O charmoso distrito de Santo Antônio de Lisboa

2
547
Santo Antônio de Lisboa Sambaqui
Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis: o distrito histórico que fica a 15 km do centro da cidade, ao norte da Ilha. Suas casas açorianas, praia de mar calmo e pôr do sol deslumbrante são alguns de seus tantos encantos.

A primeira vez que estive em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis foi nos anos 1990. Já era um espaço diferente e charmoso dentro da capital catarinense. Característica que seria reforçada com o passar dos anos, pois caiu nas graças de moradores e turistas que “invadem” suas ruazinhas, restaurantes e cafés. A vida em Santo Antônio de Lisboa anda devagar e só muda o ritmo em finais de semana e feriadões!

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: o que fazer e onde comer
Que tal esse fim de tarde tranquilo e bucólico?

A história de Santo Antônio de Lisboa

Os primeiros moradores daquele pedaço de terra foram os índios Guaranis (ou carijós). Mas a partir do século XVIII os imigrantes açorianos começam a chegar e transformam o povoado em uma das primeiras freguesias da Ilha de Santa Catarina. A outra Freguesia é a do Ribeirão da Ilha e eu falo dela aqui!

O povoado é elevado a Freguesia em 1750, por D. João V, Rei de Portugal, recebendo o nome de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, sendo oficializado com o nome de Santo Antônio de Lisboa em 1948 pois era mais conhecido assim!! Por ter localização geográfica privilegiada tornou-se local portuário e posto de alfândega onde chegavam navios estrangeiros para fazer comércio.

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: o que fazer e onde comer

A primeira rua calçada de Santa Catarina está em Santo Antônio de Lisboa. A pavimentação foi realizada para receber a visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa Imperatriz Thereza Cristina, em 1845. Um placa feita em azulejos portugueses conta o feito!

Atualmente a rua/calçadão, que fica na Praça Roldão da Rocha Freitas, abriga a Feira das Alfaias, uma espécie de mercado das pulgas da região, onde artistas locais expõem seus trabalhos. A feira funciona sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 19h.

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Sempre muito religiosos os portugueses tratam de erguer, em 1750 (a data exata do início da construção é desconhecido), a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, uma beleza de construção em estilo barroco, que fica em um elevado no centrinho. O terreno foi doado por Clara Manso de Avelar, filha do Sargento-mor Manuel Manso de Avelar, um dos fundadores do povoado e o responsável por governar a ilha de Santa Catarina.

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Clara de Avelar era muito devota de Santo Antônio, tanto que o Santo está no topo do altar e a imagem de Nossa Senhora fica logo abaixo. Em função disso são comemorados dois padroeiros no Distrito. Em 1755 a Igreja é elevada a Matriz Paroquial e seu primeiro Pároco foi Pe. Domingos Pereira Teles, natural da Ilha de Picos, nos Açores. Em 1975 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Curiosidade: sua Pia Batismal é a única esculpida em madeira, com entalhes característicos do período de transição entre o Barroco e o Rococó. Está localizada na Rua Cônego Serpa, 30 e é aberta diariamente, das 13h às 18h.

A rua Cônego Serpa reúne vários bares e restaurantes, além de casas de artesanato, como a Casa Açoriana, que também é um centro cultural, e a Sede do Clube A.R.C.E Avante (Associação Recreativa Cultural e Esportiva), fundado em 1947 e um dos pontos de encontro dos moradores.

Na Rua XV de Novembro, que fica em frente a praia, mais casarões, restaurantes e cafés. Com destaque para o Restaurante Marisqueira Sintra, especializado em comida portuguesa e frutos do mar.

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: Marisqueira Sintra

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: o que fazer e onde comer
Vila do Porto Gastronomia e Bar

Outro ponto forte que atrai muitos visitantes são as manifestações culturais e folclóricas como o Boi de Mamão, o Bloco de Carnaval Baiacú de Alguém, as Festas do Divino e do Terno de Reis, entre outros. Diversão e motivos para ir até Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis não faltam, isso eu garanto.

Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé

Não bastasse tantas coisas lindas para ver, Santo Antônio de Lisboa ainda incorpora Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé, outras praias que mais parecem vilas de pescadores. Ali se come muito bem e quase sempre com preços mais em conta, se comparados aos restaurantes da Sede.

Casas coloniais e uma vista de tirar o fôlego? Sambaqui tem!!

 alt=

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: Sambaqui
Em dias de sol é possível avistar a Ponte Hercílio Luz
Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: Sambaqui
Lá fui eu me encarapitar na pedra, doida pra cair na água né?!?

Numa das vezes em que estivemos lá passeamos pelo centrinho de Santo Antônio de Lisboa e depois fomos almoçar em Sambaqui. Em um restaurante recomendado por uma amiga. Ela disse: é super simples, mas serve frutos do mar frescos! E lá fomos nós conhecer o Restaurante Marquinhos. Ele faz o tipo BB, bom e barato ahahahah. Só sei que comemos muito nesse dia! Agora eu passo a dica para vocês 😉

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: Restaurante do Marquinhos

O Restaurante Marquinhos fica na Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2156 (Km 80,62) e funciona sexta, das 19h às 23h e, sábados e domingos, das 11h às 16h.

Um lugar que também vale a pena conhecer em Santo Antônio de Lisboa é o Espaço Cultural Engenho dos Andrade, casarão e engenho de 1860, preservado e aberto a visitação.

Gostaram do passeio? Já conhecem Santo Antônio de Lisboa ou Florianópolis? Conta pra mim ali nos comentários! Quero saber o que vocês acharam desse pedacinho de paraíso!

Santo Antônio de Lisboa Florianópolis: o que fazer e onde comer

 


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 COMENTÁRIOS

    • É muito bacaninha sim. Comida é vida!!! ahahahah Tem um restaurante que quero ir, o MayFloripa, é de comida tailandesa. No site deles mostra o cardápio e parece ser ótimo!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.