Museu Hering, um passeio pela história da Cia. Hering

6
7460
Museu Hering fachada

Hoje nosso passeio será pelo rico acervo do Museu Hering, conhecendo a linha do tempo de uma das mais famosas empresas têxteis do Brasil, a Cia. Hering. Fundada pelos irmãos Hermann e Bruno Hering, em 1880, sua história entrelaça-se com a história de Blumenau, cidade sede da companhia e com história do segmento têxtil de Santa Catarina.

+Leia também sobre o Centro Histórico de Blumenau

A História da Cia. Hering

Seu primeiro nome era Trikot Waaren Lager Von Gebrüder Hering, que em tradução livre poderia ser “Malharia dos Irmãos Hering”, recriação de uma empresa que tiveram na Alemanha em 1860. Aliás, o signficado de Hering em alemão é “arenque”, um peixinho muito apreciado na Europa e Alasca! Tai a explicação para os dois peixinhos cruzados em sua logomarca, que representam os irmãos Hermann e Bruno.

Nascidos na Alemanha em uma família de tecelões, decidiram encarar o desafio e vieram para o Brasil tentar uma vida melhor. Hermann veio antes, deixando a esposa Minna e os filhos aos cuidados do irmão Bruno. Ao chegar ao Brasil e se estabelecer em Blumenau, colônia que estava em forte expansão liderada pelo Dr. Blumenau, Hermann Hering compra uma casa na Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro, onde abre um comércio e uma pequena fábrica de charutos. Era o ano de 1878.

Museu Hering

Em 1879 ele manda buscar os filhos mais velhos Paul e Elise, e adquire um tear e fios para começar a produzir suas primeiras peças. Em 1880 chegam Minna, com os filhos mais novos e Bruno, seu irmão, reunindo assim toda a família. Em 1889, os irmãos instalam a fábrica no Vale do Bom Retiro, onde permanece até hoje.

Cia. Hering Primeiro Prédio
Prédio N° 1 da Cia. Hering, no Bairro Bom Retiro.

Os primeiros tempos foram de dificuldades, pois até a matéria prima era complicado de conseguir. Mas isso não foi motivo para a família Hering desistir e hoje, 138 anos depois, a Cia. Hering é uma das empresas têxteis mais respeitadas do mundo e uma das maiores da América Latina.

Museu Hering

Me diga, algum dia você já usou camiseta Hering? Tenho certeza que sim. Acredito que 10 entre 10 brasileiros usaram ou ainda usam a famosa camiseta, ou T-shirt para sermos mais modernos! E se você pudesse ver o primeiro modelo dessa peça que se tornou queridinha de todos? No Museu Hering isso é possível pois a camiseta que conta o início desse ícone do vestuário, que foi produzida em 1910, está em exposição.

Museu Hering Primeira Camiseta
A camiseta Hering N° 1, produzida em 1910.
Museu Hering fases da malha
Etapas de produção de malha.

Inaugurado em 2010, durante as comemorações dos 130 anos da empresa, o Museu tem como objetivo preservar a memória da Cia. Hering, contada através da família fundadora, de seus funcionários e de todos que, de alguma forma, contribuíram para que a empresa se tornasse o que é! O maior entusiasta da ideia, no entanto, foi Ingo Hering, neto dos fundadores e que esteve por 18 anos à frente da administração da empresa.

O Museu está instalado em uma casa em estilo enxaimel, construída no século 19. Em seu acervo estão fotografias, equipamentos, documentos e peças publicitárias, que contam a história da companhia. Está dividido em dois pisos, onde o visitante pode fazer uma imersão na história da família Hering, assim como na evolução da indústria têxtil de Santa Catarina.

Museu Hering área externa
Casa onde fica o Museu Hering, antiga Vosthaus.

Primeiro Piso

O visitante encontra a Linha do Tempo, contando toda a trajetória da família Hering. Contribuição de colaboradores, através de peças doadas e depoimentos, a exposição das primeiras máquinas utilizadas pela empresa e a exposição da Campanha Câncer de Mama.

Museu Hering Acervo

Museu Hering Acervo

Museu Hering Acervo

Museu Hering tear fabricado em 1902
Tear manual de 1902.
Museu Hering contribuição de colaboradores
Espaço de contribuição dos colaboradores.

Segundo Piso

No segundo piso, que fica no porão da casa histórica, convida o visitante a conhecer mais da moda, através de instalações audiovisuais. Tudo de forma interativa! Finalizando com um espaço atelier onde podemos criar nossa própria camiseta.

Museu Hering Ambiente Imersivo

Museu Hering Ambiente Imersivo
Espaço criatividade na educação.

Museu Hering Ambiente Imersivo

Área Externa

Depois de visitar os espaços do Museu, peça para conhecer a área externa onde estão os casarões que pertenceram a família Hering. No início das atividades da empresa Hermann e Bruno moravam dentro da fábrica! Além deles o prédio de 1920, onde ficava a área da costura e, o lindo jardim suspenso que fica no telhado da atual recepção. Foi um projeto de Burle Marx, o famoso paisagista que também fez os jardins de Brasília.

Primeira recepção da Cia. Hering

Museu Hering Jardim Suspenso
Eu no jardim!! Foto de Zudi Dadalt, do Blog Entre Polos.

O Museu Hering funciona de terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Entrada gratuita. Em grupos grandes é recomendado fazer agendamento prévio. Endereço: Rua Hermann Hering, 1740. Bairro Bom Retiro. Contato: (47) 3321-3340 ou pelo E-mail: museu@fhh.org.br

Ao final da visita, se quiserem fazer umas comprinhas, bem em frente a fábrica fica o Espaço Hering. A loja vende todas as marcas da cia. e ainda tem uma área onde é possível comprar peças de coleções passadas por quilo 🙂 !! Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 20h e aos sábados, das 09h às 17h.Espaço Hering Loja

Bairro Bom Retiro

A Cia. Hering se instalou no bairro Bom Retiro e ao longo dos anos a família construiu ali suas casas. Além dos Hering as famílias Otte, Ramers entre outras, também se estabeleceram ali. Por isso minha sugestão é que vocês façam uma caminhada pela Rua Hermann Hering prestando atenção nos casarões, conhecidos por castelinhos e que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Uma das casas da família Hering, hoje abriga um curso de idiomas.
Casa da família Otte, donos do Curtume Otte S.A
Vila Max Hering, na Rua Marechal Floriano. Também pertence ao conjunto arquitetônico do Bairro Bom Retiro.

Gostaram do passeio? Espero que sim. Blumenau é cheia de história e eu adoro andar por suas ruas, descobrindo cada cantinho! Se você conhece essa região deixe nos comentários, quero saber quais as suas impressões! 🙂

Museu Hering Blumenau


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorFestival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau
Próximo artigoO charmoso distrito de Santo Antônio de Lisboa
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

6 COMENTÁRIOS

    • Olá! O prazer é meu em visitar e divulgar sobre esse espaço de tanta importância para a cidade de Blumenau e para a história da indústria têxtil no Brasil.
      Vocês fazem um maravilhoso trabalho preservando essas memórias. Um beijo a todos

  1. Quero muito conhecer, sou de Anápolis e aqui se encontra essa empresa maravilhosa e onde sinto muito orgulho em fazer parte da equipe e vestir a camisa dessa empresa!

    • Oi Kamilla, tudo bom? Que legal! A Cia. Hering é um marco na história do setor têxtil. Com certeza tu vais adorar conhecer a Sede da Hering aqui em Blumenau. Essa empresa é o orgulho de todos os cidadãos dessa cidade. Se um dia vieres pra cá, quem sabe tomamos um cafezinho! Tudo de bom, beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.