Cachaça artesanal Dupipe, em Gaspar

0
440
Cachaça Artesanal Dupipe
A Cachaça Artesanal Dupipe é um dos lugares mais visitados no bairro de Belchior Alto, em Gaspar, Santa Catarina. Produzida de forma artesanal, atrai apreciadores de vários lugares.

Criada em 1938 por Sebastião Schmitz, a cachaçaria fabricava e engarrafava as três marcas que a fizeram conhecida: Sultão, Sol Nascente e Campeã Mundial. Fechada nos anos 1970, em 2006 ela retorna como Cachaçaria Artesanal Dupipe.

Cachaça Artesanal Dupipe

Cachaça Artesanal Dupipe

Cachaça Artesanal Dupipe

Até os anos 1970 a cachaçaria do Seu Sebastião, em Gaspar, junto com os Alambiques de Luiz Alves (eu falo sobre eles aqui), eram praticamente os únicos da região Sul. Com a chegada da cachaça paulista industrializada, que vinha com preços mais competitivos, o mercado catarinense obrigou muitos donos de alambiques e cachaçarias a suspenderem suas produções.

Infelizmente, Seu Sebastião também acabou encerrando a produção e fechando.

Cachaça Artesanal Dupipe

Os anos passaram e em 2006 seu neto, Ivo Schmitz (o Pipe), retomou a fabricação da bebida, aproveitando todo o ensinamento herdado do avô, assim como maquinário e o espaço onde tudo começou, nascia a Cachaça Artesanal Dupipe.

Em um ambiente limpo e organizado, a decoração lembra os antigos alambiques, assim como o cheiro característico da bebida que está presente por todos os lados. No dia em que visitei o lugar, quem nos recebeu foi Jaime Schmitz, o responsável técnico da cachaçaria.

Como é a fabricação

Jaime foi nos explicando as etapas da fabricação e nos contou que a matéria-prima utilizada (parte importantíssima do processo) vem das montanhas do Belchior Alto. A cana de açúcar é plantada na propriedade da família e em áreas de agricultores selecionados na região.

Após a extração do suco, limpeza e padronização, o caldo da cana passa por um processo de fermentação natural, dentro desse alambique de cobre, que tem mais de 100 anos!

Cachaça Artesanal Dupipe

A produção anual das cachaças Dupipe são de 8 a 10 mil litros, para que atinja as principais características de pureza e qualidade.

Depois de destilada ela vai descansar nos barris de carvalho importado, de ariribá e turmão, e em grandes vasilhames de vidro.

Nos barris de carvalho a bebida adquire o cheiro da madeira, já nos vidros ela preserva seus sabores naturais. Curiosidade: lá existe um barril de carvalho de 1872 e outros do início do século passado.

Para fechar a visita ande um pouco pela propriedade,  um espaço verde muito bonito, com lago e alguns bancos para sentar e apreciar! Ahh na calçada em frente a porta principal uma garrafa de cachaça foi enterrada e será retirada dali quando completar 20 anos!

Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 7999 – Belchior Alto – Gaspar-SC. Passando a entrada da Cervejaria DasBier, um pouco mais em frente. Funciona todos os dias das 08h às 17h. Contato: cachacadupipe@yahoo.com.br

Cachaça Artesanal Dupipe

Vocês gostam de conhecer esse tipo de lugar? Cachaçarias ou alambiques? Quais vocês conhecem? Deixem ali nos comentários! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.