Patrimônios Culturais e Naturais Brasileiros

10
408
Conheça os Patrimônios Culturais e Naturais Mundiais, tombados pela UNESCO e que ficam aqui no Brasil. São construções religiosas, residenciais, sítios arqueológicos e belezas da natureza que nos fazem entender um pouco da história de nosso país.

Que o Brasil é um país com uma história riquíssima, isso todos nós sabemos! Basta andar por suas cidades para nos encantarmos com a cultura, os monumentos, as construções e a natureza que nos relatam momentos importantes da história desde o seu descobrimento. Seus Patrimônios Culturais e Naturais são inúmeros.

Para a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a diversidade e riqueza culturais de um país, que possam contribuir para a memória social daquela sociedade, são pontos fundamentais para eleger Patrimônios Culturais e Naturais em cidades pelo mundo.

Ao todo (até o momento) o Brasil possui 21 Patrimônios Culturais, Históricos e Naturais, vocês sabiam disso? Ele fica atrás apenas do México que possui 31. Os dois países detém o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na América Latina.

Tenho o privilégio de conhecer 10 deles e os que ainda não conheço já estão na minha lista (lógico!) para serem visitados. Mas chega de prosa, né. Vamos à lista?!

Patrimônios Culturais e Naturais Brasileiros

Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980)

Fundada no final do Século XVIII, Ouro Preto foi chamada inicialmente de Villa Rica de Ouro Preto, em função da descoberta de inúmeras minas de ouro. Sua exploração foi  tão intensa que causou o esgotamento das jazidas e a atividade mineradora caiu em declínio, fazendo a cidade perder espaço no cenário econômico. Mas seu casario colonial e Igrejas decoradas com ouro e pedras preciosas logo chamaram a atenção, o que fez a cidade ganhar destaque, a partir dai, por seu conjunto arquitetônico único.

Já estive várias vezes em Ouro Preto, mas ainda não escrevi sobre a cidade (falta grave, por sinal!), por isso vou deixar aqui o relato da Débora Santiago, do Blog O Diário de Uma Viajante, sobre a experiência dela na cidade.

Patrimônio Cultural Brasileiro

Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982)

Erguida em 1535 pelos portugueses, seu desenvolvimento aconteceu através da agricultura e de engenhos de açúcar. Por isso se tornou um importante entreposto nessa época. Em 1537 foi elevada a Vila fazendo com que Duarte Coelho, seu fundador, mandasse construir um prédio para a Câmara do Senado de Olinda, que em 1676 passa a pertencer e Igreja, sendo transformado em Palácio Episcopal. Suas ladeiras cheias de casas coloniais, com janelas coloridas nos levam até o ponto mais alto da cidade – a Catedral Alto da Sé. De lá temos uma das vistas mais lindas do oceano e da cidade de Recife. Aqui eu conto mais sobre Olinda.

Olinda Pernambuco Convento São Francisco

Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985)

Salvador foi a primeira capital do Brasil. Seu Centro Histórico é uma área que abrange desde a cidadela murada, construída por Thomé de Sousa, em 1549, até as áreas do Centro Histórico e Centro Antigo. Seu conjunto arquitetônico conserva ainda muitas construções dos séculos 17 e 18. É outra cidade que já visitei várias vezes mas não fiz nenhum relato aqui no blog, ainda! Mas a Klécia Cassemiro do Blog Fui Ser Viajante tem aqui uma sugestão bem bacana do que visitar na cidade.

Patrimônio Cultural Brasileiro

Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu, Paraná (1986)

Criado em 1939 o Parque Nacional do Iguaçu, é uma unidade de conservação que abrange Brasil e Argentina, dentro desta área estão as Cataratas do Iguaçu, formadas pelas águas do Rio Iguaçú, que possuem em média, 275 quedas d’água. Saiba mais sobre essa lindeza da natureza aqui.

Cataratas do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Garganta do Diabo

Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal (1987)

Brasília é aquele lugar que todo mundo deveria visitar, não só pelo contexto cívico e político, mas pelo conteúdo histórico. Por isso ao visitá-la se desprenda de pré-conceitos estabelecidos em virtude da atual situação do país e vá com olhar de visitante, para apreciar o projeto audacioso de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que desenharam no cerrado brasileiro um projeto urbanístico de tamanha altivez. Estive muitas vezes em Brasília, a trabalho e passeando! A turma do Blog Mapa na Mão fez uma roadtrip saindo de Criciúma até o Distrito Federal e contam aqui sobre essa viagem.

Patrimônio Cultural Brasileiro

Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997)

São Luís do Maranhão, fundada em 1612, é a única cidade brasileira fundada por franceses. Foi invadida por holandeses e por fim, colonizada por portugueses. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas: Estado do Maranhão e Estado do Brasil, a cidade se tornou a capital da primeira unidade administrativa. Aqui neste post eu conto um pouco sobre São Luís.

Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais (1999)

Nos Séculos XVII e XVIII Diamantina foi a trilha dos diamantes. Terra natal do Presidente JK a cidade está incrustada na Serra do Espinhaço, colossal paredão de pedra que a circunda. De lá também vem as mimosas “Sempre Vivas“, flores delicadas, que parecem ter sido feitas à mão. Estive lá duas vezes e aqui eu conto como foi a visita!

Patrimônio Cultural Brasileiro Diamantina

Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central, Amazonas (2000)

O Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É formado pelo Parque Nacional do Jaú, as reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e o Parque Nacional Anavilhanas, todos no Estado do Amazonas.

Morei por 12 anos em Manaus e volto para lá todo ano. Confesso que é sempre uma emoção olhar pela janelinha do avião e me deparar com toda essa grandiosidade. Aqui eu conto um pouco sobre Manaus.

Patrimônio Cultural e Natural Brasileiro Amazônia

Rio de Janeiro, paisagens cariocas (2012)

Ah o Rio de Janeiro! Eu adoro essa cidade. Mesmo com todos os percalços ela é linda e maravilhosa. Suas praias, montanhas, o Cristo que nos recebe de braços abertos “sobre a Guanabara”. O Rio é cantado em verso e prosa e encanta sim, a todos os que o visitam. Lógico que não se pode minimizar o que acontece lá, é preciso ter cuidado e fazer um turismo seguro, mas é quase impossível não se render às belezas dessa cidade! Aqui eu falo um pouco sobre minhas andanças por lá.

Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais (2016)

Projetado por Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi inaugurado em maio de 1943.

O conjunto era comporto por um casino, atual Museu de Arte da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis, uma casa de baile, um clube e um hotel. De tudo, a única obra que não se concretizou foi o hotel. Em 2016 foi tombado pela UNESCO, considerado uma Paisagem Cultural.

Por incrível que pareça eu ainda não tenho posts de BH! E isso que morei em Minas. Mas a Carol Belo, do Blog Viajar Correndo foi até lá para correr a Volta Internacional da Pampulha, e fez um roteiro bem legal, confiram tudo aqui.

Patrimônio Cultural Brasileiro Conjunto da Pampulha

Esses são os Patrimônios Culturais e Naturais que completam a lista, mas que eu ainda não visitei:

  • Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina (1983)
  • Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais (1985)
  • Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí (1991)
  • Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná (1999)
  • Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo (1999)
  • Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000)
  • Centro Histórico da Cidade de Goiás (2001)
  • Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás (2001)
  • Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001)
  • Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe (2010)
  • Sítio Arqueológico Cais do Valongo (2017)

Patrimônio Cultural Brasileiro

Curtiram os passeios? Já estavam inteirados sobre os Patrimônios Culturais e Naturais do Brasil? Conhecem algum deles? Ou Patrimônios de outros Países? Contem tudo! Deixem ali nos comentários. Se tem algo que eu gosto é de conhecer a história de nosso País, então vamos bater papo!! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

10 COMENTÁRIOS

    • Olá, Filipe! O Brasil é grande demais eheheh… No topo de minha lista também está Goiás. Acho aquele sítio de uma particularidade ímpar! Tua terra, Portugal, também é deveras lindas. Espero em breve poder visita-la. Abraços desde Brasil. Ótimas viagens pra você também! 😉

    • Ai que legal que já conhece muitos! Vá para o Amazonas, eu garanto que vais adorar. E sim, Diamantina é logo ali! É uma cidade tão lindinha! Beijos e obrigada pela visita! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.