Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau

5
618
O Museu de Hábitos e Costumes em Blumenau, abriga um rico acervo sobre o universo do vestir-se, costurar, morar e viver da região do Vale Europeu a partir do Século XIX.

O Museu de Hábitos e Costumes retrata, através de vestuário, utensílios domésticos, mobiliário, brinquedos, porcelanas e um sem número de outros objetos, a moda e os costumes dos moradores de Blumenau e região, durante o século XIX e início do século XX.

Grande parte do acervo foi doado à Fundação Cultural de Blumenau pela Sra. Ellen Weege Vollmer, empresária blumenauense. Ela começou sua coleção guardando peças da família e depois recebendo objetos de outras pessoas. Foi assim que ela preservou mais de 5 mil itens.

Em 2010 ela fez uma doação a Prefeitura de Blumenau, de quem recebeu a promessa de que a coleção seria cuidada, catalogada e ficaria em um lugar de exposição permanente, dando origem ao Museu de Hábitos e Costumes.

Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

As peças, individualmente ou em conjunto, conduzem o visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais. É um espaço tanto para contemplação, como para pesquisa.

O Museu de Hábitos e Costumes está instalado em um casarão de 1898, que pertenceu ao Cônsul Alemão Gustav Salinger. A família Salinger residia na parte superior do prédio e o andar térreo abrigava o comércio de importação e exportação.

Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

Na década de 1930 sediou o Banco Nacional do Comércio. De lembrança dessa época ainda existe o cofre forte, um espaço revestido com várias chapas de aço. Hoje guarda a coleção de porcelanas!

Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

Endereço: Rua XV de Novembro, 25 – Centro. Funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, inclusive feriados. Ingresso: R$ 5,00. Professores, estudantes e acima de 60 anos pagam meia-entrada. Menores de 8 anos não pagam. Mesmo o museu sendo auto explicativo, sempre tem alguma das Guias, super atenciosas, prontas a ajudar e a fazer a visita junto se quisermos.

O Museu dispõe de rampa, cadeira de rodas e elevador, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Museu de Hábitos e Costumes Blumenau

Museum Week

Essa semana de 23 a 29/04, acontece a Museum Week. Essa ação começou na França e acabou se estendendo pelo mundo todo. A estratégia é utilizar a internet para celebrar os museus, falando sobre eles em blogs, redes sociais, vídeos. É uma semana intensa de promoção da cultura dos Museus, para incentivar cada vez mais pessoas a frequentá-los.

O Casa de Doda adora um Museu ahahaha e aqui nesse link vocês encontram material sobre todos os que já visitei, como o Museu de Hábitos e Costumes, que eu acabo de contar para vocês!

Assim como eu a Klécia Cassemiro, do Blog Fui Ser Viajante também é chegada a um Museu e aqui ela conta sobre sua visita a uma das casas do meu poeta favorito (depois de Mario Quintana!), a La Chascona, de Pablo Neruda, que fica em Santiago do Chile.

Outra que ama um Museu é a Mayte Scaravelli do Blog Passaporte com Pimenta. Aqui nesse post ela relata sua experiência no Teatro-Museu Salvador Dalí, um dos lugares mais incríveis da Catalunha.

Para completar essa trupe de “museólogas”, a Carol Belo, do Blog Viajar Correndotem esse post super legal sobre a visita dela ao Museu do Gelo, em El Calafate.

Curtiram? Então deixem comentários! Contem pra nós os museus que vocês conhecem. Vai ser muito bacana trocar experiências. 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

5 COMENTÁRIOS

  1. Márcia, como este museu não foi incluído no nosso roteiro por Blumenau????!!!! Fica na lista para a segunda edição do Blogando no Vale Europeu!!!!!
    Muito legal! Bem diferente… Parabéns pelo post!
    E obrigada pela inclusão na trupe das “museólogas”!!!!! Adorei!
    Um super beijo,
    Carolina

  2. Márcia, que bacana esse museu! Eu sou mesmo a doida dos museus hahaah, e especialmente esses que mostram a vida e história de um povo me encantam demais. Eu fui em alguns museus quando estive na região, mas esse fiquei devendo. Motivos não me faltam pra voltar na sua terra linda 🙂
    Ah, obrigada pela menção ao Fui Ser Viajante!

    • Blumenau tem muitos museus! Já visitei todos e agora comecei a contar sobre cada um! Bom, convite não falta pra ti vir pra cá. Venha me visitar e conhecer o que falta! 😉 Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.