Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul

0
424
Museu Nacional do Mar visto da Baia Babitonga

Não sei se contei para vocês que adoro visitar museus? Por isso sempre que viajo ou saio para passear, já vou procurando se aquele destino tem algum museu, para eu ir até lá fazer uma visita! Dai que na minha ida para São Francisco do Sul, aqui em Santa Catarina, pude conhecer mais dois lugares: o Museu Nacional do Mar e o Museu Histórico. E hoje eu vou contar sobre o que vi no Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras. Ah aqui eu conto tudo sobre São Chico! 😉

Criado em 1991 com o objetivo de valorizar o patrimônio naval brasileiro, o Museu Nacional do Mar reúne exemplares de embarcações de todo país. O lugar nos mostra a riqueza da nossa história naval contada através de 91 embarcações em tamanho natural e de várias salas temáticas, divididas por regiões, com mais de 200 peças de artesanato, acessórios e redes. É um lugar muito interessante.

Museu Nacional do Mar São Francisco do Sul

Museu Nacional do Mar São Francisco do Sul

Está instalado em 10 mil m², onde ficavam os antigos galpões da Empresa Nacional de Navegação Hoepke, que foram totalmente restaurados para receber o acervo vindo de várias partes do Brasil. A empresa, fundada em 1895 pelo alemão Carl Hoepke, tinha a intenção de fomentar as atividades portuárias na cidade como o comércio de madeira e erva-mate. Sua construção é um salto na mudança de arquitetura de São Francisco o Sul, que deixa de construir casas coloniais e passa às construções em estilo eclético europeu.

Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul

Museu Nacional do Mar Cestarias

Entre suas salas temáticas merece destaque a dedicada ao velejador Amyr Klink. Ali é possível conhecer a réplica de seu veleiro Paraty, com o qual fez a travessia do Atlântico Sul a remo. Amyr Klink é apoiador benemérito do Museu desde sua fundação.

Museu Nacional do Mar Amyr Klink

Além dela a Sala Amazônia, que reproduz um ambiente ribeirinho, a sala das canoas, jangadas e das baleeiras, onde uma maquete mostra como era a caça às baleias (que eu sempre acho triste demais…), entre outras embarcações, todas em exposição.

Museu Nacional do Mar Sala Amazônia

Museu Nacional do Mar Baleeiras

O Museu Nacional do Mar é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural – IPHAN, por sua inestimável contribuição a preservação da história e memória naval brasileira, e oferece uma biblioteca com mais de 2.500 obras relacionadas ao tema, disponíveis para consulta.

Museu Nacional do Mar

Museu Nacional do Mar

E ai, curtiram? Também gostam de visitar museus? Então deixem um recadinho nos comentários! Me contem qual o museu mais legal que já visitaram até hoje!

Museu Nacional do Mar Pinterest

+Siga o Casa de Doda no Instagram !

Funcionamento do Museu Nacional do Mar: terça a sexta, das 09h às 17h30. Sábado, domingo e feriado: das 10h às 17h30. Ingressos: R$ 5,00. Meia-entrada: R$ 2,00. Crianças até 7 anos e adultos maiores de 60 anos: entrada gratuita. Endereço: Rua Manoel Lourenço de Andrade, 133 – Centro.


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.