Vila Itoupava, o Distrito mais alemão de Blumenau

4
826
Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel
Conheça a Vila Itoupava. Distrito de Blumenau criado em 1943, que traz em seus costumes e cultura, as origens alemãs de seus moradores.

Hoje vou contar um pouquinho sobre a Vila Itoupava. Esse Distrito, que fica a 25 km de Blumenau, foi criado em 1943 através da Lei Estadual 941. Seus moradores, em sua maioria descendentes de alemães (algumas famílias vieram ainda na época do Dr. Blumenau), preservam suas origens, seus costumes e cultura.

+Leia também sobre o Centro Histórico de Blumenau

Vila Itoupava

Considerado o pedaço mais alemão da cidade, ali todos falam o idioma de seus antepassados e até os postes são pintados com as cores da bandeira da Alemanha (isso sempre gera debates, aliás!)! 🙂

As casas mantêm o estilo enxaimel com jardins e gramados bem cuidados. Existe até uma Rota Enxaimel, com algumas casas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN.

Para completar o pacote, paisagens bucólicas de interior e  vaquinhas pastando lá no alto do morro (que sempre me lembram as embalagens do Chocolate Milka, não me perguntem por que!) sempre me deixam encantada.

+Encontre seu hotel em Blumenau

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel

Duas vezes por ano acontecem caminhadas por essa rota, que tem mais ou menos 10 km, justamente para que as pessoas possam contemplar a natureza e se integrar um pouco com cultura alemã. O legal é que cada casa recebeu uma plaquinha com seu nome e ano de construção, para quem passar ali conhecer um pouco mais.

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel
Durante a caminhada existem pontos de parada com muita música típica!

Vila Itoupava Blumenau Rota Enxaimel

A região agora vem ganhando espaço com o agroturismo, que vem sendo explorado com sucesso. Não faltam degustações de comidas típicas como bolos, cucas, melados e geleias. Toda vez que vou para aquelas bandas eu me acabo de comer!

Vila Itoupava Blumenau Cuca
As cucas delícia da Padaria Ruvias
Restaurante Abendbrothaus

Falando em iguarias da culinária alemã, na Vila Itoupava fica um restaurante típico, que serve um marreco dos deuses. O Abendbrothaus! Ele funciona somente aos domingos para o almoço, mas nem pense em chegar lá de boas, pois é preciso fazer reserva.

Uma por que o restaurante não é muito grande e sempre lota, outra por que o proprietário só deixa entrar se tiver reserva! O restaurante, que pertence a família Jensen, também é tombado como patrimônio cultural do município. Endereço: Rua Henrique Conrad, 1194. Funciona aos domingos, das 11h30 às 15h30. Fone: (47) 3378-1157

Vila Itoupava Blumenau Abendbrothaus

Outro ponto turístico na Vila Itoupava é a primeira cervejaria de Blumenau, a Cervejaria Feldmann. Sua fundação data de 1898, e suas atividades funcionaram nesse prédio histórico até o ano de 1978. Hoje ele abriga o Centro Cultural da Vila Itoupava.

Vila Itoupava Blumenau Cervejaria Feldmann

Gostaram? Espero que sim. Dai na próxima vez em que vierem aqui para a região, façam uma esticadinha até a Vila Itoupava. É um passeio bacana, diferente e que vocês irão curtir! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

4 COMENTÁRIOS

    • Ahhhh eu queria ter ido com vocês lá, mas tive que optar entre ele e Pomerode. Mas também vale pra irmos lá em julho, depois da corrida!! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.