Museu Histórico de São Francisco do Sul, memórias

2
708
Museu Histórico de São Francisco do Sul
O Museu Histórico de São Francisco do Sul, considerado o prédio mais antigo da cidade, já foi a Câmara de Vereadores Municipal e também a Cadeia Pública. Hoje abriga um rico acervo com peças que contam a história da Ilha de São Chico.

O Museu Histórico Prefeito José Schmidt é uma das mais antigas edificações da Ilha. Recebeu o nome de um dos prefeitos da cidade, mas é chamado mesmo de Museu Histórico de São Francisco do Sul! Sua construção foi iniciada no final do século XVIII.

Até 1968 ali funcionavam a Câmara Municipal e a Cadeia Pública. Enquanto cadeia, serviu de prisão para líderes revolucionários da Guerra do Contestado e nessa época ficou conhecido também, como o “Palácio da Praia do Mota”.

+Encontre seu hotel em São Chico

Museu Histórico de São Francisco do Sul
Quadro com a vista panorâmica de São Francisco do Sul, pintado pelo italiano Basilio Ferrari, em 1991.

Em 1985 o prédio passou a abrigar o Museu Histórico de São Francisco do Sul, incluindo o espaço definitivamente no roteiro do centro histórico da cidade. Aqui eu falo mais sobre o centro e suas relíquias!

Em suas salas e celas, hoje ficam expostos os objetos que compõem o acervo, em sua maioria doados pela comunidade. É uma verdadeira viagem no tempo através de documentos, jornais, mapas, plantas do Porto, objetos e utensílios que contam a história da terceira cidade mais antiga do Brasil.

Mesa de trabalho que ficava no Gabinete da Prefeitura.

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Ao todo seis Celas foram transformadas em Salas de Exposição, no Museu Histórico de São Francisco do Sul, elas ficam no térreo do prédio e foram restauradas com a contribuição de várias empresas da cidade. Cada cela tem uma placa em agradecimento, indicando que a reformou.

Ali encontramos um objeto inusitado! Um cesto do início do século XX que era usado para transferir pessoas que estavam nos navios impossibilitados de atracar no porto, devido ao calado da baía. Elas entravam no cesto e eram levadas para embarcações menores, que as levariam ao continente. Achei bem legal e fiquei me imaginando ali dentro!

Na última Cela, a de N° 6, dedicada a música e a poesia, estão instrumentos musicais e em quadros alguns poemas e letras de música de artistas locais. O piano alemão que pertenceu a poetisa Júlia da Costa repousa neste ambiente!

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Na área externa encontramos moinhos de cana e mandioca, uma bica d’água, uma máquina utilizada na fabricação de telhas de barro e um carro fúnebre do início do século. Esse tipo de carroça era chamada de Caleça e serviu ao Hospital de Caridade de São Francisco do Sul até o início dos anos 1970, quando então foi substituída por um carro fúnebre.

Ainda na área externa o que nos chamou a atenção foi a “solitária“. Ela era utilizada na detenção de doentes mentais, criminosos perigosos e arruaceiros contumazes!! Entrei lá para ver como era e não consegui passar da soleira da portinha. O espaço tem uma vibe pesadíssima. 🙁

Museu Histórico de São Francisco do Sul Solitária

No piso superior do prédio centenário uma sala ampla, com móveis de época reconstituem a antiga sala de reuniões da Câmara Municipal. Era ali que os vereadores se encontravam. Ao lado a cozinha, de onde saiam os quitutes para os parlamentares!

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Funcionamento do Museu Histórico de São Francisco do Sul: de terça a sexta-feira, das 08h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 18h. Ingresso: R$3,00 adulto. R$2,00 estudantes e crianças de 12 a 16 anos. Gratuito para: crianças de até 12 anos, idosos a partir de 65 anos. Endereço: Rua Cel. Carvalho, 1 – Centro.

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Museum Week

Esse post também faz parte da Museum Week, que acontece essa semana de 23 a 29/04. Por isso o Casa de Doda continua compartilhando com vocês posts de blogs amigos!

A Klécia Cassemiro, do Blog Fui Ser Viajante conhece praticamente todos os museus no Rio de Janeiro e aqui ela deixa uma dica super bacana, sobre os espaços com entrada gratuita na cidade.

Já a Mayte Scaravelli do Blog Passaporte com Pimenta. Nos conta aqui nesse post tudo sobre o Guggenheim Bilbao, na Espanha.

E a Carol Belo, do Blog Viajar Correndotem esse post muito bacana, contando tudo sobre o Catavento Cultural e Educacional em São Paulo.

Viram só quantas sugestões de Museus para vocês conhecerem? Agora é a vez de vocês. Deixem comentários! Vamos bater papo! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.