Mercado Público de Florianópolis, uma atração centenária

0
3852
Mercado Público de Florianópolis

Vou para a Ilha da Magia desde que me entendo por gente e ainda não falei de um dos meus lugares preferidos que é, o Mercado Público de Florianópolis. Ia para lá com minha família quando as praias ainda eram pequenos balneários, com movimentação regular, mas sem a loucura que é hoje! Depois, já adolescente e adulta continuei indo com amigos e cheguei a ter uma loja, com minha irmã, no Jurerê Open Shopping (insane!!). Nessa época em que moramos por lá, ia ao centro e gostava de andar observando tudo, fazendo fotos e interagindo com as pessoas, para saber dos causos! Mas chega de prosa e vamos ao assunto principal!

+Encontre seu hotel em Floripa

+Compre seu ingresso para o City Tour em Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis

Considerado Patrimônio Histórico de Santa Catarina desde 1980, o Mercado Público de Florianópolis teve sua história iniciada bem antes de qualquer ideia de se construir um prédio! Entre os séculos 17 e 19 era comum os pescadores comercializarem seus pescados no centro da cidade, nas imediações de onde hoje é a Praça XV de Novembro, bem na entrada da cidade e por onde chegavam os navios que iam em direção ao Rio da Prata. Mas em 1845, com o anúncio de que o Imperador D. Pedro II faria uma visita à cidade, os pescadores e mascates foram “transferidos” para a periferia, pois não seria agradável que a comitiva do monarca os visse por ali! Mas lhes foi prometido que em breve teriam um local melhor para ficar.

Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina passaram pela Ilha do Desterro em outubro de 1845, e por ali permaneceram por 18 dias. Três anos se passaram e apenas em 1848 uma lei que aprovava a construção de um mercado foi assinada. Ele ficaria localizado no Largo do Palácio, à beira mar. Entre idas e vindas, de obras paradas e retomadas, finalmente em janeiro de 1851 o mercado público era inaugurado.

Mercado Público de Florianópolis

Com o passar dos anos, o espaço foi se tornando pequeno para tanta demanda, então um novo galpão foi construído ao lado, era o galpão do peixe, que foi inaugurado em 1891. O problema é que o mercado continuava com os problemas de higiene e limpeza o que incentivou a que um novo prédio com melhor infra-estrutura fosse construído, principalmente por que Florianópolis queria ser conhecida por ser uma cidade moderna e limpa! E é pegando essa “onda” de modernidade que o prédio como conhecemos hoje é inaugurado, em 1899, com iluminação a gás e regulamento interno de higiene.

Mercado Público de Florianópolis

Suas reformas não pararam por ai. Em 1931 uma nova ala era inaugurada e alguns anos depois, câmaras frigoríficas onde ficavam os pescados e carnes. Isso permitiu que essas mercadoria perecíveis pudessem ser vendidas o dia inteiro e não apenas durante a manhã! Nos anos 1980 com novas mudanças no regulamento, as barracas passam a ter suas próprias câmaras de refrigeração.

Em 2005 o Mercado Público de Florianópolis sofreu com um incêndio e teve toda a sua ala norte destruída. Com isso o mercado fica fechado por alguns anos, pois teve de ser praticamente reconstruído, mas com um trabalho profundo, manteve suas características arquitetônicas.

Viram como o Mercado tem história? Para conhece-lo é legal andar por seus corredores, olhar os boxes de pescados e frutos do mar (que estão sempre frescos), parar em uma das lojinhas de artesanato e lembrancinhas ou mesmo sentar em uma das mesinhas do vão central e beber um chopp geladinho enquanto aprecia o movimento frenético do entorno. Uma sugestão é o famoso Box 32, que há mais de trinta anos vende uma das melhores casquinhas de siri do mercado e é comandado pelo chef Beto Barreiros. Só achei a conta salgada demais da última vez que fui, por isso fiquem a vontade e escolham entre os tantos restaurantes que tem por lá, o que melhor se encaixa no bolso! 😉

Mercado Público de Florianópolis restaurantes

Mercado Público de Florianópolis vão central

Mercado Público Florianópolis Box 32


Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro. Fone: (48) 3225-8464. FuncionamentoSegunda a Sexta: Peixarias, 07h às 19h. Lojas, 08h às 19h. Alimentação, 10h às 22h. Sábado: Peixarias, 07h às 14h. Lojas, 08h às 14h. Alimentação, 10h às 17h. Domingo e Feriados: Peixarias, 07h às 12h. Alimentação, 11h às 17h.

Mercado Público de Florianópolis Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorNova Veneza, a capital da gastronomia italiana
Próximo artigoOs destinos do Casa de Doda, Retrospectiva 2017
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.