Cachaça artesanal Dupipe, em Gaspar

0
5546
Cachaça Artesanal Dupipe
A Cachaça Artesanal Dupipe é um dos lugares mais visitados no bairro de Belchior Alto, em Gaspar, Santa Catarina. Produzida de forma artesanal, atrai apreciadores de vários lugares.

Criada em 1938 por Sebastião Schmitz, a cachaçaria fabricava e engarrafava as três marcas que a fizeram conhecida: Sultão, Sol Nascente e Campeã Mundial. Fechada nos anos 1970, em 2006 ela retorna como Cachaçaria Artesanal Dupipe.

Cachaça Artesanal Dupipe

Cachaça Artesanal Dupipe

Cachaça Artesanal Dupipe

Até os anos 1970 a cachaçaria do Seu Sebastião, em Gaspar, junto com os Alambiques de Luiz Alves (eu falo sobre eles aqui), eram praticamente os únicos da região Sul. Com a chegada da cachaça paulista industrializada, que vinha com preços mais competitivos, o mercado catarinense obrigou muitos donos de alambiques e cachaçarias a suspenderem suas produções.

Infelizmente, Seu Sebastião também acabou encerrando a produção e fechando.

Cachaça Artesanal Dupipe

Os anos passaram e em 2006 seu neto, Ivo Schmitz (o Pipe), retomou a fabricação da bebida, aproveitando todo o ensinamento herdado do avô, assim como maquinário e o espaço onde tudo começou, nascia a Cachaça Artesanal Dupipe.

Em um ambiente limpo e organizado, a decoração lembra os antigos alambiques, assim como o cheiro característico da bebida que está presente por todos os lados. No dia em que visitei o lugar, quem nos recebeu foi Jaime Schmitz, o responsável técnico da cachaçaria.

Como é a fabricação

Jaime foi nos explicando as etapas da fabricação e nos contou que a matéria-prima utilizada (parte importantíssima do processo) vem das montanhas do Belchior Alto. A cana de açúcar é plantada na propriedade da família e em áreas de agricultores selecionados na região.

Após a extração do suco, limpeza e padronização, o caldo da cana passa por um processo de fermentação natural, dentro desse alambique de cobre, que tem mais de 100 anos!

Cachaça Artesanal Dupipe

A produção anual das cachaças Dupipe são de 8 a 10 mil litros, para que atinja as principais características de pureza e qualidade.

Depois de destilada ela vai descansar nos barris de carvalho importado, de ariribá e turmão, e em grandes vasilhames de vidro.

Nos barris de carvalho a bebida adquire o cheiro da madeira, já nos vidros ela preserva seus sabores naturais. Curiosidade: lá existe um barril de carvalho de 1872 e outros do início do século passado.

Para fechar a visita ande um pouco pela propriedade,  um espaço verde muito bonito, com lago e alguns bancos para sentar e apreciar! Ahh na calçada em frente a porta principal uma garrafa de cachaça foi enterrada e será retirada dali quando completar 20 anos!

Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 7999 – Belchior Alto – Gaspar-SC. Passando a entrada da Cervejaria DasBier, um pouco mais em frente. Funciona todos os dias das 08h às 17h. Contato: cachacadupipe@yahoo.com.br

Cachaça Artesanal Dupipe

Vocês gostam de conhecer esse tipo de lugar? Cachaçarias ou alambiques? Quais vocês conhecem? Deixem ali nos comentários! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorConheça o Museu da Cerveja em Blumenau
Próximo artigoPasseando a bordo do Barco Príncipe Joinville
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.