Os 18 anos da Escola Ballet Bolshoi no Brasil

29
756
Escola Teatro Bolshoi Joinville
O Teatro Ballet Bolshoi é umas das mais antigas e conceituadas escolas de dança do mundo. Fundada em 1776, pelo Príncipe Peter Urussov, na Rússia, já formou milhares de bailarinos. No Brasil também temos um Ballet Bolshoi vocês sabiam? Sua filial, única fora da Rússia, fica em Joinville, Santa Catarina, e seus ideiais são os mesmos da Escola de Moscou.

+ Conheça mais de Joinville aqui

Bolshoi no Brasil, como começou

Em 1996 o Ballet Bolshoi veio ao Brasil para uma turnê. Na programação constava uma apresentação deles no 14° Festival Internacional de Dança de Joinville. Após o espetáculo, todos estavam maravilhados com a receptividade das pessoas da cidade. Isso motivou o diretor artístico, Alexander Bogatyrev, a querer trazer uma escola para o Brasil. No meio do processo Bogatyrev faleceu, mas como o projeto estava concluído os responsáveis pelo Bolshoi continuaram e o apresentaram para várias escolas e prefeituras brasileiras. Sua esposa, a bailarina Galina Kravchenko ainda vive em Joinville e vai todos os dias a Escola, ensaiar seus alunos:)

Escola Teatro Bolshoi Joinville

Mas Joinville estava determinada a receber a filial e para isso o prefeito na época, Luiz Henrique da Silveira (não é meu parente viu!!), se comprometeu a dar total apoio no desenvolvimento da proposta. Em julho de 1999, durante o 17° Festival de Dança, a primeira bailarina do Bolshoi, Alla Mikhalchenko, assina o protocolo de intenções com Joinville, que tinha entre fatores decisivos para a escolha, o fato da cidade ter uma profunda ligação com a dança.

Escola Teatro Bolshoi Joinville

Aberto oficialmente no dia 15 de março de 2000, o Ballet Bolshoi de Joinville chega a maioridade acumulando sucessos e realizando sonhos. Nas salas de aula os alunos aprendem a técnica do balé pela metodologia Vaganova, que tem algumas peculiaridades em relação a outras técnicas. O posicionamento das pernas e pés, a difere das outras formas. No currículo ainda consta o aprendizado da dança contemporânea e disciplinas complementares.

Escola Teatro Bolshoi Joinville
Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e mulher de Alexander Bogatyrev, idealizadores da filial Brasileira.

18 anos de história

Ao longo de seus 18 anos de existência já formou mais de 900 alunos que hoje brilham em companhias de dança pelo Brasil e o mundo. Os espetáculos protagonizados por seus bailarinos já foram assistidos por mais de 800 mil pessoas, em mais de 100 cidades brasileiras. É orgulho que não acaba mais! 🙂 Atualmente crianças e jovens, vindos de 22 estados brasileiros e mais 3 países compõem as turmas da escola, que recebem bolsas de estudos de 100% mais benefícios. O curso dura cerca de 8 anos.

Escola Teatro Bolshoi Joinville
Espaço cultural onde acontecem manifestações artísticas diversas, como a exposição de fotos a seguir.

Escola Teatro Ballet Bolshoi

Escola Teatro Bolshoi Joinville

Escola Teatro Bolshoi Joinville

Estes benefícios são alimentação, transporte, material didático, figurinos, assistência médica e odontológica, uniformes, reforço escolar entre outros, tudo com o único objetivo de tornar seus alunos protagonistas da sociedade. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, recebe apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, sendo mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, que tanto podem ser pessoas jurídicas, quanto pessoas físicas.

Escola Teatro Bolshoi Joinville uniformes

Escola Teatro Bolshoi Joinville
Galeria com os nome de todas as empresas apoiadoras do projeto.

Com o crescimento da Escola, em 2008 foi possível formar uma Companhia Jovem, criando a oportunidade do primeiro emprego para os bailarinos formados na instituição. Uma forma de reconhecimento com esses jovens profissionais.

Escola Teatro Bolshoi Joinville

Escola Teatro Bolshoi Joinville
Atelier onde são produzidos os figurinos dos espetáculos.

Escola Teatro Bolshoi Joinville

A Escola Teatro Ballet Bolshoi Brasil é uma jovem cheia de disposição e pronta para transformar a vida de muitos outros jovens, que sonham um dia dançar em palcos pelo mundo. Pela disciplina e determinação que vi no dia em que fiz minha visita, sei que isso já é uma realidade!

A Escola fica na Av. José Vieira, 315 – América. Para pode apreciar esse tour guiado é preciso agendar com antecedência sua visita, pelo telefone (47) 3422-4070 ou pelo e-mail: escolabolshoi@escolabolshoi.com.br 

Curtiram o passeio? Já conhecem o Ballet Bolshoi? Gostam de espetáculos de dança? Eu adoro! Deixem nos comentários, vamos bater papo! 😉

Escola Teatro Bolshoi Joinville

O Casa de Doda visitou a Escola do Teatro Bolshoi, em dezembro de 2017 e fomos recebidos pela Albenize Ballen Bueno, há 16 anos a frente da Comunicação da casa. Sabe aqueles relatos apaixonados, de quem ama o que faz e tem orgulho de espalhar isso a todo mundo? Assim é ela. Emoção pura! Que bom que pude ter esse contato com a Escola, sendo conduzida por alguém que a conhece tão bem e tem tanto amor por ela!


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

29 COMENTÁRIOS

  1. A Escola Bolshoi Brasil é um orgulho para nosso país. Uma instituição muito bem estruturada, com ensino de dança de excelência e que dá todo o apoio para seus alunos. Espero que cresça cada vez mais, e um projeto maravilhoso!

  2. Eu amo Ballet!! E gosto muito do Ballet Bolshoi apesar de gostar ainda mais do estilo da escola Vaganova. Já sabia da existência dessa filial aqui no Brasil, mas não sabia que está completando apenas 18 anos, pensei que fosse mais.
    Bjs

    • Oi Andrea! Sim, chegou a maioridade agora! E eles estão cheios de planos para os próximos anos. A visita guiada é muito interessante, pois dá uma noção do dia a dia desses estudantes bailarinos. Beijos

  3. Como não sou do Brasil, conhecia apenas a original e não sabia que tinha no Brasil mas percebi que aí valorizam-na imenso e que conseguem cumprir ao que se comprometem! Excelente post, adorei conhecer um pouco mais da história e o percurso! =) Foram uns 18 anos excelentes!

  4. Oi Márcia, tudo bem? Desde sempre sou apaixonada por balé. Acho tão incrível a disciplina, os movimentos, os trajes, é tudo tão incrível. Nunca pensei em eu mesma dançar, mas amo assistir. Uma das peças que me fez me apaixonar de verdade foi O lago dos cisnes. Tudo é envolvente, os dançarinos, a música, além da apresentação que nos deixa sem palavras. Um dos meus sonhos é ir no festival de dança de joinville mas ainda não consegui ir =/ quem sabe esse ano. Beijos, Érika =^.^=

    • Oi Érika! Eu amo ballet. Cheguei a fazer quando criança, mas não segui (sou meio descordenada!!). Tente ir, estás tão pertinho. É lindo e a programação é intensa. Tenho certeza que tu vais adorar. Beijos

  5. Olá, tudo bem?

    Não fazia ideia que existia uma filial do Bolshoi no Brasil. Sempre escutei que essa escola de ballet é uma das mais conceituadas no mundo, que as bolsas são super restritas, e saber que há 18 anos eles possuem uma sede no Brasil é maravilhoso! Adorei conhecer essa sede, suas conquistas e o local, parece ser fabuloso, fiquei querendo assistir uma apresentação!

    Beijos!

  6. Gente fiquei apaixonada por cada detalhe. Deve ser lindo mesmo visitar e conhecer. Não sabia que existia uma filial no Brasil. Muito legal conhecer detalhes do Brasil que nem sempre são divulgadas. Maravilhoso post. Bjss

    • Oi Viviane! Legal né? Essa visita é uma aula de história da dança. Realmente, o Brasil tem tantas atrações que às vezes passam batido por nós. Que bom que gostou, volte sempre! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.