Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

2
421
Gruta Rei do Mato Sete Lagoas

Distante cerca de 70 km de Belo Horizonte, com acesso pelo trevo em Sete Lagoas, fica o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, considerada uma das maiores grutas do Estado de Minas Gerais. Junto com a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, elas formam um complexo de cavernas que fica na região metropolitana de BH, a chamada Rota de Grutas Peter Lund.

Considerado o pai da paleontologia e da arqueologia no Brasil, Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês que no século XIX fez importantes descobertas ao explorar mais de 200 cavernas pelo país.

+Leia aqui sobre a Gruta do Maquiné

A Gruta Rei do Mato

Considerada uma das maiores grutas de Minas Gerais, a Gruta Rei do Mato tem quase 1000 metros de extensão, mas desses apenas 220 metros estão liberados para visitação, através de passarelas e escadarias.

Entre seus salões existem desníveis de 30 metros de profundidade. Confesso que dá uma certa claustrofobia andar por aquelas passarelas. Me senti no “centro da terra” lá dentro!

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas passarelas

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas
Eu estou com os “zóio” meio estranhos nessa foto! Deve ser por que eu estava com medo de despencar dali!!

Muitas lendas permeiam o nome da gruta, uma delas é que seria decorrente de um eremita que teria vivido na caverna. Outros dizem que ele era um fugitivo e ali encontrou um esconderijo e um refúgio, mas nada tem comprovação.

Sua administração é de responsabilidade do IEF – Instituto Estadual de Florestas, que zela por sua preservação. Para muitos especialistas a Gruta Rei do Mato é uma “gruta viva”, ainda em processo de formação, em função da ação da água que continua agindo em seu interior.

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas
Olhando de perto eles parecem paredões de mármore.

+Conheça mais de Sete Lagoas, a terra das lagoas encantadas

Os Salões da Gruta

Assim como na Gruta do Maquiné, a Gruta Rei do Mato é dividida por “salões”, que recebem nomes correspondentes as formas que tomam! O primeiro é chamado de Salão da Couve Flor, por ser parecido com a hortaliça. Os salões seguintes são: Salão dos Blocos Desabados, Salão Principal e o Salão das Raridades.

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas
São diversas as formas que aparecem, todas de uma beleza peculiar.

Durante a caminhada pelas passarelas um paredão chama a atenção, pois as pontas das estalactites estão quebradas, ali fica a Galeria das Estalactites de Pontas Quebradas que, infelizmente, foram depredadas para exploração comercial. A ganância e ignorância do ser humano não tem limites.

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas

Outras formações acabaram virando atração por que apresentam desenhos curiosos, como a Sorvetão, que parece uma casquinha de sorvete.

Como forma de preservar ainda mais o espaço, a iluminação ganhou lâmpadas de LED, ou lâmpadas frias, o que garante impacto menor dentro da gruta e na continuidade das espeleotemas, que são as estalactites (que nascem do teto) e estalagmites (que se formam do chão).

Com um ambiente tão sensível como esse, é importantíssimo saber que durante sua visita, você não deve encostar em nada. Toda aquela beleza levou milhões de anos para ser formada e um simples toque pode abreviar o nascimento de uma obra de arte!

Uma das curiosidades da Gruta Rei do Mato, é que ela possui uma formação rara e única em grutas pelo Brasil. São as colunas gêmeas (ocorrem quando estalactites e estalagmites se juntam). São colunas paralelas com quase 12 metros de altura. Estão localizadas no Salão das Raridades, onde também fica a maior estalactite da gruta, pesando cerca de 1 tonelada.

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas

Endereço: Rodovia BR-040, Km 472, s/nº – Trevo de Sete Lagoas. Fone: (31) 3775-2695. E-mail: mnegreidomato@meioambiente.mg.gov.br Informações importantes para quem vai fazer a visitação – a idade mínima para acesso a gruta é 6 anos, desde que acompanhado por um responsável.

A visita dura em torno de uma hora e é sempre feita com um guia. Cada grupo é de no máximo 20 pessoas. É obrigatório o uso de calçado fechado (quando fomos lá, estávamos de chinelos! A sorte que morávamos em Sete, dai só fomos em casa trocar).

Gruta Rei do Mato Sete Lagoas

Eu me amarro nesse tipo de passeio, mesmo me sentindo presa no fundo da terra!!! Mas poder conhecer lugares assim, com um peso histórico tão grande, ver de perto formações de milhões de anos meio que emociona!

Em tempo! Ao lado fica a Grutinha, onde existem várias pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de seis mil anos. É bonito, mas está um pouco mal conservado. E eu não fiz nenhuma foto dela… snif 🙁

E vocês? Gostam desse tipo de passeio? Conhecem grutas e cavernas, aqui ou fora do Brasil? Contem pra mim! Deixem nos comentários! 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

  1. Que legal saber que existe essa atração tão pertinho de BH! Acredita que nunca fui pra bh? Ando com uma vontade grande de ir pra la! Quem sabe dou uma passada em Sete Lagoas quando for! Amo grutas ❤️ Um beijo, e to amando teu BEDA!

    • Guria, tu precisa ir pra BH! Tem muito lugar legal pra conhecer. Tem muito barzinho bom e restaurante idem!! ahahah E tem essas cidadezinhas próximas que sempre tem algo legal pra ver. Que legal que está curtindo. Confesso que está insano de fazer, mas to gostando ahahaha Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.