Engenho Lanches, uma ótima parada na BR 101

6
674
O Engenho Lanches, às margens da BR 101 em Paulo Lopes, oferece um espaço confortável para quem quer fazer aquela paradinha antes de seguir viagem.

Sempre comento que gostamos de viajar de carro pois assim podemos ir parando e conhecendo tudo pelo caminho! Mas para ser boa mesmo, uma viagem também tem que ter aquele lugar bacana para fazer um pit stop. Na BR 101 a nossa parada é o Engenho Lanches, que fica na cidade de Paulo Lopes bem pertinho do trevo para Garopaba (um dos paraísos aqui de Santa)!

+Saiba onde fazer paradinhas na BR 277 no Paraná

Engenho Lanches Paul Lopes SC

A História

A ideia do Engenho Lanches nasceu durante as festas de colono que aconteciam nos anos 1980 na região do Meleiro, no Sul de Santa Catarina. Era comum os agricultores montarem barraquinhas para venda de seus produtos. Em uma dessas festas, dois bois moviam uma moenda de cana numa barraca, chamando a atenção de todos que visitavam a feira.

O agricultor Mário Mota percebeu que aquilo era um diferencial e montou, no Balneário Arroio do Silva, um espaço onde vendia todos aqueles produtos da roça, tendo os bois como chamariz! Alguns anos depois, em 1990, era inaugurado o Bar do Engenho, sempre com a moenda de cana presente. Era a diversão da criançada. Eu me lembro de passar por lá quando íamos passar férias em Santa Catarina e o auge era parar para ver os bichos!

Engenho Lanches Moenda de Cana
A velha moenda agora é peça histórica e fica exposta aos visitantes.

O Engenho Lanches

Como o espaço ganhava cada vez mais clientes, em 1996 acontece uma expansão, sendo inaugurado o Engenho Lanches no município de Paulo Lopes, às margens da rodovia BR 101. Desta vez, além dos bois que puxavam a moenda, outros produtos ganharam destaque, como salames, queijos, pães, salgados etc

Engenho Lanches

Em 2014 mais uma reforma foi concluída, sendo criado o complexo do Engenho Lanches, uma área de 3 mil m² com restaurante, lanchonete, padaria, lojinha com artesanato,  adega, espaço Pet e área para fazer chimarrão (sim, aqui para essas bandas tem de ter um lugar para esquentar água para um bom amargo!), além da mini fazendinha e do Memorial do Engenho.

Mas não se engane, mesmo com toda essa estrutura ampla e moderna o Engenho não perdeu sua essência de oferecer “as coisas da roça”!

Engenho Lanches Restaurante

Engenho Lanches

Engenho Lanches

Na lanchonete encontramos uma infinidade de salgados e doces. Em uma bancada separada as meninas fazem na hora tapiocas, crepes e omeletes, e tem também pamonha fresquinha. E do fogão a lenha vem o milho quentinho. É só passar um pouco de manteiga e enrolar na palha do milho que vocês vão se sentir na cozinha da vó! 🙂

Engenho Lanches Fogão à lenha

Na loja encontramos guloseimas e tranqueiras diversas (ahahaha adoro uma tranqueira) e uma adega enorme oferece muitos rótulos legais de vinhos e cachaças.

Engenho Lanches

Engenho Lanches Presntes

Engenho Lanches Loja

Memorial do Engenho e Fazendinha

Na área externa um memorial conta, através da linha do tempo, toda trajetória do Engenho Lanches, do começo naquela festa típica até os dias atuais. Andando um pouco mais chegamos até o espaço onde ficam os bois do engenho. E um painel mostra todos os animais que já foram e são, os mascotes do estabelecimento.

Engenho Lanches Memorial

Engenho Lanches Fazendinha

Engenho Lanches Fazendinha

Engenho Lanches Fazendinha

A estrutura do Engenho lanches conta ainda com banheiros sempre limpos e um baita estacionamento com seguranças que ficam dando aquela cuidada básica.

Engenho Lanches Banheiros
Nossa última passada por lá foi às vésperas do Natal, por isso os enfeites!

Curiosidades do novo Engenho Lanches:
– o design foi projetado para a utilização máxima da luz solar
– o lixo é separado e feita a compostagem, que é utilizada como adubo na horta
– as águas recebem tratamento e são devolvidas aos rios da região 100% despoluídas
– dessa forma o restaurante busca ser o mais ecologicamente correto possível!

Endereço: Rod. BR 101, Km 266 – Paulo Lopes. Fone (48) 3255-0455. E-mail: contato@engenholanches.com.br. Funciona todos os dias, das 06h às 22h20.

Engenho Lanches Paul Lopes SC

Essa foi a dica de hoje pessoal! Vocês também curtem fazer paradinhas pelo caminho, quando estão viajando de carro? É bom né? Conhecem outros lugares? Me indiquem onde é, deixem nos comentários! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

6 COMENTÁRIOS

  1. Que delícia de dica, já anotei!!! Assim como vocês, adoramos viajar de carro e parar pelo caminho. Deu vontade passear pela região apenas para conhecer o Engenho. Você deveria criar um selo “Testado e Aprovado pela Doda”, tenho certeza que faria sucesso 😉

    • Oi Sílvia querida! ahahahah guria eu adoro parar na estrada! Estamos sempre descobrindo lugares bons (alguns nem tanto)! Gostei da sugestão, vou pensar sobre o selo! Obrigada, beijos 😉

  2. Que lugar maravilhoso! Viajei aqui hahahaha
    Na minha viagem para São Paulo também fiz uma parada em um lugar bem legal com muita comida gostosa, eu adoro essas paradas porque a gente come e aproveita pra conhecer um pouquinho do lugar. Eu sou do RJ. Amei!
    Quero aqueles salgados! Hahahaha

    • Oi Mary! ehehehe eu adoro parar na estrada para fazer lanchinho e esse lugar é tudo de bom! As comidinhas são saborosas e têm um monte de outras coisinhas! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.