Mercado Público de Porto Alegre, patrimônio dos gaúchos

0
4547
Mercado Público de Porto Alegre

Nem preciso dizer que sou apaixonada por Porto Alegre 🙂 A capital dos gaúchos e minha terra querida, tem muitos encantos, histórias, lugares pitorescos e tradicionais. Para matar a saudade hoje vou falar de um lugar que é Patrimônio Histórico e Cultural, e um dos meus preferidos na cidade, o Mercado Público de Porto Alegre.

O Mercado Público de Porto Alegre e sua história

Inaugurado em Outubro de 1869 com o objetivo de abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Como ficava às margens do Rio Guaíba e das Docas do Porto, ficava na rota de chegada de barcos e navios carregados.

Tornou-se referência entre os gaúchos que lotam seus corredores para comprar frutas, hortaliças, temperos, peixes e a erva mate, que não pode faltar na despensa de um gaudério!

Seu primeiro prédio tinha apenas um piso, mas uma ampliação no início dos anos 1900 incluiu o segundo pavimento.

Acreditam que mais de 150 mil pessoas passam por ele todos os dias?! Tem até letra de música em sua homenagem, de autoria do cantor e compositor, Neto Fagundes.

Mercado Público de Porto Alegre

Em 1979, do alto de seus 110 anos, foi tombado como  Patrimônio Histórico e Bem Cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Na década de 1990 passou por uma profunda restauração, que trouxe mais qualidade a estrutura, mais conforto aos milhares de usuários e que recuperou um pouco da arquitetura original do prédio, que era estilo neoclássico.

Hoje seu estilo é eclético! Aproveitando as obras a administração da época ampliou o número de estabelecimentos comerciais, que hoje são em torno de 100, contando bancas e restaurantes.

Entre os restaurantes mais tradicionais do Mercado Público de Porto Alegre está a Banca 40, especialista em sorvetes caseiros.

Aos 90 anos, a Banca 40 está mais jovem do que nunca e atraindo muitos visitantes, além dos frequentadores fiéis, como eu!!

Os deliciosos sorvetes da Banca 40
Os deliciosos sorvetes da Banca 40
Banca 40, Porto Alegre
Esta é a famosa Bomba Royal. Salada de frutas, nata e três sabores de sorvete, que deixam qualquer um de cabeça virada! Para acompanhar o caldinho de frutas, delicioso.

Outro restaurante tradicionalíssimo é o Bar Chopp Gambrinus, que funciona no Mercado desde 1889.

Em seu cardápio os pratos com frutos do mar são os mais pedidos. Oferece uma carta de vinhos sensacional e tem uma das cervejas mais geladas da cidade.

A história do Mercado não é só de alegrias (infelizmente), mas pode se dizer que é de muitas vitórias. Ele sobreviveu a grande enchente de 1941 e a quatro incêndios, o mais recente em julho de 2013, que atingiu cerca de 70% do prédio.

Lembro que na época fiquei (assim como todo o RS) em choque pela notícia. Desde então vem recebendo obras de recuperação e como bom farrapo está se reerguendo!

Mercado Público de Porto Alegre fachada lateral
Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público também é considerado um espaço para manifestações culturais de todas as vertentes. Shows, apresentações, desfiles, tudo acontece por lá!

Mercado Público de Porto Alegre
Fila para receber passe das mãos de Mães de Santo. O Mercado é referência das religiões afro-umbandistas. Debaixo dele, bem na conjunção dos corredores está enterrado o Bará do Mercado, Orixá que abre caminhos e traz prosperidade.
Onde fica o Mercado e como chegar?

O Mercado Público é um logradouro, com CEP próprio (90020-070)! E é super fácil chegar até ele! Fica no centro histórico, entre a Av. Júlio de Castilhos, Av. Borges de Medeiros, Largo Glênio Peres e Praça Pereira Parobé, tudo bem ao lado da Prefeitura de Porto Alegre! Para quem vier de Trem, o Trensurb, é só descer (ou apear), na Estação Mercado.

Funcionamento

Segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábados das 7:30 às 18:30. Portões: de segunda a sexta, os da avenida Júlio de Castilhos e da Praça Parobé fecham às 19h30. Os da avenida Borges de Medeiros e do Largo Glênio Peres ficam abertos até a meia noite para acesso aos restaurantes. No sábado, todos fecham às 18h30. Os restaurantes não funcionam no sábado à noite.

Mercado Público de Porto Alegre vista do Guaíba
Pra fechar, a vista linda do Guaíba, outro Patrimônio gaúcho!

Com viagem marcada para Porto Alegre ou mesmo para o Rio Grande do Sul? Incluam no roteiro uma visitinha ao Mercado Público, tenho certeza que irão gostar! 😉 Já conhecem? Então deixem nos comentários o que acharam!


Mercado Público de Porto Alegre Pinterest

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips


 PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.

Artigo anteriorCorrida Internacional de São Silvestre, Corra Doda Corra
Próximo artigoFui Ser Viajante Blog, no Amigos da Casa
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.