaço verde orna com as construções centenárias de seu entorno. Como a Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. A primeira capela foi construída em 1696 pelo fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto. Seus restos mortais, aliás, estão sepultados na capela da igreja.

Laguna Santa Catarina

Laguna Santa Catarina Igreja Matriz

O interior da igreja chama a atenção por ter peças folheadas a ouro e a imagem de Santo Antônio, talhada em cedro. Ela substitui a imagem que foi trazida pelo fundador da Vila de Laguna. Foi nesta igreja que Anita Garibaldi se casou pela primeira vez.

Laguna Santa Catarina Igreja Matriz

Por falar em Anita Garibaldi, ao lado da Igreja fica a casa onde ela se vestiu para o primeiro casamento, em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. A casa em estilo colonial foi construída em 1711 e pertencia a comerciantes amigos da família de Anita. Por isso a moça foi para lá se enfeitar para o casório, que aconteceria do outro lado da rua! Muitos acham que a casa era da família dela, mas não! 😉

Laguna Santa Catarina Museu Casa de AnitaCasa de Anita. Funciona de terça a domingo, das 09h às 17h. Entrada R$5,00. Menores de 8 anos não pagam. Estudantes e maiores de 60 pagam meia.

Fonte da Carioca e Casa Pinto D’Ulyssea

A Fonte está localizada na Praça Lauro Muller e é a única das três fontes que abasteciam a cidade, no Século 18, que ainda está preservada. Sua estrutura foi construída por escravos em 1863. É chamada de Carioca, que em tupi-guarani significa casa branca ou oca. É um dos pontos turísticos da cidade e tem fama de ser a fonte dos enamorados!

Dizem que isso se dá por que ao irem buscar água ali, as famílias iam com seus filhos e filhas solteiros e os mesmos ficavam trocando olhares. Outra lenda é que aquele que beber da água da fonte vai querer voltar sempre a cidade. Oba! Ah sua água é potável.

Ao lado da Fonte fica a Casa Pinto D’Ulyssea, uma réplica de uma Quinta Portuguesa, toda decorada com azulejos trazidos de Portugal. Era um luxa para a época de sua construção, em 1866. Hoje está em péssimo estado, infelizmente, mesmo abrigando ali a Fundação de Cultura da cidade. Estamos de olho 🙂

Laguna Santa Catarina Casa Pinto D'Ulyssea

Praia do Mar Grosso

Laguna tem inúmeras praias, uma das maiores e onde se concentra boa parte da rede hoteleira e restaurantes é a do Mar Grosso. E ali que ficam os Molhes da Barra, onde acontece a famosa pesca da tainha com a participação dos botos! Não cheguei a ver ainda essa pesca, mas vi os botos!!!

Laguna Santa Catarina Praia do Mar Grosso

Laguna Santa Catarina Molhes da Barra
Molhes da Barra visto a partir do Mirante da Glória.
Mirante do Morro da Glória

No Morro da Glória se tem a vista de todo o centro histórico e do Mar Grosso. Ali está o monumento em homenagem a Nossa Senhora da Glória, de braços abertos para quem chega pela BR-101. O monumento foi construído em de maio de 1953, pelo escultor alemão Alfredo Itaege.

Laguna Santa Catarina Mirante da Glória
Ali atrás, na lagoa, a Ilha do Amor!

Laguna Santa Catarina Morro da Glória

Farol de Santa Marta

Agora, depois de termos visitado o centro histórico de Laguna, nos encantado com tanta história, vamos pegar a balsa e cruzar o Canal de Santo Antônio, pegar a SC 100 e seguir rumo ao Farol de Santa Marta.Laguna Santa Catarina Canal Santo Antônio

Em junho de 1891 uma luz foi acesa, transformando a vila de pescadores. Era o que hoje chamamos de Farol de Santa Marta. É um símbolo turístico da cidade. Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, há 125 anos é um sinal para os navegantes de além mar, que podem ver os feixe de luz da torre de 29 metros de altura.

O farol é administrado pela Marinha do Brasil e fornece, além de orientações náuticas, também previsões meteorológicas. Seu entorno é aberto a visitação. E de lá sem tem uma vista linda do mar e da vila.

Laguna Santa Catarina Farol de Santa Marta

Laguna Santa Catarina Farol de Santa Marta
Ali atrás ficam o cemitério e a Capela de Santa Marta, mas não fui até lá, por motivos óbvios!!!

Laguna Santa Catarina Farol de Santa Marta

E ai, gostaram do passeio? Já conhecem Laguna? Eu me “re-apaixonei” pela cidade, depois de muitos anos e tenho certeza que vocês irão gostar, caso ainda não conheçam! Querem saber mais, deixem perguntas nos comentários! 😉

Laguna Santa Catarina


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.