Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul

3
10639
Forte Marechal Luz
Com mais de 100 anos o Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, foi um local estratégico contra possíveis invasões. Hoje como ponto turístico oferece uma vista linda da Baía Babitonga e do Arquipélago da Graça.

As histórias do Forte Marechal Luz e de São Francisco do Sul estão interligadas em virtude do mar que os rodeia. Localizada às margens da Baía Babitonga, a cidade descoberta em 1504, foi colonizada por portugueses, paulistas e açorianos, é a mais antiga do estado de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil.

+Saiba mais sobre a história de São Francisco do Sul
+Encontre seu hotel em São Chico

Trapiche de chegada no centro histórico de São Francisco do Sul.

História

No início do Século XVIII os portugueses instalaram uma bateria de canhões na Ponta do João Dias, no Morro do Alemão, com o intuito de defender o litoral dos espanhóis, ingleses e franceses. Começava ali a história do Forte Marechal Luz.

Forte Marechal Luz
Vista para a entrada da Baía Babitonga e uma parte da praia do Forte.

Mais tarde, com o argumento de que diversos pontos da cidade estavam desprotegidos e ameaçados a Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul pediu a criação de uma Companhia de Artilharia, o ano era 1822. Mas apenas em 1909 obras para uma fortificação são iniciadas, afim de manter a região ainda mais segura.

Por ter o maior porto catarinense e o quinto maior do Brasil, a cidade sempre esteve na mira de possíveis ataques e invasões. Pelo Porto chegavam cargas valiosas de madeira e erva-mate, motivando ainda mais a construção do forte.

Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz
Canhões Vicker Armstrong com 152,4 mm, de 1919, expostos na entrada do Forte Marechal Luz.

Então após seis anos, em 21 de dezembro de 1915, o Forte Marechal Luz é inaugurado, tendo como patrono o Marechal Francisco Carlos da Luz, militar que serviu às forças Armadas da época Imperial até o início da República. Essa bateria de Artilharia de Costa, artilhada com quatro canhões é semelhante às do Forte Marechal Hermes em Macaé, no litoral do Rio de Janeiro. O início dos dois Fortes se deu na mesma época, inclusive.

O Forte foi desativado em 1977 depois que o Exército adotou uma nova concepção de defesa do Litoral. Em 1996, após uma reforma, foi aberto para visitação sendo que o antigo paiol e as casamatas viraram um pequeno museu, e suas instalações, que antes eram alojamentos, hoje são uma colônia de férias para militares e civis.

O Museu

O Forte Marechal Luz acabou por se tornar um dos pontos turísticos mais visitados de São Chico, depois do Centro Histórico, principalmente durante a temporada de verão. No Museu podemos ver os antigos canhões, assim como inúmeros objetos e fotos ligados à história do lugar.

Forte Marechal Luz canhões

A visita à antiga fortificação é aberta ao público durante o ano todo, o acesso ao alto do morro é feito por uma estradinha de chão. Dá mais ou menos 1,5 km da entrada do forte até o topo do morro. Depois de pagar taxa de visitação o carro recebe uma identificação para transitar ali, mas somente na via previamente determinada.

Forte Marechal Luz
Espaço do paiol, hoje um pequeno Museu.

Forte Marechal Luz

Administrado pela 5° Divisão do Exército funciona diariamente, das 08h às 17h. Ingressos: R$ 2,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos estão isentos. Endereço: Estrada Geral Do Forte, s/n – Ubatuba. Fica a uma distância de 15 km do centro a cidade. Mais informações: facebook.com/fortemarechalluz/

Forte Marechal Luz São Francisco do Sul


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorEngenho Lanches, uma ótima parada na BR 101
Próximo artigoMuseu Ferroviário de Tubarão, embarque nessa história
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.