A rota da fé pelo centro de São Paulo

0
4341
Rota da Fé em São Paulo Igreja Ortodoxa Antioquina

Um passeio pela Rota da Fé no centro de São Paulo nos leva a conhecer Igrejas centenárias, algumas escondidinhas em meio ao movimento intenso da cidade que tem pressa e quase não dorme!

+Encontre aqui o seu hotel em São Paulo

Sou apaixonada por Igrejas, Mesquitas e Sinagogas. Sou católica mas independente da fé que professo tenho a curiosidade de entrar nesses templos e conhecer sua história, arquitetura, seus ritos. E não sou só eu, fosse assim esses locais pelo mundo não seriam tão lotados de turistas todos os anos. Estão ai a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona e a Mesquita Azul, em Istambul, que não me deixam mentir!!!

Dai que nas minhas andanças pelo centro de São Paulo visitei alguns lugares e vou deixar  aqui meu registro do que vi! Nossa caminhada começa pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia e chega até a Catedral da Sé, catedral metropolitana de São Paulo.

Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia

Em 1720 já existia no local onde fica a Igreja uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Ela é uma das mais antigas igrejas de São Paulo e ao seu redor a segunda freguesia da cidade foi se estabelecendo, hoje conhecido como o Largo de Santa Ifigênia. Dai em 1794 essa capela é demolida e uma nova é construída, mas só em 1809 é oficialmente instituída a Paróquia de Nossa Senhora de Santa Ifigênia. Passado um século, em 1909, a capela ali existente é demolida e começam as obras da atual construção, sendo concluída em 1913. Em estilo neorromânico e com detalhes neogóticos, inspirados em igrejas e capelas medievais da Europa. Por quase 25 anos a atual igreja funcionou como Catedral provisória de São Paulo, enquanto a Catedral da Sé era erguida.

O interior da igreja é belíssimo, com vitrais e um órgão Walcker, trazido da Alemanha em 1924. Seus dois púlpitos neogóticos são esculpidos em madeira e foram importados da França, em 1920. Um deles traz em relevo São Pedro e no outro São Paulo. Atualmente o órgão está funcionando parcialmente, algumas partes foram desmontadas e estão guardadas junto ao coro, aguardando conserto e restauro. Mesmo assim, nas missas dominicais ainda é possível ouvir as belíssimas melodias que ele ecoa. Em 1992 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.

Rota da Fé em São Paulo Igreja de Santa Ifigênia

A Igreja fica aberta das 08h às 18h30 e várias missas acontecem ao longo do dia. Vale a visita, mas tome cuidado e fique atento ao entorno. Endereço: Rua Cásper Líbero esquina com Rua Santa Ifigênia, 30 no centro velho. O Viaduto de Santa Ifigênia fica bem em frente a Igreja.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Existem registros não oficiais, que por volta de 1721 a Irmandade de Nossa Senhora teria construído uma Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos na Praça Antônio Prado, nos arredores onde fica o Vale do Anhangabaú o chamado Largo do Rosário. Mas que só em 1725 o ermitão Domingos de Melo Tavares teria conseguido autorização legal para construir uma igreja, o que parece ter acontecido em 1737! As primeiras festas da Irmandade, conta-se, iniciavam com uma missa solene e depois todos participavam das congadas ou Festas de Congo, tradição dos escravos.

Em dezembro de 1903, a prefeitura de São Paulo desapropriou o local onde ficava a Irmandade e a indenização foi um terreno no Largo do Paissandu para a reconstrução da Igreja. A nova capela, construída por trabalhadores negros, foi inaugurada em 1908 e permanece lá até hoje. Com estilo arquitetônico considerado eclético, combina elementos renascentistas, barrocos e neoclássicos. A construção simples e delicada divide espaço com importantes pontos de interesse do centro velho, como a Avenida São João, a Galeria do Rock e a Galeria Olido. Também foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1992.

A Igreja está sempre aberta e missas ocorrem todos os dias, de segunda a sexta, às 07h30, 08h30 e 18h. Aos domingos, acontecem às 07h30, 09h e 10h30. Confissões, segundas e sextas, das 10h às 12h.

Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação de Nossa Senhora

Essa talvez, seja a igreja mais emblemática, em função de sua localização. Incrustada no centro velho de São Paulo a poucos passos da famosa Rua 25 de março e rodeada de barraquinhas e ambulantes, passa despercebida pelas pessoas que buscam o comércio intenso e frenético da Rua Basílio Jafet. Um corredor silencioso entre duas lojas no Edifício Nossa Senhora da Natividade guarda a mais antiga igreja Antioquina do País e possivelmente o primeiro templo de origem ortodoxa erguido em uma capital brasileira, a centenária igreja só se destaca das lojas vizinhas pela bela fachada em formato de arco, que eu não consegui fotografar 🙁 e por seu letreiro esculpido em pedra.

O corredor de uns 20 metros de extensão todo decorado com imagens de santos leva até onde está o altar. O espaço, com pé-direito alto, acomoda o altar à direita e os bancos para os fiéis, à esquerda.

Rota da Fé em São Paulo Igreja Ortodoxa Antioquina

Rota da Fé em São Paulo Igreja Ortodoxa Antioquina

Inaugurada em 1905, a Igreja Ortodoxa da Anunciação de Nossa Senhora era uma típica igreja cristã com uma arquitetura tradicional, composta de cúpula e até sino. Só que no final da década de 30 ela foi reformada e sua cúpula “recortada” para que se pudesse erguer seis andares sobre o templo, onde ficam salas comerciais que estão alugadas e que dão sustento para a manutenção da igreja.

O interessante é que ao entrarmos na igreja e andarmos até seu altar, o barulho vindo da rua some como que por encanto e é possível ter um momento de silêncio e contemplação. Suas missas acontecem às quartas-feiras pela manhã, uma forma de atrair os fiéis que normalmente não iriam até lá nos finais de semana. Endereço: Rua Basílio Jafet, 115.

Mosteiro de São Bento

Com mais de quatro séculos de história atrai vistantes o ano inteiro, curiosos em conhecer os monges que entoam cantos gregorianos e o interior do mosteiro que é lindo! Aos domingos a missa com canto começa às 10h. Nos dias de semana a missa com canto é às 07h e aos sábados às 06hVeja aqui mais detalhes dessa visita! Para chegar ao Mosteiro pode-se ir de metrô, basta descer na Estação São Bento – Linha 1-Azul.

Catedral da Sé

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, ou Catedral da Sé. É considerado o quarto maior templo gótico do mundo e sua construção demorou mais de 40 anos para ser concluída. Foi entregue aos paulistanos em 1954, para as comemorações dos 400 anos da cidade. Saiba mais aqui! Para chegar até lá, se for de metrô, desça na Estação da Sé – Linha 1 Azul.

Igreja de São José de Anchieta

Igreja de São José de Anchieta, que fica ao lado do museu de Anchieta, no Largo Pateo do Collegio. A capela é simples, mas de um significado histórico sem igual e tem um órgão de mil tubos, um dos maiores do país. Na Igreja uma salinha guarda a relíquia de São José de Anchieta, um fragmento de osso daquele que foi um dos fundadores da cidade de São Paulo. Leia mais sobre o Museu e a Igreja aqui.

Pateo do Collegio São Paulo

E ai, gostaram? Já tinham feito esse passeio? Conhecem alguma dessas Igrejas? Contem tudo! Deixem ali nos comentários! 😉

Rota de Fé São Paulo


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorFebre amarela, o que fazer? Vacina, sintomas e cuidados necessários
Próximo artigoCorrida Internacional de São Silvestre, Corra Doda Corra
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.