O charmoso distrito de Santo Antônio de Lisboa

2
274
Santo Antônio de Lisboa Sambaqui
Casas açorianas, praia de mar calmo e ruas também, um por do sol deslumbrante. Esses são alguns dos tantos encantos de Santo Antônio de Lisboa, distrito histórico que está a 15 km do centro de Florianópolis, ao norte da Ilha.

A primeira vez que estive por lá foi nos anos 1990. Já era um espaço diferente e charmoso dentro da capital catarinense. Característica que seria reforçada com o passar dos anos, pois caiu nas graças de moradores e turistas que “invadem” suas ruazinhas, restaurantes e cafés. A vida em Santo Antônio de Lisboa anda devagar e só muda o ritmo em finais de semana e feriadões!

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis
Que tal esse fim de tarde tranquilo e bucólico?

Um pouco de história

Os primeiros moradores daquele pedaço de terra foram os índios Guaranis (ou carijós). Mas a partir do século XVIII os imigrantes açorianos começam a chegar e transformam o povoado em uma das primeiras freguesias da Ilha de Santa Catarina. A outra Freguesia é a do Ribeirão da Ilha e eu falo dela aqui!

O povoado é elevado a Freguesia em 1750, por D. João V, Rei de Portugal, recebendo o nome de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, sendo oficializado com o nome de Santo Antônio de Lisboa em 1948 pois era mais conhecido assim!! Por ter localização geográfica privilegiada tornou-se local portuário e posto de alfândega onde chegavam navios estrangeiros para fazer comércio.

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis

A primeira rua calçada de Santa Catarina está em Santo Antônio de Lisboa. A pavimentação foi realizada para receber a visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa Imperatriz Thereza Cristina, em 1845. Um placa feita em azulejos portugueses conta o feito!

Atualmente a rua/calçadão, que fica na Praça Roldão da Rocha Freitas, abriga a Feira das Alfaias, uma espécie de mercado das pulgas da região, onde artistas locais expõem seus trabalhos. A Feira funciona sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 19h.

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Sempre muito religiosos os portugueses tratam de erguer, em 1750 (a data exata do início da construção é desconhecido), a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, uma beleza de construção em estilo barroco, que fica em um elevado no centrinho. O terreno foi doado por Clara Manso de Avelar, filha do Sargento-mor Manuel Manso de Avelar, um dos fundadores do povoado e o responsável por governar a ilha de Santa Catarina.

Santo Antônio de Lisboa Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Clara de Avelar era muito devota de Santo Antônio, tanto que o Santo está no topo do altar e a imagem de Nossa Senhora fica logo abaixo. Em função disso são comemorados dois padroeiros no Distrito. Em 1755 a Igreja é elevada a Matriz Paroquial e seu primeiro Pároco foi Pe. Domingos Pereira Teles, natural da Ilha de Picos, nos Açores. Em 1975 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Curiosidade: sua Pia Batismal é a única esculpida em madeira, com entalhes característicos do período de transição entre o Barroco e o Rococó. Está localizada na Rua Cônego Serpa, 30 e é aberta diariamente, das 13h às 18h.

A rua Cônego Serpa reúne vários bares e restaurantes, além de casas de artesanato, como a Casa Açoriana, que também é um centro cultural, e a Sede do Clube A.R.C.E Avante (Associação Recreativa Cultural e Esportiva), fundado em 1947 e um dos pontos de encontro dos moradores.

Na Rua XV de Novembro, que fica em frente a praia, mais casarões, restaurantes e cafés. Com destaque para o Restaurante Marisqueira Sintra, especializado em comida portuguesa e frutos do mar.

Santo Antônio de Lisboa Marisqueira Sintra

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis
Vila do Porto Gastronomia e Bar

Outro ponto forte que atrai muitos visitantes são as manifestações culturais e folclóricas como o Boi de Mamão, o Bloco de Carnaval Baiacú de Alguém, as Festas do Divino e do Terno de Reis, entre outros. Diversão e motivos para ir até lá não faltam, isso eu garanto.

Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé

Não bastasse tantas coisas lindas para ver, Santo Antônio de Lisboa ainda incorpora Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé, outras praias que mais parecem vilas de pescadores. Ali se come muito bem e quase sempre com preços mais em conta, se comparados aos restaurantes da Sede.

Casas coloniais e uma vista de tirar o fôlego? Sambaqui tem!!

Santo Antônio de Lisboa Sambaqui

Santo Antônio de Lisboa Sambaqui
Em dias de sol é possível avistar a Ponte Hercílio Luz
Santo Antônio de Lisboa Sambaqui
Lá fui eu me encarapitar na pedra, doida pra cair na água né?!?

Numa das vezes em que estivemos lá passeamos pelo centrinho de Santo Antônio de Lisboa e depois fomos almoçar em Sambaqui. Em um restaurante recomendado por uma amiga. Ela disse: é super simples, mas serve frutos do mar frescos! E lá fomos nós conhecer o Restaurante Marquinhos. Ele faz o tipo BB, bom e barato ahahahah. Só sei que comemos muito nesse dia! Agora eu passo a dica para vocês 😉

Sambaqui Florianópolis Restaurante do Marquinhos

O Restaurante Marquinhos fica na Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2156 (Km 80,62) e funciona sexta, das 19h às 23h e, sábados e domingos, das 11h às 16h.

Um lugar que também vale a pena conhecer em Santo Antônio de Lisboa é o Espaço Cultural Engenho dos Andrade, casarão e engenho de 1860, preservado e aberto a visitação.

Gostaram do passeio? Já conhecem Floripa e/ou Santo Antônio de Lisboa? Conta pra mim ali nos comentários! Quero saber o que vocês acharam desse pedacinho de paraíso!

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis

 


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

    • É muito bacaninha sim. Comida é vida!!! ahahahah Tem um restaurante que quero ir, o MayFloripa, é de comida tailandesa. No site deles mostra o cardápio e parece ser ótimo!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.