Rodeio, um passeio pela cidade dos anjos

6
9593
Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos Pórtico

Andar pelas cidades do Vale Europeu em Santa Catarina é sempre uma boa surpresa. Numa dessas andanças fomos até Rodeio, cidadezinha de 12 mil habitantes que fica cerca de 40 km de Blumenau e distante 186 km da capital, Florianópolis.

Conhecida como a Cidade dos Anjos, tem colonização italiana e seus traços europeus ficam evidenciados na cultura, gastronomia e nos moradores, que ainda conversam na língua pátria!

Rodeio, Santa Catarina

Está cercada por vales e montanhas, com suas paisagens são lindas e bucólicas. Um de seus atrativos são as cachoeiras, que amenizam o calorão senegalês que faz por aqui no verão!!

E sua economia é fortemente evidenciada pela agricultura, além de pequenos comércios familiares. É aquela típica cidade de interior, onde as pessoas sentam nas calçadas para conversar com o vizinho!

A cidade é rodeada por montanhas
Rodeio, casario antigo
A cidade ainda preserva muitos casarões antigos, pertencentes aos primeiros colonizadores.

Origem do nome da cidade

Dizem que a cidade de Rodeio recebeu esse nome depois que seus colonizadores perceberam que só andavam em círculos dentro da mata, quando chegaram por lá.

O que talvez seja até verdade, pois ao olharmos em volta percebemos que ela está em um imenso vale, rodeada pelas montanhas! Era o ano de 1875 e eles vieram para a região a pedido do Dr. Blumenau, já que alguns colonos alemães não estavam se adaptando por ali.

Vista panorâmica da cidade

O que fazer em Rodeio, a cidade dos Anjos

O turismo na cidade vem crescendo, especialmente depois da criação dos circuitos de ciclismo e dos mochileiros, que fazem um percurso que começa em Timbó e vai passando por várias cidades do Vale Europeu, incluindo Rodeio.

Com isso a cidade aproveitou alguns pontos que poderiam ser turísticos e começou a exibi-los, digamos assim, para chamar mais visitantes. Está dando certo, pois vêm impulsionando a procura por restaurantes e hospedagem, assim como a comunidade rural, que vem desenvolvendo a vinicultura, a criação de trutas e demais produtos artesanais.

Praça central da cidade. Um dos pontos de parada do Cicloturismo do Vale Europeu.

Igreja Matriz de São Francisco de Assis

Sua construção aconteceu entre 1894 e 1899, pelos imigrantes italianos que vieram da região do Trento para colonizar essas terras. Em estilo gótico-romano, está instalada na colina “verdejante”, no centro da cidade. Sua fachada frontal assemelha-se a Basílica de São Francisco de Assis, na Itália.

Em seu mezanino fica o órgão de tubos trazido da Alemanha em 1906 e que hoje faz parte, junto com a Igreja, do Patrimônio Histórico a cidade. Ao lado, parede com parede, fica a casa dos Freis, o Convento Franciscano São José.

Igreja Matriz São Francisco de Assis
Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos Igreja Matriz Órgão
Freis Franciscanos
Olha esse flagra dos Freis fazendo fotinhos em frente a Matriz! Que fofos!
 Gruta de Nossa Senhora

Et Incarnatus Est

A Igreja é muito lindinha, cheia de vitrais coloridos que, conforme dizem, agem como uma forma de evangelização através das imagens e símbolos retratados. Mas o que chama a atenção do visitante quando se entra na igreja é o enorme painel Et Incarnatus Est (E o Verbo se fez carne), colocado atrás do altar.

Idealizado e concebido pelo artista plástico Lorenz Johannes Hallmais, levou dois anos para ser concluído. A técnica utilizada foi a caseína, que é composta por requeijão, ovo e cal, misturados a pó de tintas puras. A imagem do painel é um resumo da “Revelação de Deus na criação e na História da Salvação”, Nossa Senhora com o menino Jesus no colo está no centro da pintura. É muito lindo!

Detalhe: assim como no Mosteiro de São Bento, onde são famosas as missas com a presença dos Freis cantando, em Rodeio os Franciscanos também participam das missas com cânticos gregorianos.

Igreja Matriz Et Incarnatus Est
Nesse momento os Freis estavam se posicionando para começar a entoar os cânticos da Missa.

Parque Municipal Pietro Vota

Distante 2 km do centro da cidade está o Parque Municipal Pietro Vota, onde fica a Cascata do Salto, uma queda d’água de 80 metros de altura. A cascata é um atrativo natural de encher os olhos, mas o Parque, esse precisa urgente de uma revitalização. Nem digo uma grande intervenção, mas uma limpeza mesmo e manutenção dos tobogãs e infra estrutura, pois tem muito potencial.

Rodeio, Cascata do Salto
Ali no fundo, um tiozinho estava se refrescando e acabou saindo na minha foto!!
Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos Cascata do Salto
Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina

Após o centenário da imigração italiana no Brasil, que aconteceu em 1975, Rodeio passou a ostentar o título de “Vale dos Trentinos“, iniciando um intercâmbio com o país europeu. Isso aconteceu depois que um jornalista da Editora Manfrini se encantou pela cidade e achou-a muito parecida com o Vale Trentino da Itália.

Como forma de preservar sua história, Rodeio criou o Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina, que fica instalado no antigo prédio pertencente a Congregação das Irmãs da Divina Providência. É considerado o único museu trentino fora da Itália.

Hoje o prédio e o museu são administrados pelo Circolo Trentino di Rodeio. As visitas acontecem mediante agendamento. Contato: trentinirodeio@gmail.com Fone: (47) 3384-0209

Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos Museu de Usos e Costumes
Vinícola San Michele

Um grupo de jovens, descendentes dos italianos de Rodeio, estudaram as práticas enológicas e se especializaram em vitivinicultura. Nas idas e vindas para a Itália,  para estudarem no Instituto San Michele all’Adige, conheceram o Castelo de San Michele de Trento, se inspirando ai para o início a história da Vinícola San Michele. Um de seus vinhos mais famosos e premiados é o Barone. Nós provamos e aprovamos!

Visite a vinícola, conheça o processo de maturação de seus vinhos e faça uma deliciosa degustação! Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30. E-mail: adega@sanmichele.ind.br

Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos Vinícola San Michele

El Picol Paradis – O Caminho dos Anjos

Depois de passarmos por alguns dos pontos de visitação da cidade, chegou a hora de seguirmos para o lugar mais visitado, o Caminho dos Anjos.

Para quem sobe o morro Ipiranga, para chegar até a Tirolesa K2 Mil ou fazendo o circuíto de bike e dos mochileiros, passa obrigatoriamente por ele. 

A estrada também é conhecida como caminho das hortências,  por ficar repleta do colorido dessa folhagem durante o verão!

Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos Hortências

Idealizado pelo Sr. Paulo Notari, agricultor nascido e criado na região, o Picol Paradis é o pequeno paraíso que ele mesmo construiu.

Inaugurado em dezembro de 1997, oferece uma visão celestial onde anjos estão rodeados por frondosas árvores e morros. Bem no meio está uma réplica do Cristo de Redentor, com 9 metros de altura.

Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos

Tive o privilégio de conversar com ele, um senhorzinho muito simpático e cheio de histórias para contar. Ele se diz o “homem mais feliz do mundo, por ter construído tudo aquilo”.

E nós visitantes também, Seu Paulo. Ao longo de 8 km de estrada, encontramos 64 anjos. Todos produzidos por ele, na pequena oficina nos fundos de sua casa.

Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos
Eu e Seu Paulo. Sua intenção era fazer 100 anjos, mas com a idade acharam melhor que ele parasse. Os 64 já estão lindos!

Um pouquinho adiante, ainda no Caminho dos Anjos me deparei com essa capelinha, erguida em 1906 e dedicada a Nossa Senhora de Lourdes (pena que a foto saiu escura).

Entrei, fiz uma oração e fiquei ali, curtindo o silêncio, só quebrado pelo canto dos passarinhos e de um ou outro automóvel que passava na estrada. Momentos assim são únicos!

Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos
Rodeio Santa Catarina Cidade do Anjos
Outros pontos de interessa da cidade
  • Eremitério Beato Egídio de Assis
  • Cachaças Tessarollo
  • Oratório Frei Bruno
  • Primeira Capela da Glória
  • Tirolesa K2 Mil, no alto do Morro do Ipiranga, simplesmente a maior da América Latina.

Rodeio tem uma história e uma cultura marcadas pelas origens italianas e pela religiosidade. É o sonho realizado de muitos imigrantes que saíram da sua terra natal para edificarem fora da Europa uma nova vida e uma nova história.

Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos Pórtico
Addio belos! 😉

O que acharam do passeio? Já tinham ouvido falar de Rodeio ou do Caminho dos Anjos? Lindinho né? Então, deixem essa que vos fala feliz e comentem ali 😉


Rodeio Santa Catarina Cidade dos Anjos

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

Artigo anteriorGruta Rei do Mato, em Sete Lagoas
Próximo artigoParque São Francisco de Assis, no centro de Blumenau
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

6 COMENTÁRIOS

    • Ester, estou adorando percorrer Santa Catarina. Tem muita história interessante. Uma cultura riquíssima. Aguarde, vem muita coisa por ai! Muito obrigada por acompanhar tudo… Beijinhos

  1. Olá, tenho interesse em conhecer alguns pontos religiosos em Santa Catarina e entre eles está a cidade de Rodeio. Sabe me informar se existe hotel na cidade?

    • Oi Luísa! Em Rodeio não, mas as cidades são tão próximas, que te sugiro ficar em Blumenau ou Indaial ou Timbó! A rede hoteleira de Blumenau é muito boa, oferecendo hospedagem com preços variados. Como falei as cidades são próximas umas das outras, se estiveres de carro consegue se deslocar rápido entre elas, mas se precisar de ônibus, existem linhas regulares entre elas também. Se tiver mais alguma dúvida é só falar! Beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.