Mercado Público de Florianópolis, uma atração centenária

0
277
Mercado Público de Florianópolis

Vou para a Ilha da Magia desde que me entendo por gente e ainda não falei de um dos meus lugares preferidos que é, o Mercado Público de Florianópolis. Ia para lá com minha família quando as praias ainda eram pequenos balneários, com movimentação regular, mas sem a loucura que é hoje! Depois, já adolescente e adulta continuei indo com amigos e cheguei a ter uma loja, com minha irmã, no Jurerê Open Shopping (insane!!). Nessa época em que moramos por lá, ia ao centro e gostava de andar observando tudo, fazendo fotos e interagindo com as pessoas, para saber dos causos! Mas chega de prosa e vamos ao assunto principal!

Mercado Público de Florianópolis

Considerado Patrimônio Histórico de Santa Catarina desde 1980, o Mercado Público de Florianópolis teve sua história iniciada bem antes de qualquer ideia de se construir um prédio! Entre os séculos 17 e 19 era comum os pescadores comercializarem seus pescados no centro da cidade, nas imediações de onde hoje é a Praça XV de Novembro, bem na entrada da cidade e por onde chegavam os navios que iam em direção ao Rio da Prata. Mas em 1845, com o anúncio de que o Imperador D. Pedro II faria uma visita à cidade, os pescadores e mascates foram “transferidos” para a periferia, pois não seria agradável que a comitiva do monarca os visse por ali! Mas lhes foi prometido que em breve teriam um local melhor para ficar.

Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina passaram pela Ilha do Desterro em outubro de 1845, e por ali permaneceram por 18 dias. Três anos se passaram e apenas em 1848 uma lei que aprovava a construção de um mercado foi assinada. Ele ficaria localizado no Largo do Palácio, à beira mar. Entre idas e vindas, de obras paradas e retomadas, finalmente em janeiro de 1851 o mercado público era inaugurado.

Mercado Público de Florianópolis

Com o passar dos anos, o espaço foi se tornando pequeno para tanta demanda, então um novo galpão foi construído ao lado, era o galpão do peixe, que foi inaugurado em 1891. O problema é que o mercado continuava com os problemas de higiene e limpeza o que incentivou a que um novo prédio com melhor infra-estrutura fosse construído, principalmente por que Florianópolis queria ser conhecida por ser uma cidade moderna e limpa! E é pegando essa “onda” de modernidade que o prédio como conhecemos hoje é inaugurado, em 1899, com iluminação a gás e regulamento interno de higiene.

Mercado Público de Florianópolis

Suas reformas não pararam por ai. Em 1931 uma nova ala era inaugurada e alguns anos depois, câmaras frigoríficas onde ficavam os pescados e carnes. Isso permitiu que essas mercadoria perecíveis pudessem ser vendidas o dia inteiro e não apenas durante a manhã! Nos anos 1980 com novas mudanças no regulamento, as barracas passam a ter suas próprias câmaras de refrigeração.

Em 2005 o Mercado Público de Florianópolis sofreu com um incêndio e teve toda a sua ala norte destruída. Com isso o mercado fica fechado por alguns anos, pois teve de ser praticamente reconstruído, mas com um trabalho profundo, manteve suas características arquitetônicas.

Viram como o Mercado tem história? Para conhece-lo é legal andar por seus corredores, olhar os boxes de pescados e frutos do mar (que estão sempre frescos), parar em uma das lojinhas de artesanato e lembrancinhas ou mesmo sentar em uma das mesinhas do vão central e beber um chopp geladinho enquanto aprecia o movimento frenético do entorno. Uma sugestão é o famoso Box 32, que há mais de trinta anos vende uma das melhores casquinhas de siri do mercado e é comandado pelo chef Beto Barreiros. Só achei a conta salgada demais da última vez que fui, por isso fiquem a vontade e escolham entre os tantos restaurantes que tem por lá, o que melhor se encaixa no bolso! 😉

Mercado Público de Florianópolis restaurantes

Mercado Público de Florianópolis vão central

Mercado Público Florianópolis Box 32


Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro. Fone: (48) 3225-8464. FuncionamentoSegunda a Sexta: Peixarias, 07h às 19h. Lojas, 08h às 19h. Alimentação, 10h às 22h. Sábado: Peixarias, 07h às 14h. Lojas, 08h às 14h. Alimentação, 10h às 17h. Domingo e Feriados: Peixarias, 07h às 12h. Alimentação, 11h às 17h.

Mercado Público de Florianópolis Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui